Golfistas brasileiros iniciam temporada de olho em Tóquio 2020

Adilson da Silva, Alexandre Rocha, Rafael Becker, Rodrigo Lee e Felipe Navarro são representantes do país em circuitos internacionais que brigam por vaga olímpica

Golfistas
Golfistas profissionais do Brasil iniciam temporada de olho em Tóquio (Foto: CBGolfe/Divulgação)

Escrito por

Os principais golfistas profissionais do Brasil iniciam a temporada de 2019 de olho nos Jogos de Tóquio 2020, que tem como base de classificação o ranking olímpico, baseado no ranking mundial. Adilson da Silva, Alexandre Rocha, Rafael Becker, Rodrigo Lee e Felipe Navarro são os representantes do país em circuitos internacionais, com potencial para buscar uma vaga no Japão.

Vale lembrar que a corrida olímpica começou em 1º de julho de 2018 e prossegue até 22 de junho de 2020, com base nos pontos do Ranking Mundial (OWGR). Classificam-se apenas 60 jogadores, com limite de dois por país (quatro, se estiverem entre os Top 15 do mundo).

Após ficar de maio a agosto do ano passado sem competir, por conta do nascimento de suas filhas gêmeas, Adilson da Silva retornou às competições no fim do ano e alcançou um feito histórico. Tornou-se o primeiro brasileiro a conquistar um título na Ásia, com o Taiwan Masters.

– Este ano vou continuar a jogar no Tour Asiático, no Sunshine Tour e espero jogar alguns torneios no European Tour. Meu putter está bem melhor, então estou começando a me sentir com mais confiança no campo. No geral eu ainda gosto muito de jogar torneios, de treinar e sinto que posso vencer – afirma Adilson.

No último fim de semana, Adilson voltou a ter grande atuação e terminou em oitavo lugar o RAM Cape Town Open, etapa do Sunshine Tour, o circuito profissional da África do Sul. O torneio, disputado no Royal Cape Golf Club, em Cape Town, rendeu ao brasileiro mais alguns pontos para os rankings Olímpico e Mundial de Golfe.

Rafa Becker tem um cartão condicional do Web.com e, na primeira etapa da temporada, na Colômbia, ficou como primeiro reserva. A ideia dele é disputar os Monday Qualifying, tentar passar o corte para entrar nos “reshuffles”, feitos a cada quatro eventos.

– Minha expectativa para a temporada é muito boa, estou treinando forte. Já estava trabalhando com a equipe da Academia Tiro Certo, que agora está com a CBGolfe, e acho que vai ser muito bom treinar a distância e também no Brasil, com outros jogadores de alto rendimento. Assim como o Erik, novo coach brasileiro, algo que me alegrou muito. Tenho muito respeito e confiança no trabalho dele, e mal posso esperar para ter os inputs dele sobre meu jogo e meu swing – finaliza Becker.

Rocha, Lee e Navarro encaram o PGA TOUR Latino América

Outros três brasileiros terão cartão para o PGA TOUR Latino América, Alexandre Rocha e Rodrigo Lee, por terem ficado entre os 60 melhores da última temporada; e Felipe Navarro, que conquistou um cartão para a primeira metade da temporada ao ficar em sexto lugar no QSchool realizado no Campo Olímpico do Rio, na última semana.

Rocha encerrou a temporada 2018 com a melhor média de pontuação do PGA TOUR Latino América (68,65), com um total de 1.579 tacadas em 23 voltas.

– Entro em 2019 com muito ânimo, pique total, sonho olímpico. Meu objetivo é jogar a temporada completa do PGA TOUR Latino América e tentar uma vaga no Web.com no fim do ano. Olhando para 2018, vejo que estou no caminho certo. A liderança do 'scoring average' mostra que fui melhor do que qualquer outro golfista do TOUR. O problema foi que só consegui jogar oito torneios, não a temporada inteira – reflete Rocha.

Rodrigo Lee também chega para o TOUR com boas perspectivas.

– Espero que essa temporada seja a minha melhor em torneios internacionais. Além do Latino América, que tenho cartão para todo o ano, em outubro pretendo jogar um Qualifying na Ásia – afirma Rodrigo Lee.

Já Navarro foi o último a conseguir vaga nos circuitos internacionais.

– Espero que seja um ano de bastante aprendizado e conquistas, vou com uma cabeça muito melhor do que na última vez que disputei o TOUR. Espero alcançar meus objetivos ainda nesse primeiro semestre e vou lutar por isso.

Confira a colocação dos brasileiros no Ranking Mundial de Golfe (fonte: http://www.owgr.com/):

Adilson da Silva - 267º

Alexandre Rocha - 894º

Rafael Becker - 1179º

Rodrigo Lee - 1403º

Felipe Navarro - 2006º

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter