Hortência se diz aliviada com resultado da eleição do COB: 'Seria um problema grande'
Ex-jogadora de basquete celebra vitória de Marco La Porta

A ex-atleta Hortência está aliviada com a vitória de Marco La Porta na eleição presidencial do Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizada nesta quinta-feira (3). Em conversa com o Lance!, a Rainha do Basquete confessou que estava preocupada com a possível eleição de Paulo Wanderley, que iria para o terceiro mandato na concepção da Comissão de Atletas, da qual a ex-jogadora fará parte a partir do ano que vem.
- Eu fico muito feliz e aliviada que a oposição ganhou, porque senão seria um problema muito grande. Isso (possível eleição de Paulo Wanderley) seria judicializado. Nós só queremos que se respeite a lei, que diz que tem que haver alternância na governança. Eu estou feliz pelo resultado e mais ainda pela nossa comissão, que se uniu muito em prol de uma causa que defendemos há muitos anos que é a alternância de poder - afirmou.
➡️ Presidente eleito do COB, La Porta celebra feito histórico: 'Primeira vez em 100 anos'
Paulo Wanderley entendia que poderia ser reeleito, porque inicialmente esteve à frente do COB para um "mandato tampão". O dirigente era vice-presidente do comitê em 2017 e assumiu a gestão máxima da entidade em outubro daquele ano após renúncia do então presidente, Carlos Arthur Nuzman. Wanderley completou o mandato em 2020 e foi reeleito para mais um quadriênio, que se encerra agora.
A nova candidatura de Paulo Wanderley foi aprovada pelo Conselho de Ética do COB. A Comissão de Atletas, porém, discordou da decisão. O órgão se apoiava no máximo de oito anos de mandato estipulado pelo estatuto do COB e pela legislação brasileira, através da Lei Pelé. Por isso, todos os integrantes votaram em Marco La Porta, como confirmou Hortência:
- Os atletas também têm direito ao voto. Nós mostramos que a nossa comissão tem união, tem trabalho de equipe. E a gente ouve, é uma comissão muito democrática. Ontem, ficamos em reunião até 00h para decidir como a gente ia votar.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Os 19 representantes da Comissão de Atletas fazem parte da Assembleia Geral do COB, que elegeu o novo presidente nesta quinta-feira. Também votaram os 34 presidentes das confederações filiadas à entidade e os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional (COI), Andrew Parsons e Bernard Rajzman.
Tudo sobre

Tênis
Carlos Alcaraz busca ritmo e elogia Zverev no ATP 500 de Viena
Há 3 minutos
Fora de Campo
Podcast 'Mundo da Luta' chega ao 400º episódio com entrevista de José Aldo
Há 1 hora
Lutas
Lenda do UFC afirma quem é o maior peso-pena da história
Há 2 horas
Fórmula 1
Fernando Alonso ataca rival da F1: 'Qualidade muito baixa'
Há 3 horas
Fórmula 1
Chefe da Mercedes rebate críticos de Antonelli na F1: 'Disseram que ele não merecia'
Há 4 horas
Tênis
Rival de Alcaraz em Viena vive fase de alta após trocar treinador
Há 4 horasMais LANCE!

NBA: Tensão entre Brown e Tatum persiste após negociação

NFL anuncia atração principal do show de intervalo do Super Bowl 2027

Brasil volta a liderar evento do UFC com veterano do peso-leve

Seleção Brasileira conhece adversários da fase de grupos da Copa do Mundo de vôlei

Com Curry e Gui Santos, Warriors bate marca negativa na NBA após 19 anos

Corinthians vive semana com jogos decisivos na temporada; veja calendário

Michael Morales provoca Carlos Prates no UFC: 'Vai precisar dos pulmões'

Brasileiros Thiago Wild e Heide buscam top 100 para ingressar no Australian Open

Análise: o que esperar de Gabriel Bortoleto nas últimas corridas da F1 2026

Kimi Antonelli precisa de dois pontos para ser campeão da F1; veja conta

Reforço do Fenerbahçe, Cachopa foi recebido por ex-craque brasileiro na Turquia

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica da natação

Los Angeles 2028: saiba como está a corrida olímpica da maratona aquática
