Arte - Neymar Maracanã

Neymar tem cinco partidas disputadas no Maracanã com a Seleção Brasileira (Foto: Arte LANCE!)

João Marcos Santana*
24/03/2022
07:00
Rio de Janeiro (RJ)

Depois de quase três anos, chegou a hora da Seleção Brasileira pisar novamente no Maracanã com o principal estádio do futebol brasileiro lotado. Embora tenha jogado com a presença de torcedores na final da Copa América 2021, a entrada foi restrita a pouquíssimas pessoas por conta da Covid-19.


A última vez que o time de Tite atuou no Jornalista Mário Filho em situação parecida com a desta quinta-feira, quando encara o Chile, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, foi na final da Copa América de 2019, quando bateu o Peru por 3 a 1. Na ocasião, 69.968 torcedores viram o título continental.

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Nesta quinta-feira, no entanto, uma cena que não foi vista contra os peruanos, há três anos, poderá ser testemunhada: a presença de Neymar dentro de campo. Lesionado durante o torneio em 2019, o camisa 10 precisou ser cortado às vésperas da competição.

Agora, Neymar poderá sentir novamente o calor do público brasileiro no Maracanã, palco que já está marcado em sua carreira. No estádio, o atacante acumula títulos, mas também frustrações. Ao todo, são cinco partidas no Mário Filho somando Seleção principal e olímpica, com quatro gols e duas assistências.

JOGOS DE NEYMAR COM A SELEÇÃO NO MARACANÃ
Brasil 2 x 2 Inglaterra - Amistoso - 02/06/2013
Brasil 3 x 0 Espanha - Copa das Confederações - 01/07/2013
Brasil 6 x 0 Honduras - Jogos Olímpicos - 17/08/2016
Brasil 1 x 1 Alemanha (5 a 4 nos pênaltis) - Jogos Olímpicos - 20/08/2016
Brasil 0 x 1 Argentina - Copa América - 10/07/2021

+ Luxo no Qatar: veja fotos do hotel e do local de treinos da Seleção na Copa do Mundo

ESTREIA SEM BRILHO

O primeiro jogo de Neymar com a Amarelinha no Maracanã foi em junho de 2013, quando o estádio foi reinaugurado após passar por reformas, em amistoso com a Inglaterra. No empate em 2 a 2, o camisa 10, de saída do Santos à época, não deixou sua marca. Fred abriu o placar, mas os ingleses viraram com Oxlade-Chamberlain e Rooney. No fim, Paulinho evitou a derrota.

Brasil x Inglaterra no Maracanã em 2013 - Neymar e Lampard
Neymar sendo marcado por Lampard no Maracanã, em 2013 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

GOL, TÍTULO E FESTA
​Um mês depois do amistoso com o English Team, Neymar encarou a Espanha, então campeã mundial, na final da Copa das Confederações. Com uma atuação de gala do time comandado por Felipão, o Brasil venceu por 3 a 0 e conquistou seu quarto título no torneio. Fred marcou o primeiro e o terceiro gol, mas o camisa 10 fez o mais bonito da noite, em chute forte de canhota.

Brasil x Espanha - Neymar com o troféu da Copa das Confederações
Com apenas 21 anos, Neymar foi eleito o melhor jogador da Copa das Confederações (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

EM BUSCA DO SONHO
O terceiro jogo de Neymar no Maracanã foi com a Seleção olímpica, nas Olimpíadas de 2016. Na semifinal, o Brasil encarou Honduras e os comandados de Rogério Micale não tomaram conhecimento do adversário. Em goleada por 6 a 0, Neymar marcou duas vezes e ainda deu duas assistências, para gols de Gabriel Jesus e Marquinhos.

Brasil x Honduras - Jogos Olímpicos 2016 - Neymar
Neymar teve atuação de gala contra Honduras (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

O ÁPICE
Três dias após a goleada sobre Honduras veio o apogeu. O Brasil foi campeão olímpico sobre a Alemanha, conquistando, assim, o único título que faltava na história. Em empate em 1 a 1 no tempo normal, que se estendeu pela prorrogação, a Seleção Brasileira venceu nos pênaltis por 5 a 4. Durante o jogo, Neymar fez um golaço de falta; nas penalidades, bateu a que fechou o duelo.

Brasil x Alemanha - Jogos Olímpicos 2016 - Neymar
Choro de alegria: Neymar converteu a cobrança decisiva na final das Olimpíadas de 2016 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

TRISTEZA
​Se nas quatro primeiras partidas Neymar não teve do que reclamar, o último jogo do camisa 10 no Maracanã foi um duro golpe. Na final da Copa América 2021, o Brasil perdeu para a Argentina de Lionel Messi por 1 a 0, com gol de Di María, e viu a Albiceleste encerrar um jejum de 28 anos sem troféu. Ao final da partida, o astro não conteve as lágrimas.

Brasil x Argentina - Copa América - Neymar e Marquinhos
Marquinhos consolou Neymar após a derrota na Copa América (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Nesta quinta-feira Neymar terá a oportunidade de escrever mais um capítulo em sua história no Maracanã. Com a certeza de casa cheia - mais de 50 mil ingressos já foram vendidos -, o camisa 10 estará em campo para o último jogo da Seleção Brasileira diante do seu torcedor antes da Copa do Mundo do Qatar, no fim de 2022.

* Estagiário, sob a supervisão de Hugo Mirandela.