Campeão da Libertadores pelo Santos participa do maior torneio de várzea do país
A Super Copa Pioneer Netshoes desta temporada começou com 80 times; oitavas começam neste sábado (19)

- Matéria
- Mais Notícias
O lateral-direito multicampeão pelo Santos, Pará, segue em atividade no futebol brasileiro, atuando pelo maior campeonato de várzea do país, a Super Copa Pioneer.
O torneio existe desde 2016 e, em oito edições, contou com oito diferentes times levantando a 'orelhuda', troféu que faz referência à Champions League.
➡️ Tudo sobre o Peixe agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Santos
A competição, que distribui mais de R$ 250 mil em premiações, também conta com a participação de outro ex-jogador do Peixe, o atacante Geuvânio, que defende o Diamante Futebol Clube.
Pará entrou em campo neste sábado (19) no torneio pelas oitavas de final. Fundado em 1956, o Guaraciba venceu por 4 a 1 o Canabrava nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal de jogo, no Parque Dorotéia, na Zona Sul da capital paulista.
O time busca o título inédito e acumula, até aqui, três vitórias e dois empates em cinco partidas. Na segunda fase, venceu o Morro Azul por 2 a 0 e agora conta com Pará como trunfo para almejar uma vaga na próxima fase do mata-mata.
— O sentimento é único de disputar o mata-mata da maior Copa de São Paulo, que é a Pioneer. Pra mim, é motivo de orgulho e satisfação estar vivendo esse momento junto com os meus companheiros do Guaraciaba. A gente vai tentar colocar o nome do clube no lugar mais alto possível, mas sabemos o quanto é complicado. Várias equipes qualificadas. É o nosso primeiro ano na Copa e estamos fazendo história — disse o lateral.
Pará também já jogou no torneio pelo Metalúrgicos, da Região do Grande ABC.
Confira os duelos das oitavas de final:
SÁBADO (19/07)
13h30 (de Brasília) - Canabrava x Guaraciaba - C.D.C Dorotéia
15h30 (de Brasília) - Jardim Elba x Garotos da Vila - C.D.C Dorotéia
DOMINGO (20/07)
13h30 (de Brasília) - Santa Amélia x Amigos Para Sempre - C.D.C Dorotéia
15h30 (de Brasília) - MEC x Milianos - C.D.C Dorotéia
Pará no Santos:
Pará esteve em campo na última final da Libertadores que contou com a participação do Peixe. Em 2021, na edição inusitada em meio à pandemia, o lateral fez parte do time vice-campeão, derrotado pelo Palmeiras, no Maracanã. Mas, dez anos antes, Pará teve a oportunidade de levantar a taça em pleno Pacaembu, com a equipe que foi liderada por Neymar e pelo técnico Muricy Ramalho.
Além de 2011, ele também foi bicampeão do torneio continental pelo Flamengo, em 2019. Neste mesmo ano, foi campeão brasileiro. Em 2018 e 2019, conquistou o Campeonato Carioca.
Na primeira passagem pelo Santos, entre 2008 e 2012, também conquistou a Copa do Brasil e o tricampeonato Paulista. Depois, retornou em 2019 e ficou até o fim de 2020. Ele acumula 292 jogos com a camisa alvinegra.
Entre 2012 e 2014, vestiu a camisa do Grêmio. No final da carreira, também acumulou passagens por Brusque e Portuguesa.
Pará nasceu em São João do Araguaia, no estado que leva como apelido. Ele iniciou a carreira no Santo André, da região do Grande ABC, em São Paulo. No clube, conquistou a Copa do Brasil de 2004.
Super Copa Pioneer:
Conhecida como 'A Liga dos Campeões da Várzea', a Super Copa Pioneer tem como objetivo fortalecer a prática esportiva nas periferias da cidade de São Paulo. Neste ano, o torneio também conta com participações de equipes do interior, da Baixada Santista e da região do Grande ABC.
O campeonato foi fundado em 2016 para homenagear os 35 anos do time do PIONEER FC, um tradicional time de várzea. Em oito edições, foram oito equipes diferentes que levantaram a orelhuda, inspirada na taça da Champions League.
A final de 2023 foi realizada no Allianz Parque e atraiu 30 mil pessoas. São mais de 90 pessoas envolvidas em duas sedes diferentes da competição, na Arena Santa Amélia e no CDC Parque Dorotéia, trabalhando na organização do evento, limpeza, segurança e transmissão esportiva.

- Matéria
- Mais Notícias