menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

No Equador, Renato Gaúcho revê algoz da Libertadores de 2008

Pelo Fluminense, nove anos atrás, treinador do Grêmio perdeu decisão do torneio para a LDU de Cevallos, atual presidente do Barcelona de Guaiaquil

Renato Gaúcho disse após a boa vitória do Grêmio sobre o Flamengo na 13ª rodada: 'O Corinthians vai despencar'. Será que foi assim? Veja as pontuações de Grêmio e Corinthians
imagem cameraRODRIGO RODRIGUES/GREMIO FBPA
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 24/10/2017
13:01
Atualizado em 24/10/2017
17:03

  • Matéria
  • Mais Notícias

Renato Gaúcho ficará à beira do campo nesta quarta-feira, em Guaiaquil, como estava nove anos atrás, quando teve a chance de conquistar a Copa Libertadores pela primeira vez como técnico. Em algum ponto do Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, o comandante do Grêmio estará sendo observado por José Francisco Cevallos, um dos principais responsáveis pela frustração sofrida em 2008.

Na decisão da Libertadores daquele ano, Renato treinava o Fluminense, que decidiu o torneio continental contra a LDU. Cevallos, atual presidente do Barcelona-EQU, era o goleiro da equipe de Quito.

No jogo de ida, no Equador, a LDU venceu por 4 a 2. No Maracanã lotado de tricolores, o Flu fez 3 a 1 e levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, as cobranças de Thiago Neves, Washington e Conca pararam em Cevallos, que se aposentou após a conquista e passou a se dedicar à vida política.

Atualmente com 47 anos, além de presidir o Barcelona, o ex-goleiro também é governador da província de Guayas, maior polo industrial do país, e já foi ministro do Esporte do Equador.

Renato Gaúcho não esconde de ninguém que eliminar o Barcelona de Guaiaquil nas semifinais da Libertadores deste ano terá gosto de vingança por 2008. O jogo de ida será nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), fora de casa. A volta está marcada para 1º de novembro, na Arena do Grêmio.

- Eu não engoli (a derrota em 2008). Eu não faria nada de diferente. Você disputa uma Libertadores, chega a uma final do jeito que o Fluminense chegou, passando por Boca e São Paulo. Foi contra a LDU. Não jogamos bem o primeiro jogo, mas recuperamos no Maracanã. O que nós fizemos de errado? Onde nós erramos? Eu não vi erros. Infelizmente nós perdemos - afirmou o treinador em entrevista ao programa "Bem, Amigos", do SporTV, em janeiro.


Para dar o primeiro passo em busca de sua revanche, o treinador gremista deverá escalar força máxima no Equador. O atacante Luan e o volante Michel estão recuperados de lesão e já voltaram a atuar, mas o segundo ainda está sem o rendimento físico necessário para atuar 90 minutos.

A provável escalação do Tricolor nesta quarta-feira é: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (Jaílson ou Cícero), Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias