Hugo Calderano vence e garante medalha inédita no Mundial de Tênis de Mesa; veja lances
Brasileiro enfrenta o sul-coreano AN Jaehyun

- Matéria
- Mais Notícias
Hugo Calderano garantiu mais um feito inédito na carreira. Nesta sexta-feira (23), pelas quartas de final do Mundial de Tênis de Mesa de Doha (Catar), ele superou o sul-coreano An Jaehyun, 17º do mundo, e garantiu a classificação para a semifinal da competição, além da primeira medalha da história do Brasil.
Relacionadas
➡️Saiba a diferença entre Mundial e Copa do Mundo de tênis de mesa
Como não há disputa da medalha de bronze no Mundial de Tênis de Mesa, os semifinalistas garantem automaticamente um lugar no pódio. A conquista é inédita para Hugo Calderano, que mais uma vez realiza um feito histórico para o esporte brasileiro.
Calderano vai enfrentar o chinês Liang Jingkun, quinto no ranking mundial. Número 3 do mundo, Hugo é o único atleta de fora da Ásia a figurar entre os cinco melhores mesatenistas do planeta. O potencial adversário do brasileiro foi responsável por eliminar o compatriota Lin Shidong, rival de Calderano na final da Copa do Mundo.
Essa é a sétima participação de Hugo Calderano no Mundial. A estreia do brasileiro aconteceu em 2013, aos 17 anos, quando foi eliminado na primeira fase. A melhor campanha do carioca na competição até então aconteceu em 2021 quando avançou até as quartas de final.

Como foi o jogo
Calderano começou bem a partida, abrindo 5/1 no início do primeiro game e fechou o primeiro set sem muita dificuldade por 11/4. Na sequência, o sul-coreano voltou com mais intensidade para a segunda parcial e o confronto ficou mais equilibrado, com o placar empatado em quatro pontos. Porém, Hugo conseguiu impor seu ritmo e abriu cinco pontos de vantagem, fechando o set em 11/6.
Mais uma vez, An Jaehyun tentou impor seu ritmo no terceiro set e saiu na frente, colocando 9/5 no placar, mas o brasileiro não perdeu o foco e encostou, fazendo 9/8 e forçando o adversário a pedir tempo. Mesmo com a reação de Calderano, foi o sul-coreano que fechou a parcial por 11/9.
Hugo Calderano continuou focado e liderou o placar no quarto set, abrindo quatro pontos de vantagem, mas AN Jaehyun buscou a recuperação e encostou. O brasileiro não deixou barato e fechou a parcial por 11/7, precisando vencer apenas mais um set para chegar à semifinal.
A um set do inédito pódio mundial, Calderano precisou manter a concentração diante de um adversário que lutava contra a eliminação. Apesar de sair na frente no placar da parcial, AN Jaehyun cometeu alguns erros e viu o brasileiro crescer no jogo. Calderano assumiu a dianteira, colocando 7/6 no placar. Na reta final da partida, o sul-coreano conseguiu salvar três match points, mas o brasileiro fechou por 12/10.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias