menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Nova União revela jovens promessas em 2015 para o MMA nacional

Apesar da pouca idade, Jafel Filho, Jhonata Silva e Kauê Fernandes conseguiram bons resultados nos últimos 12 meses e já são tidos como grandes promessas da equipe

Kauê Fernandes (FOTO: Divulgação)
imagem camera                Kauê Fernandes (de azul) é uma das revelações da Nova União em 2015 (FOTO: Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 29/12/2015
10:22

  • Matéria
  • Mais Notícias

Entre as principais equipes de MMA do mundo, a Nova União sempre foi conhecida por revelar grandes lutadores no Brasil. Neste ano de 2015 não foi diferente e a tradição do time comandado por Dedé Pederneiras foi mantida pelo destaque de três nomes no cenário nacional: Jafel Filho, Jhonata Silva e Kauê Fernandes.

Jafel tem 22 anos e é de Juazeiro, na Bahia. Faixa marrom de jiu-jitsu, o peso-mosca (até 56,7kg) começou a treinar numa quadra de vôlei de praia, em cima de uma lona, e teve de superar obstáculos financeiros para se tornar profissional. Com uma motivação incrível para vencer os problemas, começou a lutar profissionalmente em 2012. Em janeiro de 2014, chamou a atenção durante o Shooto 46, realizado na Bahia, e foi levado para a Nova União, no Rio de Janeiro, por Dedé Pederneiras.

Neste ano de 2015 o baiano emplacou dois triunfos seguidos no segundo semestre. Após finalizar Ricardo Dias com um belo mata-leão, no Shooto 56, ele nocauteou Erikson Faria, com um preciso direto na linha de cintura, na edição 59 do evento, realizado no seu estado natal.

O carioca Jhonata Silva é o mais novo do trio, com apenas 18 anos, mas não fica para trás e desperta grande expectativa dentro da Nova União. Morador do bairro de Ramos, no subúrbio do Rio, ele ingressou no universo do MMA aos 15 anos, no projeto social Usina da Cidadania, através do judô e do muay thai. Com bons resultados, se destacou e chegou à equipe da zona sul carioca, onde conseguiu desenvolver ainda mais as artes marciais.

Em seu segundo ano como profissional, após estrear em outubro de 2014 com vitória no Shooto 50 diante de Rafael Botelho, o peso-palha (até 52,2kg) conseguiu dois nocautes espetaculares. O primeiro foi edição 55 do evento, após uma bela joelhada voadora diante de Danilo Correia. O outro, ainda mais impactante, aconteceu no Shooto 60, logo aos 13 segundos do primeiro round, com um forte overhand de esquerda, derrotando Juan Salles.

Desses três, Kauê Fernandes, talvez seja quem carregue o maior peso. O peso-pena (até 66,1kg) de 20 anos foi apontado por ninguém menos que o ex-campeão peso-pena do UFC José Aldo como um possível sucessor. Faixa-roxa de jiu-jítsu e especialista em muay thai, arte que treina desde os 7 anos, o carioca deixou os planos de cursar educação física e fisioterapia para o futuro e, assim que concluiu o Ensino Médio, partiu para o mundo das lutas com dedicação exclusiva.

Em 2015, Kauê Fernandes disputou apenas a segunda luta como profissional na carreira. Após impressionar na estreia, ao finalizar Emanuel Gonçalves, aos 22 segundos, com um arm-lock, chamou ainda mais atenção ao nocautear Luiz Felipe Jones, no Shooto 56, logo aos 26 segundos do primeiro round com uma incrível sequência de socos.

  • Matéria
  • Mais Notícias