menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Prêmio Lance!: Seleção brasileira de futsal vence categoria 'Fez História'

A seleção foi a mais votada na categoria

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThiago Fernandes,
Dia 23/12/2025
08:00
Atualizado há 2 minutos
Brasil é campeão da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal (Foto: Fabio Souza / CBF)
imagem cameraBrasil é campeão da primeira Copa do Mundo Feminina de Futsal (Foto: Fabio Souza / CBF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

A conquista do topo do mundo não foi apenas um título, foi um marco. A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi a grande vencedora da categoria "Fez História" do Prêmio Melhores do Lance!. O reconhecimento coroa uma trajetória impecável: as brasileiras sagraram-se as primeiras campeãs da história da Copa do Mundo feminina organizada pela Fifa, reafirmando o Brasil como a potência máxima das quadras.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

Uma Campanha de Cinema

O roteiro da conquista parece digno de Hollywood. Após uma fase de grupos avassaladora — com vitórias sobre Irã (4 a 1), Itália (6 a 1) e uma goleada impiedosa de 9 a 0 sobre o Panamá —, o Brasil não deu chances às adversárias no mata-mata. Atropelou o Japão por 6 a 1 nas quartas e superou a Espanha por 4 a 1 na semifinal.

A consagração veio em um "jogo de xadrez" contra Portugal na grande final. Com uma vitória segura por 3 a 0, as brasileiras garantiram o troféu e o domínio individual: Emilly encerrou o torneio como Bola de Ouro e Chuteira de Ouro, enquanto Débora Vanin levou a Bola de Prata.

continua após a publicidade

➡️ Futsal: Bola e Chuteira de Ouro da Copa do Mundo, Emily exalta companheiras
➡️ Brasil é campeão da Copa do Mundo Feminina de Futsal

➡️ Prêmio Melhores do Lance! elege momentos do esporte olímpico; vote

Recordes e Experiência: A Força do Elenco

Mais do que talento, a Seleção brasileira levou maturidade para a quadra. Com uma média de idade de 33 anos e três meses, a mais alta da competição, o Brasil provou que a experiência é um trunfo. O destaque veterano ficou com a pivô e camisa 10 Lucileia que, aos 42 anos, foi a atleta mais velha entre as 224 participantes do Mundial.

continua após a publicidade

O grupo vitorioso, comandado pelo talento de nomes como Amandinha, Taty e Bianca, atingiu uma marca assustadora: 43 vitórias consecutivas. A última derrota da Seleção ocorreu em 2022. De lá para cá, o saldo é de uma soberania absoluta, com 303 gols marcados e apenas 17 sofridos.

O elenco histórico: Júlia, Débora Vanin, Bianca, Taty, Tampa, Simone, Diana, Luana Rodrigues, Emilly, Lucileia, Camila, Amandinha, Natalinha e Ana Luiza.

Seleção brasileira conquista a Copa do Mundo Feminina de Futsal (Divulgação)
Seleção brasileira conquista a Copa do Mundo Feminina de Futsal (Divulgação)

Mais "Prêmio Lance!"

O ano de 2025 está chegando ao fim, com isso, você ainda poderá eleger mais dos principais momentos do esporte olímpico do Prêmio Melhores do Lance!. A votação acontece através do canal do WhatsApp Lance! Olímpico. E agora são quatro categorias e muitos atletas disputando. Confira todos os indicados que ainda restam:

Deu show

Flávia Saraiva (Ginástica artística): na trave, a atleta foi quarta colocada no mundial da modalidade, em Jacarta;

Guilherme Caribé (Natação): foi quarto colocado nos 100 m livres do Mundial de Natação;

Thamela e Vic (Vôlei de praia): chegaram à disputa do bronze no mundial da modalidade e terminaram o ano na vice-liderança do ranking.

Momento superação

Ana Sátila (Canoagem): em um ano complicado, incluindo o rompimento com o Botafogo, a atleta conquistou duas medalhas no Mundial de Sydney;

Carol Solberg (Vôlei de praia): dupla com Rebecca, a atleta conquistou a sua primeira medalha em mundial de vôlei de praia aos 38 anos, após disputar a competição diversas vezes. No fim do ano, a dupla recém-formada terminou na liderança do ranking;

Charles do Bronx (MMA): nocauteado no UFC 317 por Ilia Topuria, o lutador brasileiro venceu o UFC Rio três meses depois, derrotando Mateusz Gamrot. O brasileiro deveria voltar aos ringues somente seis meses após a derrota para Topuria, mas se antecipou e foi ovacionado em massa no Rio;

Marcelle (Vôlei): convidada a treinar com a Seleção, a líbero se mostrou um grande destaque da equipe feminina quando foi convocada. De quarta opção, Marcelle se tornou titular absoluta.

Momento inusitado

Gambá na quadra do Osasco em set decisivo da semifinal do paulista de vôlei;

Lucas Pinheiro ganha Rena como premiação por vitória em etapa da Copa de Esqui;

Wanderlei e Popó fazem propaganda juntos após confusão no Spaten Fight Night.

Lance do ano

Caio Bonfim (Marcha atlética): largada do brasileiro que foi essencial para a conquista do ouro nos 20 km da marcha atlética;

Marcus d'Almeida (Tiro com arco): flechada responsável para a conquista da prata na Copa do Mundo da modalidade;

João Fonseca (Tênis): paralela de direita pra conquistar a maior vitória da carreira, contra o russo Andrey Rublev.

➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial

Indicados à categoria 'Fez história' do Prêmio Melhores do Lance! (Fotos: Marcelo Zambrana / CPB | World Taekwondo | Fabio Souza / CBF | World Table Tenis | Roni Rekomaa / Lehtikuva / AFP)
Indicados à categoria 'Fez história' do Prêmio Melhores do Lance! (Fotos: Marcelo Zambrana / CPB | World Taekwondo | Fabio Souza / CBF | World Table Tenis | Roni Rekomaa / Lehtikuva / AFP)
  • Matéria
  • Mais Notícias