menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Em ação inédita, Fifa pedirá ao COI inclusão do futsal nas Olimpíadas

Brasil está na final do Mundial da competição

Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 03/10/2024
16:26
Atualizado em 03/10/2024
17:26
Neguinho-Brasil-x-Ucrania-Copa-do-Mundo-de-Futsal-scaled-aspect-ratio-512-320
imagem cameraNeguinho em quadra durante Brasil x Ucrânia, pela Copa do Mundo de Futsal (Foto: Leto Ribas/CBF)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Movimento histórico. A Fifa irá até o Comitê Olímpico Internacional (COI) pedir a inclusão do futsal no quadro de modalidades das Olimpíadas. As entidades possuem uma espécie de rivalidade histórica, o que atrapalhou o diálogo entre elas ao longo do tempo. A informação é do comentarista da modalidade no SporTV, Marcelo Rodrigues.

continua após a publicidade

➡️Brasil tem adversário definido para final da Copa do Mundo de Futsal

A informação foi divulgada por Marcelo durante a transmissão do jogo entre Argentina e França, pela semifinal da Copa do Mundo de Futsal. De acordo com o comentarista, além de pedir a inclusão do futsal, falará também sobre a adição do beach soccer (futebol de areia) no programa dos Jogos Olímpicos.

O jornalista João Barretto ainda informou que o ofício da Fifa tem outras condições pedidas. Segundo ele, além do futsal e do beach soccer, a entidade quer que o futebol feminino passe a ter 16 seleções nos Jogos Olímpicos — atualmente são apenas 12.

continua após a publicidade

Por que o futsal não está nas Olimpíadas?

O principal ponto que impediu a presença do futsal nas Olimpíadas é o atrito histórico entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e a Fifa. O futsal cumpre todos os requisitos estabelecidos pelo Comitê para entrar no quadro de modalidades — o COI exige que a modalidade seja reconhecida pelo Comitê, regida por uma Federação Internacional e siga o código antidoping do COI. Além disso, a modalidade precisa ser amplamente dominada por homens em, pelo menos, 75 países e quatro continentes e por mulheres em 40 países e três continentes.

brasil-futsal-copa-do-mundo
Ferrão poderia ser um representante do Brasil no futsal, nas Olimpíadas (Foto: Leto Ribas/CBF)

O futsal cumpre todas as medidas impostas. É gerido por uma federação internacional, a Fifa, e é praticado por homens e mulheres em mais de 170 países ao redor do mundo.

continua após a publicidade

A ausência, tanto do futsal, quanto do beache soccer, se dá pela falta de representatividade das entidades em reuniões do COI. Por isso, a ida da Fifa em direção ao Comitê é visto como um primeiro passo para a aproximação entre as organizações.

  • Matéria
  • Mais Notícias