lance biz logo

Mercado do Esporte

twitter logo
twitter logo
twitter logo
twitter logo

Elenco do Flamengo custou mais do que metade da Champions League; veja comparação

Rubro-Negro pagou mais na formação do grupo atual de jogadores do que 16 dos 32 clubes da fase de grupos do torneio da Uefa

FLAMENGO-aspect-ratio-512-320

Flamengo tem o elenco mais caro do Brasil e o 49º no mundo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Lance! - 29/11/2023 - 10:10

Lance! - 29/11/2023 - 10:10

Principal força econômica do futebol brasileiro, o Flamengo pode dizer que tem um elenco do nível da Champions League. Pelo menos, quando o assunto é o custo dos jogadores.

Um levantamento da Pluri, em parceria com o Lance! Biz, mostra que o Rubro-Negro pagou mais para formar o elenco atual do que 16 dos 32 clubes que disputam a fase de grupos do torneio da Uefa.

➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp

Elenco do Flamengo em outro patamar

Conforme divulgado pelo Lance! Biz há duas semanas, o Flamengo é o clube brasileiro que mais pagou na formação do seu elenco atual: cerca de R$ 760 milhões, na cotação atual. No ranking mundial, o time carioca ocupa a 49ª posição.

➡️ Quais clubes brasileiros mais gastaram na formação dos elencos atuais? Veja ranking 

Este valor é o suficiente deixar o Flamengo na frente de clubes tradicionais da Europa, incluindo participantes da atual edição da Champions League, como Porto (51º), Lazio (61º), Lens (65º) e Real Sociedad (68º), por exemplo. Confira os valores detalhados abaixo.

Como o custo do elenco é calculado?

O levantamento da Pluri calcula quanto cada clube investiu na compra de direitos econômicos dos jogadores que compõem os respectivos elencos atuais. Não importa quando o jogador foi contratado. Se ele ainda está no clube, o seu custo foi incluído na conta.

Cabe destacar que os gastos com contratações variam de acordo com a realidade financeira e a estratégia de cada clube. Enquanto há clubes com capacidade de investir pesado na compra de direitos, outros times optam por assinar com atletas livres no mercado ou por empréstimo.

➡️ Caro ou barato? Entenda como é definido o valor de mercado de um jogador de futebol

Por mais valioso que um atleta seja, se ele estava livre no mercado no momento da contratação, o clube não teve que pagar por uma taxa de transferência - e, por isso, não entra no cálculo.

Outro fator a se ressaltar é o uso de atletas formados na base. Clubes que conseguem integrar e manter jovens talentos ao time profissional tendem a gastar menos com reforços.

Flamengo x Fluminense – Campeonato Brasileiro – Maracana – 11-11-2023-36

Elenco do Flamengo é o mais caro do Brasil e o 49º no mundo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Compartilhetwitter logofacebook logowhatsapp logo
share logo

Relacionados

Mais lidas no L!Biz