menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Etíope Ymer Ayalew garante o bicampeonato da São Silvestre

Dia 21/10/2015
15:51

  • Matéria
  • Mais Notícias

Não foi dessa vez que uma brasileira conseguiu triunfar na São Silvestre, após oito anos sem vitórias. A etíope Ymer Ayalew conquistou o bicampeonato na prova, fechando o percurso com o tempo de 50m43s, seguida por sua compatriota, Netsanet Kebede, que fechou com o tempo de 50m46s. A melhor brasileira na prova foi Joziane Cardoso, que chegou apenas na oitava colocação.

A prova ficou com uma disputa restringida entre três atletas: as duas etíopes e a queniana Prisca Jeptoo, que completou na terceira colocação (51m29s). O resultado da corrida foi definido na subida da Brigadeiro Luiz Antônio, quando apenas as duas primeiras seguiram com um ritmo forte, e Prisca caiu para terceiro. Antes de entrar na Paulista, a vitória de Ayalew já havia se consolidado, visto que ela já liderava com boa distância.

Com o resultado, Ymer garante seu segundo título na São Silvestre, visto que já havia vencido a prova em 2008, enquanto a Etiópia conquistou o lugar mais alto do pódio pela terceira vez, já que foi campeão em 1994 com a atleta Derartu Tulu.

A PROVA:

Com Prisca Jeptoo na ponta e 38 minutos de prova transcorridos, as mulheres alcançavam o Largo São Francisco, a cerca de 11 km do percurso total de 15 km. Com um ritmo forte, o pelotão da frente no feminino era capitaneado por Netsanet Kebede, Prisca Jeptoo e Ymer Ayalew.

Enquanto isso, nenhuma brasileira figurava entre as melhores da prova, visto que as africanas seguiam forçando o ritmo da prova e dando uma boa previsão de tempo final. Já na subida da Brigadeiro, Netsanet Kebede passou a liderar, enquanto Ymer Ayalew a perseguia de muito perto, tornando a briga pela vitória apenas entre as etíopes.

A mil metros do fim da prova, as duas disputavam passada a passada quem ficaria com o título da São Silvestre, mas uma coisa era certa, a sequência de cinco vitórias consecutivas do Quênia na corrida estava quebrada.

No fim, antes mesmo de chegar na Avenida Paulista, Yer Ayalew conseguiu desgarrar e ficou com o título da Corrida Internacional de São Silvestre, apenas o terceiro da Etiópia, e seu bicampeonato em uma das provas mais tradicionais do atletismo brasileiro.

  • Matéria
  • Mais Notícias