Gabriel Bortoleto volta a pontuar na Fórmula 1 com Sauber no GP da Bélgica
Brasileiro terminou a corrida na nona colocação

- Matéria
- Mais Notícias
Gabriel Bortoleto repetiu o resultado da sprint e conquistou a nona colocação na corrida principal do GP da Bélgica neste domingo (27). O piloto brasileiro da Sauber ganhou uma posição em relação ao grid de largada, no Circuito de Spa-Francorchamps. Com isso, somou mais dois pontos na classificação geral do Mundial de Pilotos da F1, liderado por Oscar Piastri.
Relacionadas
Oscar Piastri supera problemas na F1 e vence intensa corrida no GP da Bélgica; veja como foi
O fim de semana em Spa pode ser visto como positivo por Bortoleto. Em meio a boa fase da Sauber, o brasileiro terminou as duas classificatórias e as duas corridas entre os 10 mais bem colocados na F1. Apesar disso, ele pontuou apenas na principal, já que a zona de pontuação da sprint vai até a oitava colocação.
Desempenho de Bortoleto nas provas
Corrida sprint
Gabriel Bortoleto conquistou a 9ª colocação na corrida sprint do GP da Bélgica de Fórmula 1. O piloto brasileiro da Sauber ganhou uma posição em relação ao grid de largada no último sábado (26), no Circuito de Spa-Francorchamps.
Apesar das limitações de balanço do carro, o piloto da Sauber manteve ritmo constante ao longo da corrida sprint. A disputa com Lawson se estendeu até a bandeirada final, com Bortoleto conseguindo segurar o adversário mesmo sob forte pressão, o que foi celebrado pelo novato.
Qualificatórias da corrida principal
Bortoleto se envolveu em uma polêmica no fim do Q1, mas garantiu a vaga para a segunda etapa. Apesar disso, o novato conseguiu fazer um novo bom tempo e avançou mais uma vez, garantindo uma posição na zona de pontuação. Por causa disso, o brasileiro largou na 10ª colocação neste domingo (27).
Corrida principal
As quatro primeiras voltas foram feitas atrás de safety car e, todas, contabilizadas na corrida. Após o apagar das luzes do carro de segurança, a "largada" foi realizada em movimento. Gabriel Bortoleto fez uma boa largada e conseguiu manter a posição de classificação conquistada.
Com a pista mais seca, os pilotos começaram a ir aos boxes, o que mudou bastante com as posições no meio da tabela. Entre essas mudanças, Nico Hulkenberg conseguiu superar Bortoleto, que estava mais rápido e pediu uma atitude da Sauber.
Pelo rádio, Bortoleto pediu que o Hulkenberg ultrapasse logo Liam Lawson pela oitava colocação ou dê a posição ao novato. O brasileiro estava bem mais rápido que o companheiro, o que rendeu a Sauber pedir ao veterano que as posições fossem trocadas. Como resposta, o alemão cedeu o lugar.
Com a ameaça iminente de Bortoleto, a Racing Bulls pediu para Lawson colocar o pé no acelerador. A diferença entre os pilotos se manteve em 1,5 segundos desde a troca entre o brasileiro e Hulkenberg. Apesar disso, ele sofria para passar o neozelandês e a desvantagem cresceu.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Confira a classificação na F1

Tudo sobre
- Matéria
- Mais Notícias