Brasileiros dão show em último dia do Abu Dhabi Grand Slam da AJP

Último dia de disputas do Abu Dhabi Grand Slam de Los Angeles, da AJP, tem campeões definidos na faixa-preta e duelos de alto nível; veja como foi:

RUDSON MATEUS (FOTO: REPRODUÇÃO)Gabi Pessanha competiu na faixa-marrom/preta na temporada passada da AJP Tour (Foto: Ane Nunes/AJP)
Gabi Pessanha faturou mais um título, agora na etapa de LA do Abu Dhabi Grand Slam (Foto: Ane Nunes/AJP)

Escrito por

Mais uma vez, as disputas entre os atletas na faixa-preta foi o destaque do último dia de evento no Abu Dhabi Grand Slam Los Angeles no último domingo (15). Com grandes duelos e um Jiu-Jitsu de alto nível, o torneio, organizado pela AJP, teve retornos ilustres, além de novatos talentosos que escreveram seu nome na história do ADGS.

Veja como foram as finais no masculino e feminino

Adulto Masculino faixa-preta

Até 56kg (campeão: Kalel Santos)

Em dois combates, Kalel Santos venceu Estevan Martinez em ambas oportunidades para garantir o título na categoria. Primeiro, ele construiu um triunfo por 3 a 1 nas vantagens. Na segunda luta, a vantagem de Kalel foi ainda menor, já que a vantagem por 2 a 1 foi suficiente para garantir o título.

Até 62kg (campeão: Gabriel Sousa)

O campeão está de volta. Primeiro, Gabriel Sousa teve a chance de "vingar" a derrota para Jonas Andrade após o revés na final do ADGS Tokyo. O resultado positivo por 2 a 0 nas vantagens levou Gabriel à final. Do outro lado da chave, Cleber Fernandes lutou duas vezes para chegar à disputa da medalha de ouro. Primeiro, o atleta finalizou João Figueiredo e depois venceu Hiago George por 2 a 0. Na final, Gabriel travou uma verdadeira batalha contra Cleber, que terminou com um empate e uma decisão dividida dos árbitros em favor de Gabriel, que agora tem duas medalhas de ouro em três eventos do Abu Dhabi Grand Slam na temporada.

Até 69kg (campeão: Diego Pato)

Em uma categoria repleta de atletas inscritos, os dois finalistas tiveram que trabalhar duro para ter a chance de competir pela medalha de ouro. Israel Almeida venceu Jonathan Van Buren por 15 a 0 e encontrou Lee Ting, vencendo mais uma vez, agora por 6 a 2. Na semifinal, Israel venceu Thiago Macedo por 3 a 0 nas vantagens. Do outro lado da chave, o campeão do ADGS Moscou, Diego “Pato” Batista, venceu Alberto Serrano por 4 a 2 e depois repetiu o placar contra Rafael Mansur nas semifinais. Na luta pela medalha de ouro, uma raspagem tardia de Pato concedeu a ele os dois pontos que marcaram o placar em 4 a 2 para o atleta da Cicero Costha, que agora é campeão bicampeão na faixa-preta na temporada 2019/2020 do ADGS.

Até 77kg (campeão: Jaime Canuto)

Com diversas feras na disputa pelo título, os finalistas da divisão não tiveram atalhos na briga pelo título. Defendendo sua hegemonia após vitórias em Moscou e Tóquio, Diego Ramalho venceu Nathan Cheung por 2 a 0 e depois Caio Caetano por 2 a 0 nas vantagens nas semifinais. Jaime Canuto também lutou duas vezes no caminho para a medalha de ouro. Ele venceu Victor Silvério por 2 a 0 nas vantagens e depois travou um duelo extremamente disputado contra o novo talento Johnata Alves, vencendo por 2 a 0 em vantagens. A final foi decisiva e Canuto conseguiu um lance decisivo na reta final do duelo para colocar o placar em 2 a 1 nas vantagens e garantir o título.

Até 85kg (campeão: Manuel Ribamar)

Manuel Ribamar estreou com um bom triunfo por 3 a 0 nas vantagens para superar o talentoso Ronaldo Junior. Na sequência, ele enfrentou Jose Luna na semifinal e conseguiu uma vantagem de 2 a 0 nos pontos para garantir sua vaga na grande final. Marcos Tinoco lutou uma vez para chegar à final, vencendo Mauricio Neto por 1 a 0 nas penalidades. Na final, Filho lutou até o final para garantir o título. Uma passagem foi o movimento que lhe concedeu uma segunda vantagem e o placar de 2 a 1, que fez de Ribamar o campeão.

Até 94kg (campeão: Fernando Reis)

Novos talentos assumiram a divisão. Fernando Reis lutou duas vezes para chegar à final, primeiro finalizando Renato Tagliari e depois derrotando Hygor Brito por decisão dos árbitros após um duelo bem acirrado. Do outro lado da chave, Fellipe Trovo também teve missão árdua, com uma vitória por 3 a 2 nas vantagens sobre Anton Minenko e uma finalização no triângulo sobre Wellington Modena. Na final, Reis e Trovo travaram um combate bem disputado, com a luta terminando no empate em 4 a 4 no placar. Após o apito final, todos os três juízes apontaram Reis como o campeão.

Até 120kg (campeão: Ricardo Evangelista)

Em outra divisão repleta de estrelas, Ricardo Evangelista e Gerard Labinski chegaram à final em lutas muito difíceis. Labinski venceu Gustavo Dias por finalização, enquanto Evangelista conseguiu aplicar um 8 a 4 sobre Victor Hugo Martins. Na final, Ricardo lutou de acordo com uma estratégia bem definida e construiu uma vantagem de 4 a 2 sobre Labinski para faturar a medalha de ouro.

Adulto Feminino faixas marrom/preta

Até 49kg (campeã: Brenda Larissa)

Mayssa Bastos foi a grande favorita para manter seu domínio sobre a divisão, mas em seu caminho encontrou Brenda Larissa. Mayssa lutou uma vez para chegar à final e, como de costume, pegou sua oponente com um estrangulamento pelas costas. Kimberly Anderson foi a vítima desta vez. Do outro lado do grupo, Larissa venceu Ni Ni Hoang por 9 a 2 e chegou à decisão. Na final, Brenda marcou uma vantagem ainda no início da luta e depois manteve a calma para segurar Mayssa até o tempo acabar. A divisão tem um nova campeã.

Até 55kg (campeã: Anna Rodrigues)

Em uma escalada emocionante, Anna Rodrigues lutou duas vezes para chegar à final. Ela venceu a campeã do ADGS Tokyo, Hope Douglass, por 2 a 0 e se encontrou com Amanda Nogueira na semifinal. Ela garantiu sua vaga na final na decisão dos árbitros. Amal Amjahid finalizou Elina Moestan com um estrangulamento arco e flecha para chegar à final. Na luta pela medalha de ouro, Amal e Anna foram muito cuidadosas durante todo o confronto. Depois de um 0 a 0 no tempo normal, Anna garantiu o título por decisão dos jurados.

Até 62kg (campeã: Luiza Monteiro)

A multicampeã Luiza Monteiro entrou em ação e não teve maiores dificuldades para garantir sua vaga na final. Ela venceu Janaina Menezes por 2 a 0 e, em seguida, conseguiu o triunfo sobre Nicole Sullivan. Do outro lado da tabela, a italiana Margot Ciccarelli venceu Natalie Van Hamersveld por 4 a 2 nos pontos e depois pegou Kayla Patterson com um triângulo nas semifinais. Na final, Luiza foi direto ao trabalho e rapidamente construiu uma vantagem de 7 a 2, que foi suficiente para que a faixa-preta se sagrasse campeã.

Até 70kg (campeã: Thamara Silva)

Vencedora de quatro dos cinco eventos ADGS na temporada 2018/2019, Thamara Silva está de volta. Ela chegou à final com uma vitória por 7a 2 sobre Woods Heather e, em seguida, um justo armlock sobre Sarah Draht nas semifinais. Do outro lado, Gabrielle McComb superou a campeã do ADGS Tokyo, Martina Gramenius, com um estrangulamento nas costas e depois pegou Emilly Silva com um triângulo nas semifinais. Na luta pela medalha de ouro, Thamara não perdeu tempo e encontrou um armlock para finalizar McComb e recuperar seu lugar no topo do pódio.

Até 95kg (campeã: Gabrieli Pessanha)

Gabrieli Pessanha foi tocada pela sorte, pois as duas adversárias do seu lado da chave perderam a competição, permitindo que ela chegasse à final sem entrar no tatame. Por outro lado, a americana Kendall Reusing teve que seguir um longo caminho até a final. Ela venceu Rafaela Ribeiro por 2 a 0 e depois se encontrou com a norte-americana Kim Bowser, vencendo por 2 a 0 nos pontos. Na final, Gabi e Kendall se enfrentaram respeitando muito os jogos uma da outra. Depois de um empate em 0 a 0, os árbitros decidiram a favor de Gabi, que permanece no topo da divisão com outra medalha de ouro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter