menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Brasileiro atinge melhor marca da carreira no Mundial de halterofilismo paralímpico

Ailton de Souza levantou 199kg

Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porWilson Spiler,
Dia 11/10/2025
14:58
Mundial de halterofilismo paralímpico 2025 (Foto: Alessandra Cabral/ CBP)
imagem cameraMundial de halterofilismo paralímpico 2025 (Foto: Alessandra Cabral/ CBP)

  • Matéria
  • Mais Notícias

Neste sábado (11), o Brasil estreou no Campeonato Mundial de halterofilismo paralímpico, que acontece em Cairo, no Egito. Três brasileiros entraram em ação no primeiro dia do evento e o paraibano Ailton de Souza atingiu a melhor marca da carreira, na categoria até 80kg.

continua após a publicidade

O Brasil está na competição com a maior delegação da sua história. São 16 halterofilistas mulheres e nove homens. Este é o primeiro Mundial da modalidade desde os Jogos Olímpicos de Paris 2024, quando os brasileiros conquistaram quatro medalhas, duas de ouro e duas de bronze.

➡️ Nos pênaltis, Brasil perde para o Japão no futebol de cegas

Classificação dos brasileiros

Ailton de Souza foi o nono colocado na categoria até 80kg. O brasileiro conseguiu a melhor marca da carreira, após levantar 199kg em três tentativas. Até então, o melhor desempenho do atleta havia sido na Segunda Fase do Circuito Brasileiro, em junho deste ano, quando levantou 196kg.

continua após a publicidade

— Pela estratégia que tínhamos elaborado com o nosso treinador, tudo deu certo. A nossa meta era ficar no top 10 e conseguimos. Era esperado que a gente conseguisse essa marca, novo recorde brasileiro. Eram alguns adversários diferentes em relação aos Jogos de Paris, mas a disputa foi boa. Agora o foco é aumentar essa marca nas próximas competições — disse Ailton.

Ailton Souza consegue melhor marca da carreira no Mundial de halterofilismo paralímpico (Foto: Alessandra Cabral/ CPB)
Ailton Souza consegue melhor marca da carreira no Mundial de halterofilismo paralímpico (Foto: Alessandra Cabral/ CPB)

Caroline Fernandes Alves, na categoria até 79kg, teve três levantamentos invalidados pela arbitragem. Na única tentativa validada, a brasileira levantou 127kg e terminou na quinta posição.

continua após a publicidade

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico

A última representante do país a entrar em ação foi Maria Rizonaide da Silva, na categoria até 50kg. A brasileira, que tem nanismo, teve apenas o segundo levantamento validado. Com isso, anotou 106kg e foi a sexta colocada. Maria é a atual recordista do Brasil, com 109kg, e participou do Mundial pela terceira vez.

circulo com pontos dentroTudo sobre

  • Matéria
  • Mais Notícias