menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Dr. Padovan detalha corte de peso saudável de Treta no Bellator 202

Responsável pelo corte de peso da brasileira, que disputa o cinturão do Bellator nesta sexta-feira (13), o médico contou que usou o sistema de periodização

Dr. Rogério Padovan ajudou no camp de Talita Treta para o Bellator 202, nesta sexta-feira (13) (Foto: Reprodução)
imagem cameraDr. Rogério Padovan ajudou no camp de Talita Treta para o Bellator 202, nesta sexta-feira (13) (Foto: Reprodução)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/07/2018
17:01

  • Matéria
  • Mais Notícias

Por Yago Rédua 

Nesta sexta-feira (13), Talita Treta tem a chance de se tornar a primeira brasileira a ser campeã do Bellator. A faixa-preta de Jiu-Jitsu vai desafiar Julia Budd, dona do cinturão dos penas, na edição 202, que acontece em Oklahoma (EUA). Médico da lutadora, o Dr. Rogério Padovan comentou como foi realizado o processo de corte de peso, através da periodização e não fazendo uma desidratação rigorosa às vésperas da pesagem.

- A Talita Treta começou um trabalho comigo e, assim como todo atleta do UFC, Belattor, atletas olímpicos, de alto rendimento, ela tinha essa dificuldade de bater peso e eu tentei fazer uma periodização para tirar essa "cultura", que não é só o brasileiro, mas o mundo do MMA acha que precisa perder 10kg em uma semana. Isso é totalmente errado. Sei que é uma cultura, uma norma, mas se daqui a um tempo o peso tiver que ser batido no dia da luta, as pessoas vão ter que subir de categoria ou parar de luta. Fiz um trabalho com ela, de uma forma que ela chegasse na semana da luta com apenas 1 ou 2kg a mais. E foi o que aconteceu. Fizemos uma periodização. Ela pensou que fosse perder punch, mas eu falei que não ia perder punch. Ela fez um acompanhamento de suplementação alimentar e medicamentoso para manter o punch, o rendimento e todo o prospecto de aptidão física. Ela fez um post, que eu fiquei muito feliz. Agradecendo os companheiros, aí colocou o meu nome também, por ter batido o peso, pela primeira vez como lutadora de MMA, uma semana antes da luta - contou o médico, que seguiu o relato.

- Eu sei que o atleta que tem a desidratação na semana da luta, vai para a luta com mais punch. Isso é, com certeza, uma realidade. Mas, ele também perde mais gás e resistência. Esse condicionamento físico e mental que ela tem, hoje, tenho 100% de certeza que ela está pronta para pegar esse cinturão e trazer para o Brasil. Essa cultura de perder muito peso às vésperas da luta, acho totalmente errado. Porém, trabalho com pessoas que fazem isso ainda, essa cultura está errada. Ela foi uma das primeiras atletas minha, tanto na questão mental e física, a chegar em plena forma na semana da luta - encerrou.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias