Paige VanZant publica livro e revela ter sofrido estupro na adolescência

Atleta do Ultimate, VanZant lançou publicação na última terça-feira (10) e deu detalhes da experiência traumática: "O bullying depois foi a pior parte e eu quero lutar contra isso"

Paige VanZant comemora vitória no UFC Vancouver
Lutadora peso-mosca do UFC, Paige VanZant desabafou em livro lançado nesta semana (Foto: DIvulgação/UFC)

Escrito por

Atleta do Ultimate, Paige VanZant lançou, na última terça-feira (10), o livro "Rise: Surviving the Fight of My Life" ("Levante: Sobrevivendo a Luta da Minha Vida", em português). Com apenas 24 anos, a americana ficou conhecida dos fãs de MMA por surgir no UFC "apadrinhada" por Dana White, presidente da organização, e logo emplacou três vitórias consecutivas, mas em suas últimas quatro apresentações, saiu derrotada em três.

No seu livro, Paige conta detalhes do bullying que sofreu durante a adolescência, revelando que tudo começou depois de um caso em que foi vítima de estupro na época. Em trecho divulgado no site MMA Fighting, a lutadora relata que, durante uma festa quando ela ainda cursava o Ensino Médio no estado do Oregon (EUA), alguns rapazes a "embebedaram" e a estupraram em uma situação onde ela não conseguia se defender.

- Eles me carregam. Eles mudam minha posição. Eu falho a cada vez que tento resistir, meus membros como cimento molhado no meu corpo, meu cérebro uma névoa pesada. Estou acordada e consciente, mas meu corpo parece morto. Eu sei o que está acontecendo, mas não posso fazer nada para impedir. Eu não tenho voz ou escolha senão me submeter e rezar para acabar cedo - contou a lutadora no livro, que promete causa fortes emoções.

A partir disso, Paige passou a conviver com o bullying em sua escola, através de boatos espalhados pelos colegas de classe. Em um dos casos, afirmavam na época que VanZant teria feito "sexo consensual" com os garotos na festa relatada. Em situação também contada em seu livro, a americana chegou em casa e encontrou camisinhas penduradas nas árvores do quintal, "como decorações de Natal", como relata em outro trecho.

- Um motivo enorme para eu estar lançando este livro é porque eu quero ser uma ativista antibullying. Esta é a principal onda que quero começar com isso. A pior parte pra mim foram os bullies. Isso realmente me deixou muito pior, ninguém estava lá para me apoiar - relembrou Paige.

Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter