F1: Verstappen supera nova falha de motor e lidera único treino livre do GP da Áustria
Motor dá um belo susto na Red Bull, porém questão é solucionada

Em um fim de semana com a sprint na programação, os pilotos tiveram pela frente apenas uma sessão de treino livre nesta sexta-feira (28), na Áustria, e coube a Max Verstappen a liderança da sessão com 1min05s685. O neerlandês, no entanto, tomou um baita susto por conta de nova falha no motor.
Perto da marca de 30 minutos, o tricampeão novamente viu o carro apagar por algum problema na unidade de potência. No limite das quatro trocas permitidas pelo regulamento esportivo, o neerlandês foi levado aos boxes com a ajuda dos fiscais de pista, mas a Red Bull conseguiu resolver a questão a tempo de devolvê-lo à ação. No instante em que calçou os macios, colocou 0s276 em Oscar Piastri, segundo colocado.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Os macios também levaram a Ferrari ao terceiro e quarto lugar com Charles Leclerc e Carlos Sainz. Líder em boa parte da sessão com os duros, Lewis Hamilton poupou a borracha vermelha e ficou em quinto, a 0s5 do tempo de Max. Esteban Ocon, Lance Stroll, George Russell, Yuki Tsunoda e Fernando Alonso fecharam o top-10.
Confira como foi o treino livre da F1 no Red Bull Ring:
Os pilotos partiram para o único treino livre do final de semana com o céu nublado e temperatura ambiente em 22°C — baixa, levando em conta a probabilidade de chuva, ainda que leve, para o momento da sessão —, asfalto em 32°C e umidade relativa do ar em 62%. Entre as equipes, mudanças nos carros em apenas cinco, só que Ferrari, McLaren e Mercedes surgiam entre elas com ao menos alguma mexida para otimizar a eficiência aerodinâmica e buscar a Red Bull na pista.
Só que por conta da programação com a corrida sprint, seriam 60 minutos para já buscar acerto de classificação, uma vez que a chamada sprint shootout também acontece nesta sexta-feira. Nos primeiros minutos, no entanto, a escolha de compostos dividiu-se entre duros e médios.
Com os primeiros dez minutos transcorridos, o duo da Mercedes assumiu a liderança, com Hamilton, de duros, estabelecendo a marca de 1min06s925 como marca a ser batida. Norris, também com o mesmo tipo de pneu, era o terceiro, a 0s125 da volta do heptacampeão, enquanto Pérez e Verstappen, com os médios, apareciam em quarto e sexto, respectivamente.
➡️ Como é a pista do GP da Áustria da Fórmula 1?
Max, então, baixou a marca de Hamilton em cerca de 0s3, só que Russell imediatamente recolocou a Mercedes no topo ao fechar o giro em 1min06s386. Perto da marca de 15 minutos completados, a melhor Ferrari era a de Sainz, em sexto, enquanto Leclerc surgia apenas em décimo — ambos também com a borracha mais dura da gama C3, C4 e C5 levada pela Pirelli.
Mais uma tentativa, e Hamilton não voltou à liderança por míseros 0s006. Só que o heptacampeão seguiu em volta rápida e, dessa vez, o tempo de 1min06s254 foi suficiente para bater Russell, com Lewis pegando todos os setores dos 4.318m da pista austríaca.
35 minutos para o fim, e somente os carros da Williams arriscavam os macios, ainda ocupando as posições intermediárias (11º com Albon e 15º com Sargeant). O restante ainda usavam médios e macios, com Hamilton, Russell, Verstappen, Pérez, Norris, Leclerc, Sainz, Magnussen, Piastri e Ocon fechando o top-10.
Mais dez minutos disputados, Verstappen apareceu lento na reta. "Mesma falha no motor", relatou o piloto pelo rádio, certamente a última frase que a cúpula taurina gostaria de ouvir no final de semana. A bandeira vermelha foi acionada e Max, levado aos boxes pelos comissários.
Dessa vez, no entanto, o trabalho foi rápido, e o #1 até retornou à sessão para mais um giro assim que a pista foi novamente liberada, a cerca de 20 minutos para o fim, mas logo retornou à garagem.
Os 15 minutos restantes foram totalmente focados nos long runs, mas ainda deu tempo de Stroll colocar o pneu de faixa vermelha e saltar para segundo a seis minutos do fim, com Tsunoda, com a mesma borracha, surgindo em quarto.
A cinco minutos do fim, a maioria pôs os macios para jogo, com exceção de Hamilton, ainda trabalhando o acerto do carro com os compostos duros. Foi a deixa, então, para Verstappen mostrar que o carro já estava bom, ao menos naquele instante. Com o melhor último trecho — exatamente onde houve a falha na unidade de potência —, assinalou 1min05s685. Norris até veio forte na última tentativa e pegou o primeiro setor, só que cometeu um erro na parte intermediária que o fez dar um passeio pela brita. O britânico da McLaren teve de se contentar com o 11º lugar.

Lutas
Jean Silva ironiza ex-campeão do UFC: 'Tu é um bunda mole'
Há 39 minutos
Lutas
Com Brasil no topo, UFC define todos eventos até fim de 2026
Há 1 hora
Tênis
Brasileiros ganham posições no ranking da ATP após US Open
Há 1 hora
Futebol Internacional
James Rodríguez ganha camisa 23 no Atlético Nacional em homenagem a Jordan e LeBron
Há 2 horas
Vôlei
Sem Douglas Souza, Brasil define convocados para o Sul-Americano de vôlei
Há 3 horas
Fórmula 1
Torcedor do Boca Juniors, Colapinto critica nome de curva da F1: "Monumental não"
Há 3 horasMais LANCE!

Conegliano parabeniza Gabi Guimarães após título com o Brasil

'Com tristeza', Julia Bergmann comemora ano da Seleção

Azerbaijão recebe próximo GP da Fórmula 1; veja datas e horários

Maracanãzinho será palco do Sul-Americano Feminino de Clubes em 2027

Look polêmico de Virginia na F1 divide opiniões; entenda

João Fonseca cai além do esperado no ranking mundial da ATP

Após conquista do Sul-Americano, Roberta mira ouros inéditos

Campeão dos pesados abandona cinturão do UFC e abre chance para Poatan

'Um filme na cabeça': Gabi Guimarães explica emoção no pódio

Alexander Zverev conquista o US Open pela 1ª vez

VNL será plano B para a Seleção em 2027, diz Zé Roberto

Bortoleto critica novo GP da Espanha na F1: 'Uma corrida chata'

Águas abertas: Brasil conquista 2 ouros e 3 vagas para Pan 2027
