Tsvetana Pironkova em ação

Redes Sociais

Tênis News
06/08/2020
12:45

A búlgara Tsvetana Pironkova, semifinalista de Wimbledon em 2010, está cogitando retornar ao circuito profissional de tênis dois anos após o nascimento de seu primogênito. Pironkova não joga o circuito profissional desde Wimbledon 2017.

Em seu perfil no Instagram, a tenista voltou a compartilhar com os fãs o desejo de retornar às quadras. Pironkova havia anunciado no início desta temporada o desejo de retornar ao circuito profissional aos 32 anos, mas foi barrada pela crise da COVID-19, que suspendeu o circuito no início de março para ser retomado esta semana.

Casada com o ex-jogador de futebol búlgaro Mikhail Mirchev desde 2016, a tenista deu a luz a seu primogênito Alexander em março de 2018 e desde então tem se dedicado a vida de mãe e empresária, comandando sua própria marca de roupas esportivas, a Pironetic.

Fã declarada das irmãs Williams, Pironkova já havia compartilhado com os seguidores a inspiração em Serena para retornar às quadras. Se preparando desde que a decisão foi tomada em janeiro deste ano, Pironkova prometeu “definir nos próximos dias” se irá buscar o retorno ao US Open.

A búlgara fará uso das regras modificadas pela WTA que tratam de lesões, doenças e gravidez, na qual as atletas podem pedir o congelamento de seu ranking em até 6 meses após a parada de competição e retorno previsto em até 3 anos. Se assim o fizer, Pironkova pode retornar com ranking protegido como 62ª do mundo, posto em que finalizou a temporada 2017, e entraria diretamente na chave dos Grand Slams. Caso tenha pedido o congelamento de ranking após o nascimento do filho, a tenista deve retornar até como 168ª do mundo, posição em que finalizou a temporada 2018 a qual não jogou.

Ainda em sua longa publicação, Pironkova afirmou estar “observando de perto a situação”. “Eu me inscrevi para participar de vários torneios, incluindo o US Open. Estou prestes a me candidatar aos torneios de saibro na Europa, incluindo Roland-Garros”, pontua e esclarece: “Devido a muitos fatores relacionados às condições atuais dos torneios, às restrições de viagem e à situação geral, não posso confirmar categoricamente minha participação em nenhum torneio”.