menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Sauber despista sobre Bortoleto, mas garante decisão sobre pilotos ‘o mais rápido possível’

Mattia Binotto afirmou que Audi ainda precisa decidir se vai apostar em um piloto experiente para o curto prazo ou se pretende ter um novato

binotto-audi-sauber-aspect-ratio-512-320
Mattia Binotto é chefe do projeto da Audi na Fórmula 1 (Foto: Divulgação/Audi Sports)

Escrito por

A Sauber continua em busca do segundo piloto que vai formar dupla ao lado de Nico Hülkenberg em 2025, último ano da equipe antes de a Audi assumir totalmente o controle das operações e aparecer no grid. Vice-líder da Fórmula 2, Gabriel Bortoleto surgiu como forte candidato, e a conversa entre o brasileiro e Mattia Binotto, diretor-técnico e operacional da escuderia, durante o fim de semana em Monza aumentou os rumores de que a Fórmula 1 pode contar com mais um novato no próximo ano. No entanto, o dirigente afirmou que “nenhuma decisão foi tomada” até o momento.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Com o anúncio de Andrea Kimi Antonelli pela Mercedes, há apenas duas vagas disponíveis para a próxima temporada: na própria Sauber e também na RB (Visa CashApp RB). No time de Faenza, caso realmente aconteça qualquer mudança e Daniel Ricciardo deixe de ser o colega de Yuki Tsunoda, a escolha do substituto deve ficar entre os pilotos que integram o programa da Red Bull, com Isack Hadjar, Liam Lawson e Ayumu Iwasa sendo as opções mais prováveis.

➡️ Sérgio Maurício, locutor da Band, abafa rumores sobre perda de direitos da Fórmula 1

No time suíço, os atuais titulares Valtteri Bottas e Guanyu Zhou ainda sonham com a renovação de contrato. O finlandês já declarou em diversas oportunidades que o projeto da Audi é o objetivo principal, embora tenha assumido que pretende ficar na categoria por mais alguns anos e que, por isso, um contrato de 12 meses não seria algo desejável. O chinês, por sua vez, mostrou confiança no fato de já ter familiaridade com Binotto desde a época em que fazia parte da Academia Ferrari, mas larga atrás na disputa contra os demais cotados para a posição.

Depois da performance impecável que Bortoleto teve na rodada da F2 na Itália, quando saiu da última colocação para cruzar a linha de chegada em primeiro na corrida principal, todos os olhares se voltaram ao brasileiro mais uma vez. Empresariado por Fernando Alonso, o piloto da Invicta pode se juntar a Antonelli, Oliver Bearman e Jack Doohan, todos novatos e com passe já garantido para a classe rainha em 2025 — na Mercedes, Haas e Alpine, respectivamente.

A decisão, porém, de acordo com Mattia, depende de quais são os objetivos da Sauber/Audi — se querem um outro nome experiente para trabalhar no curto prazo com Hülkenberg ou se desejam alguém mais jovem para o médio e longo prazo. “Já faz algumas semanas que estou aqui, então é realmente algo que não cabe só a mim, porque certamente estamos compartilhando todas as minhas primeiras impressões e quais são os próximos passos”, começou Binotto.

“É certamente algo que precisamos julgar: estamos buscando experiência? Ou, como eu disse, é um projeto que está buscando um objetivo de médio e longo prazo? O que é melhor para nós olhando a partir de agora até o objetivo final? Vamos optar por ter experiência no curto prazo e depois mudar para algo diferente? Precisamos decidir. E hoje, não acho que não estejamos em posição de responder. Certamente estamos ouvindo todos os pilotos em potencial”, continuou.

Gabriel Bortoleto no GP de Monza Sauber
Gabriel Bortoleto venceu a corrida principal do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 2 (Foto: McLaren)

“Certamente estamos avaliando qual questão vem acompanhada do melhor compromisso. Na verdade, no final, é uma escolha que você coloca em equilíbrio todos os aspectos. Acho que decidiremos o mais rápido possível, sem dúvida, porque precisamos montar o time para o próximo ano e para o futuro”, acrescentou, negando que qualquer decisão já tenha sido tomada.

“Precisamos, também, parar com qualquer especulação, porque não é do nosso interesse. Mas, até agora, nenhuma decisão (foi tomada), pois não sabemos o que será melhor”, finalizou o diretor da Sauber.

Fórmula 1 agora volta às pistas entre os dias 13 e 15 de setembro para o GP do Azerbaijão, em Baku

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter