Brasileira é bronze no judô nos Jogos da Juventude e mantém tradição

País garantiu lugar no pódio na modalidade nas três edições do evento já realizadas

EDUARDA ROSA MANTÉM A TRADIÇÃO DO JUDÔ E CONQUISTA O BRONZE NOS JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE BUENOS AIRES 2018
A brasileira Eduarda Rosa assegurou o bronze no judô (Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)

Escrito por

O judô brasileiro manteve a tradição de subir no pódio nos Jogos Olímpicos da Juventude. Nesta terça-feira, Eduarda Rosa conquistou o bronze no evento, que este ano acontece em Buenos Aires (ARG). A gaúcha, de 17 anos, derrotou a equatoriana Edith Ortiz na disputa pela medalha na categoria meio-pesado (-78kg). A alemã Raffaela Igl ficou com o ouro, ao derrotar a cazaque Margarita Gritsenko, que faturou a prata.

Foi a segunda medalha do Brasil nos Jogos. A primeira foi conquistada pelo revezamento 4x100m livre misto da natação, no último domingo.

Na primeira edição dos Jogos, em Cingapura, em 2010, Flavia Gomes assegurou uma prata para o Brasil. Quatro anos depois, Layana Colman ficou com a medalha de ouro em Nanquim, na China. A modalidade era uma das maiores apostas do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A atleta revelou ter recebido conselhos da campeã da última edição da competição, Layana Colman, sobre como manter o foco.

– Antes de vir para Buenos Aires, eu conversei bastante com a Layana e ela me passou muitas dicas que me ajudaram bastante. Ela me falou sobre o evento, sobre a parte técnica do judô e sobre tudo que ela passou para conquistar a medalha – disse Eduarda, que começou no esporte por influência do pai.

Em Buenos Aires, ela estreou direto nas quartas de final e bateu a dominicana Omaria Ramirez, mas perdeu para a alemã Raffaela Igl na semi. As duas já tinham se enfrentado quatro vezes em outras ocasiões, com duas vitórias para cada. Na disputa do bronze, a brasileira começou perdendo, após sofrer duas punições. A poucos segundos do fim do combate, a equatoriana Ortiz aplicou um golpe irregular, que assegurou o bronze para a brasileira.

– O principal da disputa do bronze é lidar com a derrota, sabendo que você tem que buscar uma vitória. É muito difícil organizar isso na cabeça, mas felizmente eu consegui fazer isso bem – afirmou a judoca.

Sandy Macedo, do taekwondo, luta às 19h desta terça-feira na semifinal da categoria até 55kg contra a marroquina Safia Salih. Se vencer o combate, disputa a medalha de ouro. Se perder, fica com o bronze.

A natação também tem boas chances de alcançar o segundo pódio na competição, desta vez no revezamento 4x100m livre masculino, em prova que será realizada, às 19h18. A modalidade ficou com a prata no domingo no revezamento 4x100m livre misto.

O Time Brasil disputa os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 com 79 atletas em 24 modalidades.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter