Pressão intensa no campo rival: como números explicam Verdão líder do BR

Ninguém desarma ou intercepta mais nos dois últimos terços do campo do que o Palmeiras, que é quem menos permite ao adversário ficar com a bola no Brasileiro

Dificultar jogo do adversário desde o campo rival é um trunfo do líder do Brasileiro
Dificultar o jogo do adversário desde o campo rival é um trunfo do líder do Brasileirão (Divulgação/Palmeiras)

Escrito por

O que faz o Palmeiras liderar o Campeonato Brasileiro, a sete rodadas do fim, com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado? Os números apontam que um dos trunfos para isso é ser o time que menos deixa que os adversários joguem, pressionando, principalmente, no setor defensivo.

O Footstats aponta a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari como a que mais desarma (efetivamente tirar a bola dominada pelo rival) e intercepta (retomar a posse de bola do adversário sem a necessidade do combate, através do posicionamento entre as linhas e antecipações) nos dois últimos terços do campo neste Brasileiro. Além disso, é quem deixa o rival tocar a bola por menos tempo antes de interceptar ou desarmar.

Esse último quesito, inclusive, é uma tendência da competição. Os sete primeiros colocados da tabela são exatamente aqueles que menos tempo levam para retomar a bola do adversário. O Palmeiras, em média, intercepta ou desarma o rival a cada 34,2s, liderando no quesito.

Pesa ainda mais onde acontece essa retomada de bola. Ocorrem nos dois últimos terços do campo - efetivamente, o ataque e o meio-campo - 48,3% dos desarmes (280 entre os 580 desarmes totais) e 58,7% das interceptações da equipe (78 das 150 interceptações totais) da equipe, que é quem mais executa os fundamentos nesses setores em todas as competições.

Para completar a explicação da primeira colocação do Brasileiro com números, o time é quem mais e melhor desarma (713 no total, 580 certos), com média de 18,7 desarmes certos, 22,2% acima da média de 15,3 desarmes certos do torneio. A equipe ainda lidera nas interceptações, tanto em números totais (179) como em acertos no quesito (150), com média de 4,8 interceptações, 77,7% a mais do que a média de 2,7 da competição.

Defendendo esses números e a liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Santos, às 19h deste sábado, pela 32ª rodada, no Allianz Parque. O clube tem 63 pontos, quatro acima do Flamengo, segundo colocado da competição.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter