Surfe

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Líder do ranking, Brasileira busca tricampeonato mundial de kitesurf

Bruna Kajiya vai encarar os fortes ventos da praia de Cumbuco (CE), a partir desta terça-feira, de olho em mais uma conquista

Bruna Kajiya tenta tricampeonato mundial diante da torcida brasileira
Escrito por

Um dos grandes sonhos de todos os atletas é o de alcançar o lugar mais alto do pódio em seu esporte e, se for dentro de casa, a conquista se torna ainda mais especial. Essa sensação pode ser vivida pela paulista Bruna Kajiya na disputa do Superkite Brasil, a última etapa do Mundial de kitesurf. A partir desta terça-feira, os melhores kitesurfistas do mundo encaram os ventos fortes e as águas mornas da praia de Cumbuco (CE), um dos paraísos brasileiros, em busca do título da competição.

Com 3.000 pontos, Bruna lidera a categoria feminina, seguida por Annabel van Westerop, de Aruba, com 2.520 pontos, e pela italiana Francesca Bagnoli, com 2.390. Para ficar com o título, a brasileira precisa terminar entre as oito melhores competidoras. 

- Tem um sabor especial disputar a final aqui. Pra mim, competir no meu país sempre foi um sonho. Há anos que a gente não tem uma etapa do Mundial. É superespecial poder defender este título dentro de casa e trazer o título mundial para o Brasil, no Brasil. Não tem coisa melhor. Eu tenho muitos amigos por aqui em Cumbuco e me sinto em casa. Sei que vou ter uma torcida muito grande – comenta Kajiya​, atleta da Red Bull. ​​

Nos últimos dias, Bruna repassou todas as manobras que pretende realizar na bateria, além de tentar algumas novas. Empolgada, a brasileira mantém os pés na areia devido ao alto nível das suas adversárias. 

Caso conquiste o tricampeonato mundial após as cinco etapas do ano (França, Holanda, Turquia, Egito e Brasil), Bruna se tornará a segunda maior vencedora isolada na história da competição. Atualmente, está empatada com Cindy Mosey (2002 e 2003), Kristin Boese (2005 e 2006) e Karolina Winkowska (2012 e 2014), ficando atrás somente da lenda e hexacampeã Gisela Pulido (2007, 08, 10, 11, 13 e 15).

- Eu fico honrada em fazer algo tão grande, tão bonito, dentro do esporte que eu amo tanto. Minha vida é isso. Então, para mim é uma honra poder fazer parte da história do meu esporte – completa a brasileira.

Na categoria masculina, o Brasil tem chance de fazer uma dobradinha. Carlos ‘Bebê’ Mário é o líder, com 2.538 pontos. Atrás, aparecem o espanhol Liam Whaley (2.368) e o também brasileiro Set Teixeira (2.078).

O Superkite Brasil, última etapa do Mundial de Kitesurf, acontecerá de 5 a 10 de dezembro, na praia de Cumbuco (CE), localizada a 40 km de distância da capital Fortaleza. Além da adrenalina da competição, o público terá atividades socioculturais à disposição. O evento terá transmissão ao vivo pela página da WKL no Facebook ou no site www.worldkiteboardingleague.com