Arthur volta à Arena, e L! conta como o volante goiano parou no Grêmio
Um dos trunfos de Tite para superar o Paraguai, volante volta à casa do Tricolor, onde chegou quando tinha apenas 14 anos; LANCE! conversou com o 'descobridor' do craque

Quando o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo de 2018, veio à tona a necessidade por caras novas. Neste cenário, o nome de Arthur foi considerado um dos pilares e que tem, nesta Copa América, a oportunidade de consolidar a sua importância no meio-campo de Tite. E o jogo desta quinta-feira, contra o Paraguai, pelas quartas de final, será mais do que memorável para o camisa 8, já que ocorrerá na Arena do Grêmio.
O palco é um velho conhecido do hoje meio-campista do Barcelona. Por lá, o goianiense viveu o o auge no Brasil ao ser campeão da Libertadores pelo Tricolor, onde chegou quando tinha apenas 14 anos, vindo do Goiás. O LANCE! conta melhor como ele foi parar na base do clube gaúcho.
A história tem um personagem central, e este atende por Francesco Barletta, atualmente coordenador da base gremista e o coordenador de captação responsável por indicar Arthur ao Grêmio, em 2010.
- A observação do Arthur se deu em Londrina, na Copa Brasil de Futebol Sub-15, quando fomos observar o jogo da chave na qual o Goiás estava. No primeiro momento, nos chamou a atenção o fato dele estar atuando em uma categoria acima. Depois, o que nos saltou aos olhos foi a questão do controle de bola e da proatividade dele, que já tinha uma grande iniciativa de participar de todas as jogadas - comentou Barletta, ao L!, relatando ainda qual será a sua sensação ao ver Arthur retornar à casa do Grêmio, agora com a Amarelinha:
- Esse é o verdadeiro título para quem trabalha com categoria de base. Poder ver o atleta que tu captou, desenvolveu, foi promovido para o profissional e depois teve a venda (para o Barcelona), quando acabou conquistando espaço em um gigante europeu e na Seleção. Esse é o troféu que a equipe de observação mais busca. É o ponto máximo com quem trabalha diretamente com garotos.

Por fim, Francesco Barletta, que em conversa se mostrou otimista com a Copa América, também opinou a respeito da nova safra de jogadores brasileiros, cujo o destaque esperado de Arthur será fundamental para a busca do hexa no Mundial de 2022.
- Acho que tem uma safra muito boa vindo, principalmente dos nascidos em 1999, 2000... Penso que temos grandes chances de vermos uma geração que dê muitos frutos e brigue forte no Qatar (Copa de 2022). São jogadores bem técnicos e com atitudes, que tentam resolver o jogo.

FALA, ARTHUR!
Em entrevista coletiva concedida na última quarta, Arthur admitiu que "seria perfeito" marcar o seu primeiro gol pela Seleção neste retorno à Arena:
- Seria perfeito fazer meu primeiro gol pela seleção na Arena. Sei que não é minha principal função, mas o pessoal pega no meu pé, pede para que eu acerte a casinha. É no tom de brincadeira, mas é uma cobrança que eu tenho. Se acontecer amanhã, seria inesquecível - disse o "troféu" de Francesco.
O Brasil irá a campo com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Allan, Arthur e Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino.


Fora de Campo
Ancelotti vira assunto após eliminação do Corinthians na Libertadores: 'Surtou'
Há 1 hora
Fluminense
Martinelli chega à Seleção com versatilidade, rodagem e protagonismo no Fluminense
Há 16 horas
Seleção Brasileira
Matheus Martinelli, do Fluminense, é convocado para a Seleção Brasileira
Há 18 horas
Futebol Feminino
Seleção feminina terá dois amistosos contra a Argentina antes da Copa do Mundo
Há 22 horas
Futebol Feminino
Brasil enfrenta Estados Unidos no mata-mata da Copa do Mundo Sub-20; veja onde assistir
Há 2 dias
Seleção Brasileira
Ancelotti confirma que Neymar não deve mais jogar pela Seleção Brasileira
Há 2 diasMais LANCE!

E quando não tem jogo da Seleção? Conheça a rotina de Ancelotti

Seleção Sub-20 é convocada para amistosos na Espanha; veja lista

Brasil vence a Inglaterra e mantém 100% na Copa Feminina Sub-20

Conheça Mauro Júnior, destaque do PSV e novo nome da Seleção Brasileira

Classificado, Brasil enfrenta Inglaterra por liderança na Copa Feminina Sub-20

Raio-x dos convocados da Seleção: saiba idade, números e mais

Ancelotti rebate críticas de Thiago Silva, do Fluminense: 'Não olho'

Quem é Gabriel Bontempo, meia do Santos convocado por Ancelotti

Torcida do Botafogo reage à convocação de Danilo: 'Ninguém explica'

Torcida do Corinthians questiona convocação de Ancelotti: 'Merecia mais'

Surpresa de Ancelotti, Jair desabafa após convocação inédita para a Seleção

Neymar vira assunto após convocação da Seleção Brasileira: 'Inacreditável'

Análise – Convocação mostra qual será principal desafio de Ancelotti na Seleção



