Finalistas, Palmeiras e São Paulo lideram quase todas as estatísticas do Paulistão

Números ajudam a explicar as diferenças entre os dois rivais

São Paulo x Palmeiras
Raphael Veiga é o artilheiro do Palmeiras na temporada (Divulgação / Palmeiras)

Escrito por

Palmeiras e São Paulo fazem uma justa final de Campeonato Paulista. Quando a bola rolar nesta quinta-feira, às 22 horas, no Allianz Parque, teremos os dois times de melhor desempenho na competição em praticamente todos os fundamentos. Números que, além de mostrar o bom momento das duas equipes, ajudam a explicar também suas diferenças.

Dono do melhor ataque do campeonato, com 36 gols, o Tricolor tem a maior média de posse de bola (62,3%), segundo dados do site Footstas, enquanto o Alviverde é apenas o 5º (54%). O que faz dos comandados de Hernán Crespo também os líderes em passes certos, com 6514. O Palmeiras é o segundo, com 4921. Uma diferença significativa que mostra estilos distintos.

O time de Abel Ferreira é quem mais tenta e completa lançamentos, acertando 199 dos 529 tentados. A ideia é ligar rapidamente seus jogadores de velocidade para uma transição mais vertical, colocando-os em uma situação de um contra um. O que faz do Palmeiras a equipe que mais dribla no campeonato, com 67 fintas corretas até o momento. 

Já a ideia de Crespo, de valorizar a posse e circular a bola antes de agredir, deixa o São Paulo também como a equipe que mais cruza. Jogando muitas vezes contra defesas fechadas, o Tricolor já levantou 342 bolas para a área adversária, tendo êxito em 83 delas e marcou oito vezes de cabeça. Arboleda e Gabriel Sara, com dois gols cada, são os principais destaques no jogo aéreo. Daniel Alves, com 21 cruzamentos certos, é o líder do campeonato no quesito.

O Palmeiras, no entanto, tem suas armas para segurar o forte ataque tricolor. O time tem a segunda defesa menos vazada do campeonato, com apenas 10 gols sofridos em 14 partidas - Bragantino, com 8, teve o melhor desempenho -, é o primeiro em interceptações, com 66, e o 3º em desarmes, com 199 - São Paulo é 2º com quatro a mais. 

Números que apontam para ideias diferentes de seus treinadores, mas também para um equilíbrio na decisão. Resta saber quem irá impor seu estilo em campo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter