Rio Innovation Week: jornalistas avaliam uso de IA no mercado de trabalho
Evento ocorre nesta semana no Pier Mauá, no Rio de Janeiro

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A entrada das inteligências artificiais nas empresas e como isso pode afetar o futuro do mercado foi tema de palestra no palco do Lance! no Rio Inovation Week, nesta quarta-feira (13). CTO do Lance!, Luiz Cruz alertou sobre alguns riscos, mas garantiu que não há possibilidade da tecnologia substituir o ser humano.
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- A criatividade não está no modelo. Ela ainda está no ser humano. A criatividade ainda é humana. Usamos no Lance! algumas ferramentas e estamos estudando formas de usar IA, mas sem nunca substituir - comentou Luiz Cruz.
Outro convidado pelo Lance! foi Ronaldo Fonseca, CEO da A-Lab. Segundo ele, a IA não pode ser considerada responsável pela repetição dos conteúdos nas redes, mesmo que as pessoas fiquem menos criativas.
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- Eu não botaria a culpa nas costas da IA. Olha para três anos atrás e olha o que consumimos hoje nas redes sociais. É muito repetitivo por causa do algoritmo. As ideias são repetidas independentemente de IA. Talvez as pessoas estejam mesmo menos criativas, mas a IA ainda depende de uma boa interação humana - analisou Fonseca.
Como a IA pode ajudar?
No Rio Innovation Week, Ronaldo Fonseca revelou que vem implementando o uso de IA na sua empresa, mas não pelo uso que a maioria dos empresários vem fazendo. Ele revelou que quer uma estratégia diferente.
- Se você perguntar para 10 CEOs: por que você usa IA? Eles vão responder que é por mais eficiência. Na tradução real, gastar menos e produzir mais. E se ao invés de nós diminuímos o número de pessoas, mantivermos a mesma quantidade, mas liberarem as pessoas com menos horas de trabalho? Simplesmente para elas viverem mais - complementou Ronaldo.
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