Lutas

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Cerimônia no Rio oficializa artes marciais como disciplina nas escolas

as artes marciais vão ser integradas ao programa de educação no município do Rio e terão início a partir do próximo sábado (26) em cerca de 100 unidades

Minotauro esteve ao lado do vereador Marcelo Arar na oficialização do Projeto Escola de Luta (Foto: Reprodução)
Escrito por

No fim da manhã desta segunda-feira (21) aconteceu solenidade de oficialização das artes marciais como parte integrante – ainda opcional – do ensino nas escolas municipais do Rio de Janeiro. A cerimônia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Crivella, do vereador Marcelo Arar, idealizador do projeto, e diversos nomes do esporte, como Rodrigo Minotauro, Kyra Gracie, Sylvio Behring, Carlão Barreto, entre outros.

A exemplo do que foi estabelecido nos Emirados Árabes há uma década, quando o Sheik Mohamed Bin Zayed Al Nahyan implementou o Jiu-Jitsu como disciplina obrigatória nas escolas do país, as artes marciais vão ser integradas ao programa de educação no município do Rio. Inicialmente, as aulas vão acontecer todos os sábados.

O projeto é uma idealização do vereador Marcelo Arar, conhecido da comunidade do Jiu-Jitsu. Faixa-preta da Alliance, Arar também foi um dos responsáveis pela recente construção da estátua em homenagem a Carlson Gracie em Copacabana:

- Entendemos que as artes marciais e o estudo não são excludentes. Muito pelo contrário, se complementam. Os ensinamentos preconizados no tatame, como respeito ao próximo e à hierarquia, determinação, resistência fora da zona de conforto e a busca pelo perfeccionismo na execução da técnica são atributos que podem e devem ser transportados para todas as áreas da vida, incluindo aí a própria carreira escolar - disse Marcelo Arar.

O Projeto Escola de Lutas, em princípio, vai contemplar o Jiu-Jitsu, Capoeira, Taekwondo, Judô e Boxe nas escolas municipais. As aulas começam já neste sábado (26) em cerca de cem unidades escolares do município. Prefeitura projeta que número até o fim do ano seja de 300 escolas atendidas. Rede municipal conta atualmente aproximadamente com 1500 unidades.