Generic filters
Nur genaue Treffer
Suche im Titel
Suche im Inhalt
Suche in Zusammenfassung

🥇 Melhores Glutaminas 2024 - Comparativos, Reviews & mais

Hoje em dia existe uma gama de suplementações para facilitar a rotina de quem busca uma vida saudável e completa de nutrientes específicos. Para te ajudar com esse objetivo, iremos juntos abordar diferentes questões que farão toda diferença na hora de escolher a melhor opção de consumo. Baseado em grandes pesquisas e testes de nossos especialistas, você encontrará nesse artigo todas as informações e suporte necessário para obter a melhor glutamina do mercado atual.

Lista com os melhores Glutaminas de 2024

Última atualização em:

Recomendação
Cristina dos Santos

Redatora especialista em nutrição, beleza e cuidados pessoais. Apaixonada por promover um estilo de vida saudável.

Mais sobre Cristina

O que é glutamina?

Glutamina auxilia na recuperação muscular
Glutamina auxilia na recuperação muscular

Glutamina é o ácido mais abundante que encontramos no organismo humano e são inúmeros benefícios e funções a serem citados, sendo o principal deles a função de formar a proteína necessária para nutrir e reparar vários tecidos como pele, tecido muscular, unhas e órgãos, entre outros exemplos que são tão importantes quanto os citados. Também muito conhecida por ser um nutriente de grande contribuição com o sistema imunológico, produzindo antioxidantes e ajudando na manutenção das funções nas células de defesa do nosso organismo. Podemos encontrar glutamina facilmente em peixes, ovos, carne vermelha e leguminosas, sendo comercializada também em lojas de suplementos como cápsulas ou em pó.

 

Como funciona a glutamina no nosso organismo?

 

São várias as funções e benefícios que a glutamina tem no nosso organismo, sendo bastante conhecida por auxiliar nas células do intestino, equilibrando a flora intestinal e auxiliando no tratamento de problemas como prisão de ventre, diarréia, colite ou doença de Crohn.

Por ser o principal aminoácido que participa da produção de glutationa no organismo (um antioxidante que combate os radicais livres) ela tem um forte poder de prevenção de doenças como alguns tipos de câncer.

Os radicais livres são moléculas instáveis no organismo, que buscam elétrons em moléculas, ou mesmo moléculas vizinhas para que possam se tornar estáveis; ao buscar esses elétrons, acabam danificando o funcionamento da célula, podendo levar a alterações no DNA – por exemplo, ao atingirem uma molécula de colesterol no sangue, pode ser transformada ou estimulada a formação aterosclerose, que aos poucos resulta em entupir os vasos sanguíneos. No entanto, sempre existirão radicais livres no organismo, mesmo em um indivíduo saudável, porque eles são resultados de várias reações químicas, como os radicais livres de oxigênio, causados pela respiração, que são os mais comuns no corpo.

Dessa forma  os antioxidantes, como os produzidos pelas melhores glutaminas atuam doando o elétron que falta para completar o radical livre, o tornando estável e evitando que ele prejudique células ou moléculas saudáveis e importantes para o corpo.

Partindo dessas informações, existem dois principais tipos de antioxidantes:

  • Endógenos são enzimas produzidas naturalmente pelo nosso corpo que atuam em funções antioxidantes, que são influenciadas pelos fatores como sono, alimentação e stress.
  • Exógenos são vitaminas e minerais que adquirimos através da dieta e tem também ações antioxidantes no organismo, sendo os principais a vitamina A, C, E, carotenoides, licopeno, zinco, selênio e flavonoides.

 

 

Vantagens e Aplicações

 

São extensos os benefícios que podemos encontrar no consumo de glutamina, sendo um dos principais no dia a dia a colaboração para manutenção da imunidade e regulação intestinal, que quando suplementada é absorvida em maior parte pelo intestino delgado.

 

Uma boa forma de manter a saúde em dia e com taxas altas de antioxidantes é a alimentação diária com frutas, vegetais e alimentos integrais, auxiliando também na ação antienvelhecimento. Lembrando que uma suplementação de antioxidantes deve ser sempre acompanhada por um médico para consumir uma quantidade específica para cada pessoa individualmente.

 

Quais tipos de glutamina estão disponíveis?

 

A Glutamina em pó é a mais comum no mercado
A Glutamina em pó é a mais comum no mercado

Além dos alimentos como peixes, ovos, carne vermelha e leguminosas, podemos encontrar várias formas para tomar a glutamina através de suplemento alimentar. Os três tipos principais são: cápsulas, sachês e glutamina em pó. Existem muitas marcas excelentes que oferecem glutaminas com muita qualidade e podemos encontrar em qualquer loja online ou física especialistas nesse ramo de mercado onde falaremos de algumas delas para te dar ainda mais suporte nessa busca.

 

A glutamina é indicada para quem quer melhorar o sistema imunológico

Todos os tipos de pessoas saudáveis ou que necessitam dessa suplementação para sua dieta em algum momento específico como por exemplo em pós operatório, ajudando na imunidade e recuperação do tecido muscular.

Muito utilizada no mundo fitness por atletas de alta performance e praticantes de atividades físicas que necessitam de um valor maior de glutamina na rotina de treinos e dietas, principalmente por atuarem nos processos de energia de várias células e auxiliar no aumento da massa muscular através do aumento de glicogênio. Não existem contraindicações da glutamina no organismo, mas devemos ressaltar que qualquer consumo deve ser orientado por um profissional da área da saúde como médicos e nutricionistas capacitados.

 

O maior guia de compras de glutamina

 

Glutamina em cápsula
Ao comprar glutamina em cápsula, fique atento à dosagem

Algumas pesquisas apontam que não existem horários específicos para o consumo de glutamina na dieta, porém associado aos carboidratos principalmente após os treinos, ela pode apresentar efeitos melhores e mais eficientes de acordo com o objetivo. Por isso a importância de estar bem orientado por um profissional capacitado na hora de escolher como suplementar suas refeições e, principalmente, suas quantidades exatas de ingestão e consumo!

 

A quantidade de glutamina é individual para cada pessoa de acordo com seu biotipo e estilo de treino; com uma avaliação específica, é possível identificar se há ou não a necessidade de aumentar a ingestão diária através dos suplementos, ou se somente com a alimentação adequada esses valores já serão supridos. Geralmente o consumo indicado é de 0,1 a 0,3 gramas de glutamina para cada quilo de peso livre de gordura, podendo potencializar a eficiência da suplementação em conjunto com proteínas como whey protein e carboidratos de alta qualidade.

 

Ao escolher seu produto, fique sempre atento à tabela nutricional nas embalagens, e principalmente nas quantidades de cada porção!

Escolha sempre produtos aprovados e qualificados pela ANVISA, levando sempre em mente que o selo de aprovação deve estar aplicado na embalagem externa e também podem ser consultados diretamente no site do instituto pois, apesar de ser um produto sem contra indicações é de grande importância a certeza do que estamos consumindo ao comprar em um mercado tão diversificado e tão cheio de opções como o de suplementos; garantindo assim a excelência, qualidade de vida e resultados consequentes de uma boa alimentação e rotina de exercícios físicos.

 

Alguns pontos técnicos valem a pena serem lembrados antes de finalizarmos esse artigo tão cheio de informações!

  • Verifique se o produto tem 5 gramas de glutamina por dose.
  • Considere as cápsulas e sachês para ter mais praticidade ao tomar.
  • Os Veganos precisam verificar a composição do suplemento.
  • Compare custo por grama e encontre o menor custo benefício.
  • Sempre atenção ao lacre dos produtos.

 

 

Quando pensar em comprar as melhores glutaminas lembrem-se sempre dos principais benefícios que essa poderosa suplementação pode nos proporcionar:

  • Ela garante substratos necessários para proliferação das células intestinais, assegura a absorção de outros nutrientes, previne lesões no intestino e normaliza a condição normal do intestino;
  • Redução de dores pós treino;
  • Ajuda no processo anabólico;
  • Estimula síntese de proteínas;
  • Melhora de humor e memória;
  • Evita catabolizar (perda de massa magra);
  • Melhora a imunidade e evita possíveis infecções.

Melhores marcas de glutamina em 2022

Glutamina e ganho de massa muscular
A melhor glutamina pode auxiliar no ganho de massa magra.

Considerando as grandes marcas que temos hoje em dia, com alta qualidade, testes e certificações, escolhemos aqui uma lista das marcas com as top 10 melhores glutaminas que temos dentro do mercado nacional e internacional!

 

Vitafor

Vitafor está há 14 anos no mercado com o objetivo de trazer o bem físico, mental e melhorar os hábitos de cada cliente, da infância até a melhor idade. É uma das marcas mais premiadas pelos profissionais do país inteiro pela sua competência, entrega fiel dos produtos, alta qualidade e diferentes opções de suplementos alimentares com inovação. Além de forte influência no Brasil, a  Vitafor também conquistou o mercado internacional como Américas, Ásia e Europa, presentes desde o início em grandes congressos mundialmente conhecidos como Trade Shows.

 

Probiótica

Nascida em 1986 em Embu das Artes, Probiótica sempre foi uma referência no Brasil como uma das melhores marcas de suplementos alimentares pela alta qualidade de produtos e matéria prima. É uma forte representante no universo de atletas e performance, desde o início buscando alcançar os melhores resultados em atletas e praticantes de atividades físicas. Com toda evolução em 2018 passou a fazer parte do grupo Supley e hoje é líder na América Latina, trazendo um dos melhores portfólios esportivos do mundo.

New Nutrition

A New Nutrition chegou quebrando os padrões de grandes marcas, que associavam qualidade diretamente ao custo do produto. Dessa forma o objetivo sempre foi levar aos clientes produtos de altíssima qualidade e eficiência, com preços para todos os tipos de públicos!

Atendendo diversos perfis, a marca já ganhou o Brasil inteiro e está cada vez mais alcançando níveis mundiais, chegando em grandes marcas referências a muitos anos no mercado de suplementos.

 

Nutrify

Marca que valoriza os produtos naturais e saudáveis, ganhando grande mercado entre pessoas veganas, priorizando ingredientes de origem natural e responsável com processos produtivos que preservam ao máximo sua densidade nutritiva, independente da forma final do produto!

Conhecida por produzir alimentos com formulações limpas, ou seja, conservando ao máximo o alto valor nutricional e a menor quantidade de ingredientes possíveis, livres de aditivos artificiais.

 

Black Skull

Black Skull foi idealizada com o intuito de trazer uma marca de suplementos alimentares “harcore” americana para os consumidores brasileiros. Ganhou facilmente o público apaixonado por performances que buscam um corpo forte, definido e eficiente. São vários os testes realizados pela marca para inovação de tecnologia e opções de suplementos alimentares de todos os gostos e objetivos.

 

Max Titanium

A Max Titanium foi crescendo significativamente no mercado pela qualidade e principalmente pelo custo benefício de seus produtos. É uma marca brasileira que foi a primeira autorizada pela Ajinomoto para usar o selo de pureza da glutamina, ganhando credibilidade e confiança de seus consumidores. O custo por grama de glutamina é bem competitivo comparado a outras marcas, por isso é uma ótima opção para quem precisa consumir, porém, não pode investir muito dinheiro. Seu principal produto é a glutamina l-g max titanium.

 

Essential Nutrition

Falando em glutamina, a Essential Nutrition é muito procurada pelos consumidores, não especificamente pelo preço físico, mas pelo rigoroso padrão de qualidade que a marca possui. Por isso, a Essential Nutrition tem um forte posto de mais vendida e melhor avaliada do mercado de suplementação. Padrão japonês em tecnologia, garante uma glutamina vegana de alta qualidade pois a fonte do suplemento é 100% vegetal!

 

Equaliv

Equaliv é uma marca que você pode consumir sem medo sobre o seu potencial de qualidade. Trazendo também um produto vegano e totalmente livre de glúten, lactose, açúcar e sódio. É uma ótima opção para usuários de qualquer perfil, sendo uma das mais buscadas por pessoas com sobrepeso ou obesidade na regulação e suplementação da dieta.

É uma empresa farmacêutica do grupo Althaia, fundada em 2010 com o propósito de ser grande contribuinte de pessoas e do meio ambiente, sendo esse desde então, seu principal objetivo: saúde!

 

Integralmédica

Sendo uma das marcas mais atuantes no Brasil, a Integralmédica é uma das marcas mais procuradas pelos consumidores, pela qualidade de produto e preço acessível. Também tem como forte aliado a glutamina Ajinomoto, assim como várias outras marcas que já citamos aqui, ou seja, seu padrão de qualidade é certificado e aprovado em testes e pesquisas de grande porte.

 

Nutrata

Com 27 anos de mercado, a Nutrata faz história e credibilidade desde então com qualidade, tecnologia e inovação. Com o slogan “The Real Life”, a marca apresenta o suplemento como uma opção versátil e saborosa, podendo ser consumida por todos os públicos!

Nasceu em Xaxim/Santa Catarina, com uma experiência pessoal de seu criador com um novo estilo de vida alimentar e de suplementação e deu o nome devido ao significado “nutrição e tratamento”. A primeira produção da empresa foi o whey protein e hoje atende uma gama enorme de variações para diferentes objetivos em suplementar para uma vida saudável e completa.

 

Curiosidades sobre glutamina

Mulher bebendo shakes com glutamina
A glutamina pode ser misturada a qualquer bebida.

Um ponto muito legal desse suplemento que muitas pessoas não sabem é que o consumo de alimentos ricos em vitamina K, vitamina C, aminoácidos, ferro e zinco, podem acelerar o processo de regeneração de tecidos lesionados nas três fases: inflamatória, proliferação e remodelação.

Com isso, o uso de glutamina para pessoas que estão passando por uma situação pós cirúrgica pode auxiliar de forma significativa a cicatrização pela força de reparo e síntese de colágeno que ela proporciona, além de ajudar na redução da ação anti-inflamatória e proliferação de bactéria e  imunodepressão, bem como a depleção nutricional. Portanto o uso de nutrientes que auxiliam na reparação da pele e aumentam a imunidade  do organismo, são ótimas opções já muito usadas pelos médicos, para acrescentar aos cuidados e no processo de recuperação operacional.

 

Nota do Especialista

Baseado em todos os resultados que obtivemos com pesquisas e testes de produtos, é inevitável dizer que a glutamina não é uma ótima opção para suplementar nossa dieta.

Com todos os benefícios citados aqui, podemos afirmar que seu uso pode sim dar grandes resultados!

Importante lembrar que qualquer suplementação, assim como medicamentos, devem ser orientados  por um médico especialista, capaz de avaliar e prescrever as devidas quantidades e necessidades de dose diária e quais os produtos de fato podem fazer parte do seu plano alimentar como suporte.

 

A deficiência de glutamina no organismo pode provocar atrofia das microvilosidades intestinais, prejudicando a capacidade de absorção de nutrientes, favorecendo a translocação de bactérias. É comum também ouvirmos que a glutamina ajuda na construção muscular, porém, o corpo fabrica quantidades suficientes de glutamina pelo próprio organismo e essa deficiência é rara de acontecer, no caso de grandes dosagens, a maior parte é absorvida pelo intestino e não pelos músculos.

Procure sempre suplementos qualificados e atenção na quantidade de dose por porção e custo benefício de cada produto antes de adquiri-lo.

 

https://www.tuasaude.com/como-tomar-glutamina/

https://www.minhavida.com.br/materias/materia-11436

https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2021/09/glutamina-alem-do-treino-o-suplemento-auxilia-no-funcionamento-intestinal-e-na-quimioterapia.html

https://flaviopassos.com/glutamina

https://www.dicasdemulher.com.br/glutamina/

FAQ

Como escolher a melhor glutamina?

Primeiramente verifique se ela vem em cápsulas, sachês ou em pó, confira as quantidades que ela tem por dose e verifique os componentes adicionais caso seja vegano. Após fazer isso, compare o custo por grama para escolher o melhor preço e o melhor produto.

Como a glutamina age no organismo?

Esse é um suplemento que age em diferentes funções e não tem restrições ou efeitos colaterais a serem citados quanto ao seu uso na dosagem correta, além de contribuir para o fornecimento de energia das células, como por exemplo no sistema imunológico. Para treinos de hipertrofia é uma ótima opção para auxiliar no processo de recuperação muscular pós treino.

Qual o melhor horário para tomar glutamina?

Não existe um horário específico para tal uso, mas partindo da ideia associada ao treino, é interessante o consumo após os exercícios associados de boas proteínas e aminoácidos como por exemplo o BCAA e WHEY PROTEIN.

Glutamina auxilia no desenvolvimento muscular? 

Na realidade, a função da glutamina está em auxiliar na recuperação dos tecidos musculares, ajudando a diminuir possíveis dores recorrentes dos treinos e fadiga. Dessa forma, o músculo, recuperado mais rapidamente, fica pronto para mais estímulos e consequentemente seu desenvolvimento.

Glutamina auxilia no emagrecimento?

Pode-se afirmar que o consumo de glutamina não engorda mas também não emagrece. O que acontece na realidade é que ela tem ótimos benefícios auxiliares e com isso levam a canais de resultados como emagrecimento ou hipertrofia, dependendo de cada objetivo. A glutamina já é produzida pelo nosso organismo em quantidades regulares, e com isso ajuda a reduzir a vontade de ingerir carboidratos, consequentemente aliado a um bom treino e a uma dieta hipocalórica, resulta em emagrecimento.

Como tomar glutamina?

Temos várias formas de consumo desse suplemento além da escolha de ingerir cápsulas, pó ou sachês. Pode ser misturado apenas com água, misturada em vitaminas, frutas ou até mesmo em receitas caso prefira. Uma opinião como especialista no assunto, seria o consumo após o treino, com água, aliado à proteína para uma absorção mais rápida.

Existem efeitos colaterais com a glutamina?

Sim! Porém não existem muitos relatos associados a situações negativas. Com toda pesquisa, podemos encontrar somente um caso específico de uma mulher de 36 anos que usou em excesso a glutamina com 10g por dia, resultando em icterícia e esplenomegalia leve, mas, é um caso bem extremo a ser falado e pouco provável de acontecer, pois a deficiência de glutamina no organismo é rara, por ser um aminoácido que o próprio corpo já produz em abundância, porém o excesso extremo pode sobrecarregar órgãos e funções básicas do nosso corpo, além de não absorver quantidades além das necessárias diariamente para uma perfeita funcionalidade.

Existem outros aminoácidos em forma de suplemento?

Sim! São inúmeras as variedades que temos hoje em dia à disposição do suplemento na dieta por serem grandes auxiliares em diferentes funções do nosso organismo. Os mais conhecidos popularmente no mundo dos treinos são: BCAA, creatina, glutamina, fenilalanina, histidina, entre outros mais que falaremos nos próximos artigos detalhadamente. Todos esses aminoácidos citados acima, podem ser encontrados em lojas online, com informações necessárias para auxiliar na hora da melhor escolha!

Quem não pode consumir glutamina?

Por precaução a ANVISA recomenda evitar o uso da glutamina para menores de 18 anos, gestantes ou mulheres que estejam amamentando. Porém não existem estudos que comprovem a limitação de pessoas saudáveis para seu uso, desde que respeitando as quantidades corretas de consumo. Assim como a falta de nutriente pode causar possíveis danos ao organismo, o excesso também pode gerar complicações com seu uso; dessa forma procure sempre um especialista para orientá-lo da melhor forma de organizar uma dieta saudável e completa com quantidades específicas para seu biotipo específico e sua rotina.

Qual a diferença entre glutamina peptídeo e L-glutamina?

Não há diferença entre essas duas opções citadas, essas são somente nomenclaturas diferentes de um mesmo produto. O único detalhe a considerar é que a L-glutamina refere-se a um produto puro e glutamina peptídeo refere-se a um produto com ingredientes adicionados porém com um grau de absorção muito grande. Mas não se esqueçam que a glutamina não tem somente um ou dois benefícios, são inúmeros seus auxílios no organismo, até mesmo em recuperação pós operatório!

1 estrella2 estrellas3 estrellas4 estrellas5 estrellas (1 Valoraciones. Media 1,00 de 5)
Loading...