Site diz que Belfort teria sido flagrado no doping antes de luta com Jones
- Matéria
- Mais Notícias
Vitor Belfort pode ter seu nome envolvido em um caso de doping pela terceira vez na carreira. Segundo o site DeadSpin, o brasileiro foi flagrado com altos índices de testosterona no organismo em exame realizado antes do UFC 152, ocorrido no dia 22 de setembro de 2012, há exatos três anos. Os números detectados eram 2,5 vezes maiores do que o padrão de um homem de sua idade. O resultado, porém, teria sido omitido pelo Ultimate para que o lutador pudesse enfrentar Jon Jones na disputa de cinturão dos meio-pesados, a qual o americano venceu por finalização no show ocorrido em Ontario, Canadá.
Vale lembrar que na ocasião Belfort entrou na disputa de última hora, como solução do evento, já que após Jones se recusar a enfrentar Chael Sonnen e cancelar o UFC 151, ele teve de lidar com a recusa de nomes como Lyoto Machida e Mauricio Shogun, que não aceitaram enfrentá-lo com pouco tempo de preparação.
Segundo a publicação, os resultados do exame de Belfort foram equivocadamente enviados a 29 lutadores, empresários e treinadores, três semanas antes do duelo entre o brasileiro e o então campeão Jon Jones. Depois do erro, a organização enviou mais dois comunicados aos mesmos destinatários, solicitando que tais arquivos fossem apagados e até alertando sobre possíveis problemas judiciais no caso de algum destinatário tornar público tais resultados.
O teste em Belfort foi feito em 1º de setembro de 2012, conduzido pela clínica Ageless Forever, e teve seu resultado revelado em 4 de setembro daquele ano. Na época, o brasileiro já fazia o uso do TRT (Terapia de Reposição de Testosterona), mas seu caso não era público, apenas o UFC sabia a respeito. A publicação indica que o Ultimate tinha conhecimento a respeito do caso, mas não informou a comissão atlética de Ontario.
Em 2006, Vitor Belfort foi flagrado no antidoping após derrota para Dan Henderson, no extinto Pride. Já em 2013, com o uso do TRT (Terapia de Reposição de Testosterona) público, o lutador revelou o doping em um teste surpresa realizado em janeiro de 2014. Depois disso, ele foi julgado e absolvido pela Comissão Atlética do Estado de Nevada, ganhando o direito de enfrentar Chris Weidman pelo cinturão dos médios, em Las Vegas (EUA). Apesar de declarar sempre ter seguido às regras, Vitor sempre foi alvejado por rivais quando o assunto é doping devido as variações de sua forma atlética ao longo do tempo e, claro, por conta dos flagras. Recentemente, ele revelou ao LANCE! que passou por teste surpresa conduzido pela USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos) no último dia 4 de setembro, em Vegas, de olho em sua luta com Dan Henderson, marcada para o dia 7 de novembro, em São Paulo.
- Matéria
- Mais Notícias
















