COB anuncia programa de capacitação de mulheres na gestão esportiva
Iniciativa foi divulgada durante o painel de abertura do III Fórum Mulher no Esporte

Com o objetivo de estimular a representatividade feminina no cenário esportivo, o Comitê Olímpico do Brasil anunciou, nesta terça-feira (17), a criação de um programa de mentoria voltado para a formação de gestoras especializadas no ramo. O projeto está em fase de ajustes e será implementado de forma gradual, inicialmente para grupos pequenos de 12 a 13 mulheres.
➡️ Dia da Mulher: oito atletas que abriram espaço para o esporte feminino nas Olimpíadas
A novidade foi revelada pela vice-presidente do COB e medalhista de bronze no pentatlo moderno em Londres 2012, Yane Marques, durante o III Fórum Mulher no Esporte, em Brasília (DF).
No painel de abertura do evento, a dirigente comentou sobre a importância de reverter ou amenizar, através da medida, um quadro preocupante: das 38 confederações esportivas do país, somente três são presididas por mulheres (críquete, hóquei e flag football).
— É uma realidade que nos provoca a buscar caminhos pra mudar. Nada vai acontecer senão dando oportunidade de capacitação, como eu sempre falo, de estarmos prontas.
O programa se adequa ao escopo do MIRA (Mentoria Individualizada, Reflexão e Ação), iniciativa criada pelo setor Mulher no Esporte, do COB, que começou focado no desenvolvimento profissional de treinadoras.
➡️ Dia da Mulher: repórteres do Lance! falam sobre desafios do meio esportivo
— É um programa que me encantou desde o começo, tem um impacto muito rápido e efetivo. Tenho certeza que a gente tem mulheres dispostas, com possibilidade de apresentarem um trabalho legal — completou Yane, primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da entidade máxima dos esportes olímpicos no Brasil.
III Fórum Mulher no Esporte

O evento realizado nesta terça-feira (17), na capital federal, reuniu lideranças nacionais e internacionais para discutir o protagonismo feminino e a promoção da equidade de gênero no Movimento Olímpico.
Estiveram presentes nomes como Fabi Alvim, bicampeã olímpica de vôlei; Annamarie Phelps, presidente do Secretariado do IWG (International Working Group on Women and Sports) no Reino Unido; Aline Silva, atleta de wrestling; Alicia Morea, presidente da Comissão das Mulheres no Esporte da Panam Sports; e José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei.

Fórmula 1
Rafa Câmara na Haas: entenda o que falta para o anúncio
Há 32 minutos
Lutas
Deiveson Figueiredo planeja volta aos moscas para encarar campeão do UFC
Há 2 horas
NBA
Astro da NBA, Wembanyama critica atletas que promovem apostas: 'Triste'
Há 2 horas
Fórmula 1
Verstappen demonstra otimismo após treino na Malásia: 'Bom começo'
Há 3 horas
Mais Esportes
Medina fica fora de Mundial que vale vaga olímpica para 2028
Há 3 horas
Fórmula 1
Russell aponta favorito para pole position no GP da Malásia
Há 3 horasMais LANCE!

Bortoleto explica problema no câmbio durante treino na Malásia

Bortoleto se irrita com Hamilton durante treino na Malásia

Lúcio de Castro: a NFL e o asterisco, o City e o Soft Power, a nossa cartolagem e as bets

Fernando Alonso é o único capaz de bater recorde de Vettel em Sepang na F1

Brasil busca cinturão inédito com Natália Silva no UFC 332

Com abandono de Bortoleto, Leclerc lidera treino livre 2 do GP do Bahrein na F1

Após punições da F1, três pilotos perdem posições no GP do Bahrein

Max Verstappen lidera a F1 no treino livre 1 do GP do Bahrein na Malásia

Tifanny expõe indignação com banimento pela CBV: 'Não sou bandida'

GP do Bahrein na Malásia: horários e onde assistir à F1 nesta sexta-feira (2)

CBV lança Superliga 26/27 na COB Expo com ídolos do vôlei; entenda

Zverev rejeita melhor de três e provoca Djokovic: 'Mais velho'

GP do Bahrein na Malásia: como o El Niño afeta o clima no Brasil e na F1
