Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Soberba ou confiança? Relembre 7 declarações de Renato Gaúcho que deram o que falar

Personalidade nunca faltou no técnico do Flamengo. O ex-jogador tem desde aspas consideradas machistas a comparações com Cristiano Ronaldo

Renato pode ser bicampeão da Libertadores (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Escrito por

Quando era jogador, Renato Gaúcho já era conhecido por sua personalidade marcante. E acredite, ele não mudou. Aos 59 anos, o treinador do Flamengo, finalista da Libertadores 2021 contra o Palmeiras, coleciona declarações autênticas e que, muitas vezes, são consideradas soberbas dentro do mundo da bola. 

Em 2008, iniciando a trajetória como técnico de futebol, Renato já demonstrava a "marra de jogador". Assim como em 2021, ele era finalista da Libertadores, mas pelo Fluminense. Na época, Portaluppi já cutucava equipes rivais, atentando-as para aproveitarem o foco tricolor na principal competição sul-americana e dispararem na classificação do Brasileirão.

+ Relembre a trajetória do Flamengo até a final da Libertadores 2021!

- A chance dessas equipes é dispararem agora. E não estão disparando tanto assim não. Daqui a pouco o Fluminense vem com força total. Por que eu estou há cinco metros da próxima Libertadores do ano que vem, enquanto essas equipes que estão disputando o Campeonato Brasileiro estão há cinco mil quilômetros [...]. Seremos campeões e depois vamos brincar no Brasileirão, a verdade é essa - disse Renato.

De 'certeza que o Fluminense sairá do Maracanã campeão da Libertadores', o técnico viu o goleiro Cevallos ser herói da LDU ao defender três cobranças nas penalidades e sair do Rio de Janeiro com a taça. No Brasileiro, o tricolor carioca terminou em 14°.

Relembre outras declarações de Renato

"COM 200 MILHÕES, A OBRIGAÇÃO É GANHAR"


Começamos com a mais atual de todas. Hoje treinador do Flamengo, Renato exclamou, quando ainda era comandante do Grêmio, que futebol bonito tem que ser cobrado dos clubes que mais investiram, entre eles, o clube carioca.

- Futebol bonito vocês têm que cobrar do Atlético-MG e do Flamengo. Essas são as duas equipes que têm a obrigação de apresentar futebol bonito, pelo o que gastaram. Se um dia a diretoria do Grêmio falar: ‘Olha, Renato, você tem R$ 200 milhões para contratar’. Aí pode me cobrar futebol bonito.

O Flamengo gastou quase R$ 200 milhões em contratações. Parabéns para a diretoria do Flamengo que tem esse dinheiro e gastaram muito bem. Armaram um time muito forte, então eles têm obrigação de ganhar, sim. E é a mesma coisa o Palmeiras.

"NÃO PRECISO ESTUDAR, PORQUE ME GARANTO"

Pouco tempo após chegar ao Grêmio, Renato conquistou o título da Copa do Brasil e respondeu aos críticos que não o consideravam atualizado para o futebol

- Quem precisa aprender, estuda e vai pra Europa. Quem não precisa, pode tirar férias na praia. Eu não preciso, porque me garanto. Falo isso e muitos criticaram. Agora eu pergunto às pessoas que criticaram, que falaram que estavam trazendo um treinador que jogava futevôlei na praia: ‘E aí?’ Quem sabe, sabe. Quem não sabe, vai estudar. Futebol é como andar de bicicleta: nunca desaprende.

"ATÉ O STEVIE WONDER"

Renato, em 2016, ainda cutucou Pep Guardiola e José Mourinho.

- Tem treinadores lá fora que todo mundo elogia, por méritos. O Guardiola é um deles e o Mourinho é outro. Aí eu pergunto para você: alguém viu um dos dois em um grupo mais ou menos ou fraco? Eu queria estar no lugar deles, chegar em um clube e montar meu time, uma seleção praticamente.

- Aí ele é obrigado a dar resultado. Vocês veem o time do Guardiola e do Mourinho e falam ‘nossa que futebol bonito.’ Bom, ali até o Stevie Wonder. Quero ver vir trabalhar na dificuldade. 

"DEIXA EU TE CONTAR UMA HISTORIA...'

Após garantir vaga na final da Copa do Brasil 2020, Renato ironizou a maior posse de bola do São Paulo fazendo uma comparação considerada machista.

- A tua pergunta é boa? Deixa eu te contar uma historia sobre posse de bola. Minha equipe é objetiva para buscar o gol. Não adianta ficar tocando a bola dentro do próprio campo. Quando meu time tem a bola, é agressivo. A mim, não interessa ter 70% de posse de bola. Vou te contar uma historinha sobre posse de bola. Teve um cara que pegou uma mulher bonita e levou ela para jantar. Levou para jantar a luz de velas, conversou bastante. Saiu do restaurante, foi na boate e ficou até às 5h da manhã com ela. Gastou uma saliva monstruosa. Aí, na boate, chegou um amigo meu, conversou com ela 15 minutos e levou ela para o motel. Entendeu? Se não entendeu outra hora eu explico. Meu amigo ganhou o jogo. Feliz ano novo.

'MAIS FÁCIL O MAR SECAR'

Na zona de rebaixamento do Campeonato Gaúcho de 2018, o treinador ironizou um possível rebaixamento gremista no estadual.

- É mais fácil o mar secar. Risco tem até quando se joga na loto. O Grêmio classificará. Infelizmente, este é o preço que se paga por ganhar a Libertadores e disputar o Mundial.

"QUERO VER O CR7"

Por diversas vezes, Renato Gaúcho se equiparou a Cristiano Ronaldo dentro de campo, chegando a afirmar que jogou até mais que o craque português, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo.

- Muita gente hoje é de uma geração que acompanha o Cristiano Ronaldo. Essa geração não me viu jogar. Daí você pega a geração antiga, que me viu jogar, e pode ter certeza que é outra opinião. Queria ver Cristiano Ronaldo jogar nos clubes onde joguei – em alguns com três, quatro meses de salários atrasados – e ser campeão como eu fui.

"O MEU TIME É O MELHOR DO BRASIL"

Por último, não poderia faltar a frase mais recorrente de Renato e motivo de memes por torcedores rivais. Campeão da Copa do Brasil e da Libertadores no ano seguinte, Portaluppi não tinha dúvidas: 'O meu time é o melhor do país'.

- O meu time é o melhor do Brasil. Tem equipes que jogam bem aqui, um jogo ou dois, mas o meu time joga o melhor futebol do país há dois anos e meio. O mole eu já corrigi e isso é fácil. Pronto. Mas o nosso futebol continua o mesmo. Se o Grêmio tivesse ganho o jogo domingo, o Brasil todo falaria que jogamos o melhor futebol.