Quais os clubes que mais investiram em reforços na América do Sul em 2023? Veja top 10
As informações são do relatório de transferências da Fifa, que não divulgou os valores envolvidos
- Matéria
- Mais Notícias
Flamengo, Bahia e Vasco foram os clubes que mais investiram em contratações no futebol sul-americano em 2023, segundo relatório de transferências da Fifa, que não divulgou os valores envolvidos. O Apostagolos.com destrinchou os dez clubes da América do Sul que mais colocaram dinheiro na vinda de reforços. Confira:
1º - Flamengo
Com receitas superiores a R$ 1 bilhão em 2023, o Flamengo foi o clube que mais gastou em contratações na América do Sul. O relatório da Fifa leva em consideração transferências concluídas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Nesse período de tempo, o rubro-negro repatriou Gerson, do Olympique de Marselha, e contratou dois medalhões - o volante Allan e o atacante Luiz Araújo.
➡️Revanche? Ganhe mais de R$450 na vitória do Corinthians sobre o São Bernardo
2º - Bahia
O clube de Salvador recebeu uma injeção de recursos depois de ter sua SAF adquirida pelo Grupo City, encabeçado pelo poderoso Manchester City, da Inglaterra. As principais aquisições que o Bahia fez no intervalo analisado pela Fifa, de 15 no total, foram as chegadas do lateral-direito Gilberto, do lateral-esquerdo Chávez e do atacante Ademir.
3º - Vasco
Os cariocas também transformaram seu futebol em Sociedade Anônima e venderam 70% dos ativos da empresa para a 777 Partners, em 2022. Os recursos chegaram com mais força em 2023, quando o Vasco adquiriu o direito econômico de sete jogadores no período. Luca Orellano foi a principal contratação em 2023, que também teve as chegadas de Léo Jardim e Jair.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
4º - River Plate
Os "Millonarios" se consolidaram nos últimos anos como o mais rico da Argentina, à frente do arquirrival Boca Juniors. Isso pode ser visto nos reforços que o clube buscou em 2023. Foram seis compras de direitos, com destaque para Colidio, que veio da Internazionale (ITA), Boselli, do Defensor (URU) e Nacho Hernández, que estava no Atlético-MG.
5º - Talleres
O clube de Córdoba é emergente no cenário argentino e sul-americano desde que Andres Fassi assumiu a presidência, em 2014 - ele é empresário e um dos donos do Pachuca, do México. A ascensão do Talleres é refletida no seu comportamento no mercado de transferências. Em 2023, o clube comprou oito jogadores.
6º - Santos
Apesar de viver crise financeira, que acabou culminando no rebaixamento para a Série B em 2023, o Santos foi ao mercado e se colocou entre os dez times sul-americanos com maiores investimentos na compra de jogadores. A contratação de maior destaque no período foi Jean Lucas, já negociado com o Bahia.
7º - Red Bull Bragantino
O time do interior paulista tem investido constantemente na aquisição de jogadores, em especial jovens com potencial de desenvolvimento e posterior revenda. Em 2023, a principal contratação foi o atacante uruguaio Borbas.
8º - Estudiantes
O tetracampeão da Libertadores contratou 12 jogadores em 2023. O principal foi o volante Ascacíbar, que estava no Hertha Berlin (Alemanha).
9º - Racing
Outro argentino entre os dez clubes que mais investiram em contratações em 2023. Juan Ignácio Nardoni, da seleção olímpica argentina, foi a maior aquisição do clube de Avellaneda.
10º - Botafogo
A SAF brasileira fecha a lista. Desde que John Textor comprou 90% das ações da empresa alvinegra, a postura no mercado tem sido de fortes investimentos. Destaque para a compra dos direitos do uruguaio Diego Hernández.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias