Tênis: João Fonseca larga com tudo, mas perde o fôlego e cai no Rio Open

Brasileiro levou a virada, e o Brasil fica sem representante nas semifinais do evento

joaofonsecarioopen24dmed2-aspect-ratio-512-320
João Fonseca lamenta derrota (Foto: Fotojump)

Escrito por e

Chegou ao fim o sonho de título do jovem João Fonseca, no Rio Open. Nesta sexta-feira (23), depois de um baita começo de jogo, o brasileiro acabou eliminado nas quartas de final. De virada, o carioca caiu diante do argentino Mariano Navone, 113º colocado, por 2 sets a 1, com parciais de 2/6, 6/3, 6/3, após 2h20min de duração, na quadra central Guga Kuerten. 

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

O brasileiro vinha de duas vitórias, contra o francês Arthur Fils, 36º no ranking, e Cristian Garin, 88º e campeão do torneio em 2020. Com isso, Fonseca se tornou o quinto mais jovem nas quartas de final num torneio da ATP, neste século, superando Novak Djokovic e Carlos Alcaraz.

Com as quedas de Thiago Monteiro e Thiago Wild, mais cedo, o Brasil perde chances de vaga inédita na semifinal do torneio e segue com quartas como melhor desempenho. Mesmo assim, o torneio foi o de melhor resultado do país, em simples, nas dez edições do Rio Open. E o primeiro com mais de um brasileiro nas quartas de final em um ATP, em casa, desde a Costa do Sauípe (BA) em 2001.

Navone vai buscar vaga inédita na final de um ATP contra o britânico Cameron Norrie, algoz de Wild. Enquanto isso, Fonseca dará um salto de mais de trezentas posições e entrará dentro do top 350 na próxima segunda-feira.

O jogo
Fonseca dominou o primeiro set abrindo 4 a 0, não tendo piedade da bola. Navone equilibrou as ações, mas o brasileiro usou bem o saque para fechar por 6/2. No segundo set, o carioca de Ipanema saiu quebrando, mas sofreu a virada e precisou usar a mente para salvar break-point.

Após games duros, ele quebrou, abriu vantagem e quando parecia rumar para a vitória acabou sendo quebrado e perdeu o segundo set por 6/3. O fôlego foi embora, Navone manteve-se firme, saiu quebrando, abriu 2 a 0 e tornou a quebrar no quinto game. Fonseca pediu atendimento médico para massagear a perna direita. ele devolveu uma das quebras, o público entrou no jogo, mas com uma bola de direita para fora, João Fonseca acabou derrotado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter