menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Mais novo do que Jesus na estreia de 70, Clodoaldo dá dicas para amenizar ansiedade do ‘9’ antes da Suíça

Ao LANCE!, volante campeão em 1970, dá o caminho para o centroavante amenizar a tensão aos 21 anos. Só ele e mais um conseguiram 'bater' o recorde de Gabriel. Entenda!

Gabriel Jesus
imagem cameraLucas Figueiredo/CBF
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 15/06/2018
15:08
Atualizado em 15/06/2018
17:35

  • Matéria
  • Mais Notícias

Gabriel Jesus completou 21 anos no último dia 3 de abril. Caçula da Seleção Brasileira, em busca do hexacampeonato, e certamente titular na estreia brasileira neste domingo, contra a Suíça, em Rostov, o camisa 9 só foi batido no quesito idade no primeiro  jogo de Copa do Mundo por dois campeões dos mundiais com a amarelinha: Mazzola, em 1958, e Clodoaldo, em 1970, participaram do primeiro jogo do Brasil em seus respectivos mundiais aos 19 e 20 anos, respectivamente. Ninguém, nem Pelé, nos títulos de 1962, 1994 e 2002 participou como titular tão novo do primeiro jogo da competição. 

Em entrevista coletiva na última quinta-feira, Gabriel citou que "tranquilo não será" sua estreia, já que está extremamente ansioso por seu primeiro jogo na Copa. Em contato com o LANCE!, o ex-volante Clodoaldo, que estrou em 1970 com 20 anos (só completaria 21 em setembro daquele ano), deu dicas para o centroavante tentar se acalmar antes do jogo. Para o ex-volante do Santos, a ansiedade antes de um jogo de estreia é proporcional a de uma final de Copa do Mundo.

- A qualidade de Jesus vai superar essa ansiedade, que é natural e afeta não só os mais novos, mas alguns dos mais velhos, também. A ansiedade realmente bate e na estreia eu posso dizer que é equivalente a de uma final. É bem difícil dormir na noite anterior. Mas Jesus é um jogador que mesmo jovem já tem muita experiência, joga fora do país. Vai tirar de letra. É só entrar e fazer o que sabe que tudo vai dar certo - analisa Clodoaldo, que passou a maior parte da carreira defendendo o Santos. 

Na Copa de 1970, o Brasil estreou com vitória sobre a Brasil por 4 a 1 sobre a  Czechoslovakia. A escalação inicial teve Felix; Brito, Wilson, Piazza, Carlos Aberto, Clodoaldo, Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé, Rivelino e Everaldo. Na época, Clodoaldo era volante do Peixe. 

- Mesmo sendo um time brasileiro, o Santos disputava vários torneios internacionais, Itália, Espanha, Portugual... Então, eu tinha essa vivência e experiência fora do país. Mais ou menos como é com o Jesus agora, ele também sabe o que vai encontrar. Isso, dentro do possível, dá certa tranquilidade - completou o volante. 

Antes do tri, outro já havia batido a marca do santista. Mazzola, titular aos 19 anos no primeiro jogo do Brasil em 1958, e autor de dois dos três gols marcados pelo Brasil diante da Áustria - completaria 20 em julho daquele ano. Pelé também participou da campanha naquele ano, quando tinha apenas 17 anos, mas não disputou o jogo de estreia da Seleção, tendo debutado apenas na última rodada da primeira fase, contra a União Soviética.

Já em 1962, quando foi titular na estreia brasileira, Pelé também tinha 21 anos, mas, como faz aniversário em 23 de outubro, tinha 21 anos e sete meses, cinco mais velho, à época, do que Gabriel Jesus hoje, com 21 anos e dois meses.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias