menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Paolini domina Coco Gauff e faz história ao erguer título em Roma

Com vitória de italiana, a país volta a ter campeã "da casa" após 40 anos

Jasmine Paolini em vitória contra Gauff na final do Masters 1000 de Roma (Foto: Tiziana FABI / AFP)
imagem cameraJasmine Paolini em vitória contra Gauff na final do Masters 1000 de Roma (Foto: Tiziana FABI / AFP)
a3bda1b9-e8d6-4378-9b69-bca974870691_IMG_20250321_104542_767-aspect-ratio-1024-1024
Anna Carolina Ramos
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porFabrizio Gallas
Dia 17/05/2025
13:59

  • Matéria
  • Mais Notícias

Em casa, na Itália, Jasmine Paolini conquistou o título inédito no Masters 1000 de Roma na tarde deste sábado (17). No duelo da final da simples feminina, a melhor ficou com a italiana que superou a norte-americana Coco Gauff para ficar com o troféu do torneio. O jogo terminou em 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Já no masculino, a decisão entre Sinnez e Alcaraz está agendada para domingo (18).

continua após a publicidade

➡️ Jannik Sinner vira e faz final inédita contra Alcaraz em Roma

Vindo de uma belíssima virada na semifinal graças a muita luta em quadra e o apoio da torcida,
Paolini precisou de 1h30 para fechar a decisão. A italiana venceu 59% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 52% de Gauff, que vinha de uma batalha de 3h32, contra a chinesa Qinwen Zheng. Coco disparou o único ace da partida, mas acabou cometendo as sete duplas-faltas.

Como foi a final do ATP de Roma?

O jogo começou favorável fora de quadra para a italiana, empurrada pela torcida e com apoio de nomes ilustres da Itália, que incluiu o presidente do país, Sergio Mattarella. Assim, Paolini entrou em quadra decidida a pressionar o saque colocado da norte-americana, que precisou tentar achar alternativas para evitar longas trocas de bola.

continua após a publicidade

As tenistas tocaram quebras nos três primeiros games com vantagem para a italiana. Ela abriu 3/1, sustentou bem o jogo de linha de base e administrou a vantagem, ao pressionar sempre que possível o saque de Gauff.

A norte-americana manteve-se calma e seguiu buscando empurrar a italiana da linha de base para definir em bolas curtas. Apesar disso, a tática não deu certo, e Paolini abriu a segunda etapa com 3/0, correndo bem em quadra e definindo quebras nos primeiro e terceiro game.

continua após a publicidade

Gauff, no entanto, não se deixou abalar, passou a devolver buscando as paralelas e devolveu uma das quebras no quarto game. A atuação da adversária continuou sem intimidar a italiana, que voltou a romper o saque da americana novamente e abriu 5/1, assim, encerrou o duelo com um game forte final.

Título histórico em casa

A participação de Paolini já havia entrado para a história do ATP de Roma, ao ser a primeira italiana desde Sara Errani em 2014 disputar a final do simples. A tenista, então, superou facilmente a norte-americana Coco Gauff em 2 sets a 0.

Jasmine conquistou o título inédito em sua carreira, além de se tornar a primeira representante da Itália a ser campeã em casa em 40 anos. Na ocasião, o país acompanhou a campanha vitoriosa de Raffaella Reggi na edição de 1985.

O título de Roma é o segundo título em nível WTA 1000 da careira da italiana, que também foi campeã no WTA 1000 de Dubai (Emirados Árabes Unidos) em 2024. Este é o terceiro título de simples da carreira de Paolini, que ainda disputa o título de duplas em Roma neste domingo ao lado da compatriota Sara Erani.

Jasmine Paolini terá ascensão no ranking e volta ao seu melhor ranking da carreira, o posto de 4ª da WTA.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Coco Gauff em derrota contra Paolini na final do Masters 1000 de Roma (Foto: Tiziana FABI / AFP)
Coco Gauff em derrota contra Paolini na final do Masters 1000 de Roma (Foto: Tiziana FABI / AFP)

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias