menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Seleção de ginástica rítmica faz teste antes de Copa do Mundo

Etapa de Milão acontece a partir desta sexta-feira (18)

Brasil tem nova série no conjunto para ciclo olímpico
imagem cameraBrasil vive boa fase na ginástica rítmica (Foto: Divulgação/ CBG)
Beatriz-Pinheiro-aspect-ratio-1024-1024
Beatriz Pinheiro
São Paulo (SP)
Dia 13/07/2025
17:30

  • Matéria
  • Mais Notícias

Prestes a disputar a última etapa de Copa do Mundo antes do principal desafio da temporada, o Mundial de Ginástica Rítmica, a Seleção Brasileira fez uma parada em Sofia, na Bulgária, para um período de aclimatação. As atletas do individual e do conjunto participaram de um treino controle para ajustar os últimos detalhes antes da disputa da etapa de Milão, entre os dias 18 e 20 de julho.

continua após a publicidade

➡️Brasileira supera melhor marca e garante índice mundial no salto com vara

O treino controle é uma simulação, com a maior fidelidade possível, de uma competição de ginástica rítmica. As atletas utilizam os trajes oficiais e a comissão técnica faz o papel dos avaliadores, observando as séries e elementos com atenção rigorosa aos detalhes e "descontando pontos" em caso de erros.

— O treino controle eu uso como um teste mesmo de como vai ser na competição, ou às vezes a gente usa até pra testar algum elemento, pra ver se na hora vai sair ou não. A gente sabe que não é uma competição, mas a gente faz o máximo como se fosse na hora pra testar todas as possibilidades, tanto de erro quanto de acerto - contou Bárbara Domingos, atleta mais experiente da Seleção no individual.

continua após a publicidade

Para Nicole Pircio, da equipe principal de conjunto, apesar de não contar com um ginásio lotado, imprevistos de competição ou pressão da torcida, o treino controle é uma boa oportunidade para unir o trabalho mental ao físico.

— Tudo começa ali na cabeça, tanto que todo treino, quando acaba, a gente faz a visualização da gente fazendo a série ali, bem cravadinho na competição. Se a nossa cabeça tá treinada, o nosso corpo também está, porque a gente treina ali oito horas por dia, então com os dois juntos a gente consegue colocar em prática ali na hora da competição, quando tem aquela adrenalina, aquela pressão - declarou.

continua após a publicidade

Além do time do Brasil, a equipe dos Estados Unidos também fez a aclimatação em Sófia, visando a preparação para o Mundial e o ciclo olímpico. A delegação brasileira embarca para Milão nesta terça-feira (15), para a disputa da Copa do Mundo.

Babi Domingos é um dos principais nomes da ginástica rítmica brasileira
Babi Domingos é um dos principais nomes da ginástica rítmica brasileira (Foto: Melogym/ CBG)

Brasil vive grande fase na modalidade

A ginástica rítmica brasileira vive grande fase no ano pós-olímpico. Na abertura da temporada, a Seleção de conjunto teve 100% de aproveitamento na etapa de Portimão da Copa do Mundo, em maio, quando conquistou os três ouros possíveis: na classificação geral, na série de fitas e série mista.

No início de junho, o Brasil repetiu o feito no Pan-Americano de Ginástica Rítmica com um time B, formado por atletas com média de 17 anos. Mais uma vez, o conjunto brasileiro foi o melhor em todas as provas possíveis e voltou para casa com três medalhas de ouro.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Mundial de Ginástica Rítmica

O Brasil sediará, pela primeira vez na história, o Mundial de Ginástica Rítmica, entre os dias 20 e 24 de agosto, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A competição é a principal do calendário da ginástica rítmica em 2025 e a expectativa da Federação Internacional de Ginástica (FIG) é de que 400 atletas de 70 países diferentes participem da disputa.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias