Mínimo de jogos no Pacaembu: veja planos para campo do Allianz Parque

Felipão chegou a dizer que prefere deixar gramado sete dias 'descansando' e sem partidas depois de cada show, mas essa ideia é descartada pela WTorre para a próxima temporada

Estão sendo compartilhadas nas redes sociais imagens do campo do Allianz Parque com falhas
Imagem do campo do Allianz antes de jogo contra Fluminense, em novembro, gerou polêmica (Reprodução/Twitter)

Escrito por

Na reta final do Campeonato Brasileiro, o gramado do Allianz Parque voltou a ser polêmica, com imagens veiculadas nas redes sociais mostrando irregularidades às vésperas do jogo contra o Fluminense, em 14 de novembro. O técnico Luiz Felipe Scolari chegou a dizer que, em 2019, o campo ficaria sete dias sem partida após cada show. Mas a WTorre, administradora do estádio do Palmeiras, garante que isso não será necessário.

- Não existe esse prazo. É uma sugestão do Felipão, que é muito bem aceita. Tivemos uma reunião, o relacionamento com o clube é muito tranquilo, profissional e transparente. Conversamos juntos sobre a qualidade do gramado, a agenda e, no ano que vem, será muito parecido com este ano. Vamos trabalhar dia e noite, para manter o Palmeiras aqui no maior número de jogos possíveis - disse o gerente geral do Allianz Parque, Eduardo Rigotto.

O Palmeiras atuou em sua arena pela última vez em 2 de dezembro, quando bateu o Vitória por 3 a 2 e ergueu a taça do Campeonato Brasileiro. Ocorreram ainda eventos até a semana passada no estádio, mas, logo depois daquela partida, o gramado foi retirado. O plantio, de acordo com promessa da WTorre, será feito a tempo de o campo estar em totais condições de jogo para a partida de despedida de Zé Roberto, no dia 13 - o Verdão só volta a atuar no local contra o Botafogo de Ribeirão Preto, no dia 23, pelo Campeonato Paulista.

- Para o dia 13, na despedida do Zé Roberto, teremos um gramado novo e em plena condição para o calendário de 2019, que será bastante pegado e preenchido. O gramado é o fator mais sensível dessa rotina desafiadora nossa de, no mesmo estádio, ter cerca de 34 jogos do Palmeiras por ano e mais 20 e poucos shows. É um desafio muito grande - falou Rigotto, admitindo que o campo do jogo contra o Fluminense, em 14 de novembro, estava insatisfatório.

- O gramado não estava com o aspecto que gostaríamos, isso é fato, todos viram. Mas, com certeza, com as técnicas que trouxemos de fora do país e os investimentos pesados que fizemos, altíssimo mesmo, tanto para trazer a técnica como para aplicá-la, permitiu que o gramado, apesar de visualmente não estar 100%, estar em plena condição de jogo.

Em 2018, o Palmeiras mandou no Pacaembu seis dos seus 37 jogos como anfitrião, alcançando cinco vitórias e uma derrota - com Felipão, no estádio municipal, teve 100% de aproveitamento, vencendo o Bahia, pela Copa do Brasil, e Cruzeiro, Grêmio e Ceará, pelo Brasileiro. No Allianz Parque, em 31 partidas na temporada, o time ganhou 20, perdeu cinco e empatou seis. E a ideia é que o time consiga atuar até mais vezes em seu estádio.

- Desde o início do nosso projeto, fazer o que o Allianz Parque é hoje foi muito desafiador, e a agenda é um dos maiores desafios. Sabemos que a agenda do futebol acontece meses antes, e o detalhamento só surge no final, faltando um, dois meses para o jogo. E a agenda de grandes shows, principalmente as turnês mundiais, tem outro ritmo, decidida não menos do que oito meses antes, às vezes dez meses, até um ano, um ano e meio antes - disse Eduardo Rigotto.

- Estes quatro anos foram de aprendizado em relação à agenda. Tanto o Palmeiras entendeu como funciona o Allianz Parque como nós entendemos como funciona o Palmeiras, e entendemos também como funcionam as turnês mundiais. Dentro do possível, é um desafio muito grande, mas estamos tendo sucesso em conciliar o maior número de eventos no Allianz Parque, principalmente os jogos do Palmeiras - comentou o gerente geral da arena.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter