Mais novo do que Jesus na estreia de 70, Clodoaldo dá dicas para amenizar ansiedade do ‘9’ antes da Suíça

Ao LANCE!, volante campeão em 1970, dá o caminho para o centroavante amenizar a tensão aos 21 anos. Só ele e mais um conseguiram 'bater' o recorde de Gabriel. Entenda!

Gabriel Jesus
Lucas Figueiredo/CBF

Escrito por

Gabriel Jesus completou 21 anos no último dia 3 de abril. Caçula da Seleção Brasileira, em busca do hexacampeonato, e certamente titular na estreia brasileira neste domingo, contra a Suíça, em Rostov, o camisa 9 só foi batido no quesito idade no primeiro  jogo de Copa do Mundo por dois campeões dos mundiais com a amarelinha: Mazzola, em 1958, e Clodoaldo, em 1970, participaram do primeiro jogo do Brasil em seus respectivos mundiais aos 19 e 20 anos, respectivamente. Ninguém, nem Pelé, nos títulos de 1962, 1994 e 2002 participou como titular tão novo do primeiro jogo da competição. 

Em entrevista coletiva na última quinta-feira, Gabriel citou que "tranquilo não será" sua estreia, já que está extremamente ansioso por seu primeiro jogo na Copa. Em contato com o LANCE!, o ex-volante Clodoaldo, que estrou em 1970 com 20 anos (só completaria 21 em setembro daquele ano), deu dicas para o centroavante tentar se acalmar antes do jogo. Para o ex-volante do Santos, a ansiedade antes de um jogo de estreia é proporcional a de uma final de Copa do Mundo.

- A qualidade de Jesus vai superar essa ansiedade, que é natural e afeta não só os mais novos, mas alguns dos mais velhos, também. A ansiedade realmente bate e na estreia eu posso dizer que é equivalente a de uma final. É bem difícil dormir na noite anterior. Mas Jesus é um jogador que mesmo jovem já tem muita experiência, joga fora do país. Vai tirar de letra. É só entrar e fazer o que sabe que tudo vai dar certo - analisa Clodoaldo, que passou a maior parte da carreira defendendo o Santos. 

Na Copa de 1970, o Brasil estreou com vitória sobre a Brasil por 4 a 1 sobre a  Czechoslovakia. A escalação inicial teve Felix; Brito, Wilson, Piazza, Carlos Aberto, Clodoaldo, Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé, Rivelino e Everaldo. Na época, Clodoaldo era volante do Peixe. 

- Mesmo sendo um time brasileiro, o Santos disputava vários torneios internacionais, Itália, Espanha, Portugual... Então, eu tinha essa vivência e experiência fora do país. Mais ou menos como é com o Jesus agora, ele também sabe o que vai encontrar. Isso, dentro do possível, dá certa tranquilidade - completou o volante. 

Antes do tri, outro já havia batido a marca do santista. Mazzola, titular aos 19 anos no primeiro jogo do Brasil em 1958, e autor de dois dos três gols marcados pelo Brasil diante da Áustria - completaria 20 em julho daquele ano. Pelé também participou da campanha naquele ano, quando tinha apenas 17 anos, mas não disputou o jogo de estreia da Seleção, tendo debutado apenas na última rodada da primeira fase, contra a União Soviética.

Já em 1962, quando foi titular na estreia brasileira, Pelé também tinha 21 anos, mas, como faz aniversário em 23 de outubro, tinha 21 anos e sete meses, cinco mais velho, à época, do que Gabriel Jesus hoje, com 21 anos e dois meses.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter