menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Norris acusa Verstappen de exceder limites de pista em Austin

Britânico acabou punido em 5s por se beneficiar de uma saída da pista, o que resultou na perda da terceira colocação

gp-dos-eua-norris-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraLando Norris no Texas, Estados Unidos (Foto: Jared C. Tilton / AFP)
0b4d39c1-0cb5-4d31-a32c-7e9a8a96e1c1_Avatar GP
Grande Premio
Texas (EUA)
Dia 21/10/2024
14:34

  • Matéria
  • Mais Notícias

Pole do GP dos Estados Unidos, Lando Norris mais uma vez perdeu a primeira posição na volta inicial, neste domingo (20), e terminou a 19ª etapa da temporada na quarta colocação. Atacado por Max Verstappen na curva 1, o inglês acabou ultrapassado também por Charles Leclerc e Carlos Sainz, e o plano da McLaren de atacar o neerlandês no fim não rendeu o final esperado.

continua após a publicidade

Apesar de ter ritmo para passar, Norris permaneceu atrás de Verstappen durante algumas voltas, sem ensaiar um ataque propriamente dito. Quando o fez, encarou jogo duro do rival, que mergulhou por dentro e espalhou. Lando, então, passou por fora da pista, o que rendeu uma punição de 5s e a perda da terceira posição para o tricampeão.

➡️ Verstappen fala sobre punição de Norris: ‘Está nas regras’

Ao analisar o momento, Norris não soube dizer se o comportamento correto seria devolver a posição a Verstappen. Segundo ele, a demora na decisão dos comissários indica que o cenário gerou uma decisão difícil.

continua após a publicidade

— É impossível saber [se deveria ter devolvido a posição]. Eles [comissários] obviamente não conseguiram se decidir por algumas voltas. Então, não era uma decisão fácil. Se fosse, teria vindo um pouco mais cedo — explicou o inglês.

➡️ Leclerc rouba cena e vence GP dos Estados Unidos; Verstappen supera Norris e é 3º

F1 Grand Prix of United States
Lando Norris no GP dos Estados Unidos, no Texas (Foto: Rudy Carezzevoli / AFP)

No entanto, Norris acusou Verstappen de também ter se beneficiado ao passar por fora da pista. Segundo ele, a entrada de Max na curva mostra que houve um excesso de resistência por parte do carro da Red Bull, e ‘empurrar’ Lando rendeu vantagem na briga.

continua após a publicidade

— Eu tentei [ficar na pista], e ele também passou por fora. Então, se ele sai da pista, claramente entrou de forma muito dura e também ganhou uma vantagem por fazer isso. Mas eu não faço as regras — finalizou Norris.

Com os resultados do GP dos EUA, Verstappen foi a 354 pontos no Mundial de Pilotos, enquanto Norris ficou com 297 e viu Leclerc se aproximar, agora com 275 tentos. No Mundial de Construtores, a McLaren segue no topo com 544, mas a Ferrari encostou de vez na Red Bull: 496 para os italianos, 504 para os taurinos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

A Fórmula 1 volta de 25 a 27 de outubro com o GP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias