Sainz surpreende com Ferrari e lidera TL1 na Hungria, Verstappen é 2º
Piloto espanhol deu início a uma possível retomada do bom desempenho da Ferrari

Ao menos na primeira sessão de treinos livres do GP da Hungria de Fórmula 1, a Ferrari deu sinais de que vai em busca da recuperação após a queda de performance nas últimas etapas da temporada 2024. Carlos Sainz foi o mais rápido do TL1 desta sexta-feira (19) e só não comandou a dobradinha com Charles Leclerc porque Max Verstappen se meteu entre os carros vermelhos.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Em uma sessão tranquila, sem intervenções de bandeiras amarelas ou vermelhas, as equipes aproveitaram ao máximo os 60 minutos à disposição para testar as novidades — que não foram poucas, pois nove das dez levaram para Budapeste alguma modificação no carro. Aero rakes (as grades colocadas nos carros) e parafina, portanto, foram bastante usados na primeira sessão e, a julgar pelo resultado inicial, a expectativa é de mais um final de semana equilibrado.
A Ferrari, por exemplo, mostrou-se forte com os pneus macios e duros, guardando os médios neste primeiro instante. Mercedes também teve performance sólida, porém com George Russell, uma vez que Lewis Hamilton figurou no pelotão intermediário na maior parte da sessão. Já a McLaren perdeu o primeiro confronto em Hungaroring e foi mais discreta, enquanto a Red Bull mais uma vez se valeu da força de Verstappen para atrapalhar a vida das adversárias.
No mais, destaque para Guanyu Zhou, que colocou a Sauber num bom quinto lugar, e Yuki Tusnoda, indo ao top-10 com a RB ao fazer o oitavo melhor tempo. Os dez mais rápidos, portanto, foram Sainz, Verstappen, Leclerc, Russell, Zhou, Lando Norris, Oscar Piastri, Tsunoda, Lance Stroll e Hamilton.
O Treino Livre 2 dp GP da Hungria está marcado para 12h, de Brasília, desta sexta-feira (19). No sábado (20), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (21), os pilotos disputam a corrida em Budapeste a partir das 10h.
➡️GP da Hungria: onde assistir e horário da corrida da Fórmula 1
Confira como foi o TL1 da F1 na Hungria:
Se na quarta-feira (17), a Fórmula 1 foi surpreendida com uma tempestade que deixou o pit-lane do circuito de Hungaroring alagado, o calor resolveu não dar trégua aos pilotos já na primeira sessão: 31°C de temperatura ambiente, com asfalto escaldante, em 60°C — desafiador para a gama C3, C4 e C5 levada pela Pirelli para o final de semana.
Quem também teria desafio pela frente era a Red Bull, com um carro totalmente repaginado em busca de um melhor resfriamento, mas também de recuperar a performance do início da temporada e frear o ímpeto de McLaren e até Mercedes, em crescimento desde o pacote de atualizações que começou a ser introduzido em Mônaco. Nos primeiros dez minutos de sessão, aliás, foi Verstappen quem comandou a tabela de tempos com 1min20s715.
O detalhe, porém, eram os compostos macios do carro #1, enquanto o piloto mais próximo, Norris, vinha de médios a menos de 0s1 de distância. Russell foi ainda melhor, virando 1min20s0 e colocando 0s6 sobre o tricampeão.

Mais um giro rápido, ainda de macios, e Verstappen entrou na casa de 1min19s com 1min19s831, recuperando a liderança. Até então, a preferência no stint inicial era para os compostos de faixa amarela, escolha dos carros da McLaren e Mercedes, por exemplo. Já a Ferrari — com novo assoalho para melhorar o fluxo de ar — surgia de duros, com Leclerc em sétimo, a 0s9 da marca de Verstappen, mas logo Sainz colocou-se à frente do companheiro de equipe por míseros 0s036.
15 minutos completados, Verstappen, Russell, Norris, Bottas, Hamilton, Albon, Sainz, Leclerc, Tsunoda e Gasly formavam o top-10. Piastri, então, enfim foi para a pista depois de um pequeno problema, aparentemente hidráulico no carro, e marcou o terceiro tempo, ficando à frente do parceiro de McLaren. Pérez, por sua vez, ainda seguia sem tempo registrado.
Perto dos 30 minutos completados, Piastri melhorou ainda mais a marca e fez 1min19s838, apenas 0s007 mais lento que o tempo de Max feito com os pneus macios. Já Albon também aproveitou o bom momento para calçar os pneus de faixa vermelha e fez 1min19s794, assumindo a liderança.

Veio, então, Russell com os macios, já baixando significativamente a marca do tailandês nos dois primeiros setores. No total, 0s6 a menos que Albon e primeira posição para a Mercedes — tempo que foi a deixa para o stint com os vermelhos. Logo, os pilotos partiram para a pista com os pneus macios, e quem surpreendeu foi Leclerc, com 1min19s011, colocando a Ferrari na ponta. Boa volta também para Zhou, que beliscou o terceiro posto com a Sauber.
Com cerca de 20 minutos para o fim, Sainz virou 1min18s713 e desbancou Charles da liderança, comandando a dobradinha da Ferrari até então. Já os carros da Red Bull surgiam apenas em décimo, com Pérez, e 14º, com Verstappen. Após nova troca de pneus, Max veio com as suas duas melhores parciais e desgarrou do fundo, pulando para segundo, a 0s276 de Sainz.
Tudo sobre

Vôlei
Ana Cristina brilha em vitória do Brasil e revela pedido: 'Passem aí'
Há 41 minutos
Parceiro - r7
Além de Piu: os brasileiros no Mundial de Atletismo Ultimate
Há 1 hora
Fórmula 1
Russell supera Ferrari e lidera o treino livre 1 no GP da Espanha na F1
Há 2 horas
Vôlei
Surpresa de Zé Roberto entra e garante vitória do Brasil: 'Pronta'
Há 2 horas
Mais Esportes
Em formato inédito, Mundial de Atletismo Ultimate reúne elite
Há 2 horas
Fórmula 1
Fórmula 1 hoje: horários e onde assistir ao GP da Espanha nesta sexta-feira (11)
Há 5 horasMais LANCE!

'Inspirada' em Thiago Silva, Gabi salva bolas com pé no Sul-Americano

Luzia critica banimento de Tifanny pela CBV: 'Desumano'

Com set 'interminável', Brasil bate Colômbia e mantém 100% no Pré-Olímpico

Rosamaria é substituída com dores no Sul-Americano feminino de vôlei

Veja os lances da vitória do Brasil sobre a Colômbia no Sul-Americano de vôlei

Brasil x Colômbia pelo Sul-Americano de vôlei feminino; horário e onde assistir

Bia Haddad revela lesão no ombro: 'Era insuportável sacar'

Sabrina comemora vaga na seleção: 'Esperei por muitos anos'

Bortoleto revela desafio no novo circuito da F1: 'Muito cansativa'

Leclerc é liberado após acidente e está confirmado no GP da Espanha

Vôlei: zebras em Pré-Olímpicos ligam alerta para Brasil no Sul-Americano

Poatan reage a críticas de Moicano e dispara: 'Tá falando b…'

Poatan dá ultimato a críticos: 'Podem parar de me seguir'
