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Rio Innovation Week: jornalistas avaliam uso de IA no mercado de trabalho

Evento ocorre nesta semana no Pier Mauá, no Rio de Janeiro

Rio Innovation Week
imagem cameraRio Innovation Week acontece no Pier Mauá, no Rio de Janeiro (Foto: Rio Innovation Week/Divulgação)
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Rio de Janeiro (RJ)
Dia 13/08/2025
17:48
Atualizado há 5 minutos

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A entrada das inteligências artificiais nas empresas e como isso pode afetar o futuro do mercado foi tema de palestra no palco do Lance! no Rio Inovation Week, nesta quarta-feira (13). CTO do Lance!, Luiz Cruz alertou sobre alguns riscos, mas garantiu que não há possibilidade da tecnologia substituir o ser humano.

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- A criatividade não está no modelo. Ela ainda está no ser humano. A criatividade ainda é humana. Usamos no Lance! algumas ferramentas e estamos estudando formas de usar IA, mas sem nunca substituir - comentou Luiz Cruz.

Outro convidado pelo Lance! foi Ronaldo Fonseca, CEO da A-Lab. Segundo ele, a IA não pode ser considerada responsável pela repetição dos conteúdos nas redes, mesmo que as pessoas fiquem menos criativas.

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- Eu não botaria a culpa nas costas da IA. Olha para três anos atrás e olha o que consumimos hoje nas redes sociais. É muito repetitivo por causa do algoritmo. As ideias são repetidas independentemente de IA. Talvez as pessoas estejam mesmo menos criativas, mas a IA ainda depende de uma boa interação humana - analisou Fonseca.

Como a IA pode ajudar?

No Rio Innovation Week, Ronaldo Fonseca revelou que vem implementando o uso de IA na sua empresa, mas não pelo uso que a maioria dos empresários vem fazendo. Ele revelou que quer uma estratégia diferente.

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- Se você perguntar para 10 CEOs: por que você usa IA? Eles vão responder que é por mais eficiência. Na tradução real, gastar menos e produzir mais. E se ao invés de nós diminuímos o número de pessoas, mantivermos a mesma quantidade, mas liberarem as pessoas com menos horas de trabalho? Simplesmente para elas viverem mais - complementou Ronaldo.

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