Campeões de Wimbledon disparam contra regras de vestimenta do torneio
- Matéria
- Mais Notícias
Não é de hoje que as severas regras de vestimentas de Wimbledon causam rebuliço no mundo do tênis. Algumas lendas do passado como Pat Cash, Martina Navratilova e Andre Agassi já foram contra a refras de vestimenta do torneio e tiveram grandes confrontos com a organização. Desta vez, até o heptacampeão Roger Federer disparou contra os costumes do torneio.
No ano passado a direção do torneio restringiu ainda mais os detalhes de outras cores que não fosse o branco. “As regras estão ridiculamente rígidas nos últimos anos,” reclamou Federer.
“Eu amo Wimbledon, mas eles estão indo longe demais. Brando, branco, branco. Eu acho uma conduta muito rígida,” completou Federer, repetindo o discurso da tcheca Martina Navratilova, dona de 9 títulos no Grand Slam britânico.
Outro veterano a disparar contra a organização foi o australiano Pat Cash, campeão em 1987. Hoje jogando no circuito de veteranos, Cash foi obrigado a se retirar da competição após seu tênis, que não era totalmente branco, ser vetado pela organização.
"É arcaico. Algumas mulheres foram ordenadas a mudarem de sutiã e tops porque havia uma cor neles. Ficou absolutamente ridículo", comentou Cash.
O torneio de Wimbledon existe desde 1877, sendo realizado desde sempre no All-England Lawn Tennis Club, clube que conta com cerca de 500 sócios, sendo 375 fixos, 100 temporários e outros campeões do torneio, que são automaticamente incluídos na relação.
Tamanha busca pela manutenção da tradição leva o torneio a rejeitar alguns patrocínios, como é o caso do patrocínio localizado no fundo de quadra, sendo a Slazenger, fornecedora oficial de bolas desde 1902, a única marca a ter seu logo estampado nas quadras do torneio. Mesmo assim, em 2014 o lucro total do torneio foi de US$ 60 milhões, em apenas duas semanas de jogos.
"Nós fazemos um torneio, não um evento", disse Richard Lewis, CEO do comitê de membros do clube, à revista Newsweek.
Veja abaixo as normas de vestimenta para partidas e treinos de Wimbledon:
1 - Os competidores devem estar vestidos com vestuário apropriado para tênis que seja quase inteiramente branco. E isso se aplica desde o momento em que o jogador adentra as redondezas da quadra.
2 - Branco não inclui bege.
3 - Não deve haver massa sólida ou painel de coloração. Uma única variação de cor ao redor do pescoço e em torno do punho é aceitável, mas não deve ser mais larga que 1cm.
4 - Cores dentro dos padrões serão medidas como se fossem uma coloração sólida e devem estar dentro do limite de 1cm. Logos formados por variações de material ou padrão de cores não são aceitos.
5 -A parte de trás de uma camiseta, vestido, top ou suéter deve ser totalmente branca
6 - Shorts, saias e vestimentas da parte debaixo de corrida devem ser totalmente brancas a não ser por uma parte da costura externa não mais larga que 1cm.
7 - Bonés, bandanas, faixas na cabeça, munhequeiras e meias devem ser totalmente brancas exceto por uma parte não mais larga que 1cm.
8 - Os sapatos devem ser inteiramente brancos, incluindo as solas. Logos grandes de patrocinadores não são desejáveis. Os calçados das quadras de grama devem aderir as regras do Grand Slam, em especial calçados com travas na parte de fora dos dedos não são permitidos.
9 - Qualquer roupa que pode ser visível durante o jogo, incluindo durante a transpiração, também deve ser completamente branca exceto por uma única guarnição de cor não maior que 1cm. Além disso, as normas comuns de decência são necessárias em todos os momentos.
10 - Suportes e equipamentos médicos devem ser brancos, se possível, mas podem ser coloridos se necessário.
- Matéria
- Mais Notícias