Trabalhar em um clube de futebol pode paracer um sonho distante para quem não nasce com talento dentro dos campos. Por trás dos jogadores e da comissão técnica, no entanto, há uma série de profissionais atuando nos bastidores das instituições.
São gestores, dirigentes, analistas de desempenho, analistas comerciais... Pessoas com diferentes formações, experiências e competências que entraram na indústria esportiva e vivem o dia a dia dos clubes.
+ Quer trabalhar em um clube? Inscreva-se no curso de gestão no futebol de Felipe Ximenes e Lance!
Para entender o perfil desses funcionários, o Lance! Biz colheu informações no LinkedIn dos quatro grandes do Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.
O que os profissionais estudaram?
A formação mais comum entre os funcionários dos clubes é "administração". Além da graduação tradicional, as pessoas podem se formar em cursos de pós-graduação ou outras especializações disponíveis no mercado.
Uma delas é o curso "Gestor de Futebol: os desafios de uma função". Liderado por Felipe Ximenes, o programa oferece uma imersão completa sobre liderança, empreendedorismo, funcionamento dos clubes e outros temas da indústria.
+ Garanta a sua vaga no curso que Pet, Dante e outros craques da bola participaram também. Cupom: LANCE1000
Quais são as competências necessárias?
Na plataforma do LinkedIn, os usuários também inserem as respectivas competências, o que nos ajuda a entender o que os clubes procuram na hora de contratar um novo colaborador.
Entre as habilidades mais comuns, aparecem planejamento estratégico, comunicação, esportes e gestão, por exemplo. Todas essas qualidades podem ser desenvolvidas e aprimoradas no curso de Felipe Ximenes em parceria com o Lance!.
Saiba as competências necessárias para trabalhar em um clube de futebol (Foto: Alexandre Loureiro/CBF)