Sarah Menezes é bronze no Grand Slam de Tóquio
Felipe Kitadai (60kg) e Rafaela Silva (48kg) também chegam às disputas por medalhas. Lutas seguem na noite desta sexta-feira com Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (81kg)

- Matéria
- Mais Notícias
O Brasil começou bem o Grand Slam de Tóquio e esteve em três disputas por medalhas no Ginásio Metropolitano da capital japonesa. Sarah Menezes (48kg) venceu a espanhola Julia Figueroa e ficou com o bronze no peso ligeiro. Felipe Kitadai (60kg) e Rafaela Silva (57kg) também lutaram pelo bronze, mas foram derrotados pelo japonês Toru Shishime e pela mongol Sumiya Dorjsuren, respectivamente, e ficaram na quinta colocação. Já na noite desta sexta-feira, a partir das 21h30, o Brasil volta aos tatames japoneses com Maria Portela (70kg) e Rafael Macedo (81kg).
Para chegar ao bronze, Sarah Menezes (48kg) mostrou estar em boa forma. A piauiense venceu Terry Susanti, da Indonésia, na estreia por ippon e na sequência encarou a cabeça de chave número um, a mongol Urantsetseg Munkhbat. A campeã olímpica não deu chances à adversária e venceu por ippon com menos de um minuto e meio de luta, avançando para as semifinais. Contra a japonesa Haruna Asami, bicampeã mundial e prata no Mundial Astana 2015, a brasileira marcou um waza-ari, mas num descuido acabou sendo projetada pela japonesa também por waza-ari e, como havia sido punida duas vezes, foi para a disputa do bronze contra Julia Figueiroa (ESP), número seis do mundo. Na luta decisiva, Sarah foi dominante. Conseguiu um waza-ari e depois o ippon contra a espanhola para se garantir no pódio do Grand Slam de Tóquio, um grande resultado para encerrar o ano.
- Estou muito feliz pela maneira como encarei a competição. Terminar o ano com uma medalha e ganhando de atletas duras foi maravilhoso. Estou cada vez mais confiante em mim mesma. A derrota na semifinal foi por apenas um descuido. Vou continuar trabalhando meu lado psicológico porque sei que poderia ter ido até mais longe na competição - concluiu a campeã olímpica.
Na mesma categoria, Nathália Brigida (48kg) também fez uma boa campanha. Começou derrotando a francesa Laetitia Payet, número 27 do mundo, e a romena Monica Ungureanu, número 12 do mundo, na diferença de punições. Nas quartas-de-final, enfrentou a campeã mundial de 2014, a japonesa Ami Kondo, e acabou sendo derrotada por ippon. Na repescagem, sofreu uma punição contra a espanhola Julia Figueiroa e ficou fora da disputa por medalhas.
No ligeiro masculino, o Brasil também esteve na disputa de medalhas. Felipe Kitadai enfrentou o japonês Toru Shishime na disputa de bronze, saiu na frente com uma punição mas acabou sofrendo o ippon no finalzinho da luta e ficou na quinta colocação. Antes, havia vencido o austríaco Ludwig Paischer por ippon e o cazaque Aibek Imashev por yuko antes da derrota nas quartas-de-final para o sul-coreano Won Jin Kim. Na repescagem, vitória sobre o mongol Amartuvshin Dashdavaa, número 9 do mundo, na diferença de punições que o qualificou para a disputa do bronze.
Na mesma categoria, Eric Takabatake venceu o francês Sofiane Milous por waza-ari e o mexicano Nabor Castillo por yuko mas parou nas oitavas-de-final ante o russo Beslan Mudranov, que acabaria como vice-campeão do GS.
A última disputa de medalha brasileira no dia foi de Rafaela Silva. A carioca acabou sofrendo um yuko no começo da luta contra Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, e não conseguiu reverter o resultado, ficando na quinta colocação. Antes, havia vencido Cynthia Rahming, de Bahamas, numa luta em que a adversária foi desclassificada depois de sofrer quatro punições. Na sequência, uma luta duríssima contra Kaori Matsumoto, atual campeã olímpica e mundial. E a brasileira foi muito bem, já que, com menos de dois minutos de luta, conseguiu o ippon, avançando para as quartas-de-final. Contra a francesa Helene Receveaux, Rafaela lutou bem, conseguiu um waza-ari mas acabou derrotada no critério de desempate. Na repescagem, ippon sobre a cubana Aliuska Ojeda com pouco mais de um minuto de luta.
Nesta quinta, o Brasil terá dois judocas em ação no Japão. Maria Portela (70kg) estreia contra Lynn Mossong, de Luxemburgo, e Rafael Macedo (81kg) pega o japonês Keita Nagashima em sua primeira luta na competição. O bloco inicial começa a ser disputado às 22h30 desta sexta, 04/12, e final a partir das 5h de sábado, ambos no horário de Brasília.
- Matéria
- Mais Notícias















