Há 20 anos atrás, Juventude levantava sua única taça do Gauchão

Alviverde de Caxias do Sul, na época, tinha como base o elenco que seria campeão da Copa do Brasil na temporada seguinte

Juventude desfilando em caminhão dos bombeiros no título estadual de 1998
Foto: Roni Rigon/Agência RBS

Escrito por

Em tempos onde o Juventude usa uma camisa que tem traços de homenagem aos saudosos anos 90, o dia 7 de junho é lembrado com bastante carinho pelo torcedor do Ju. Foi nesse dia, só que no ano de 1998, que o clube da Serra Gaúcha se sagrou pela primeira vez em seus 105 anos de história campeão estadual em cima do Internacional em pleno Beira-Rio.

O elenco tinha peças importantes que, posteriormente, fariam bastante sucesso vestindo outras camisas. Casos, por exemplo, dos atacantes Sandro Sotilli (com ligação histórica vestindo também a camisa do EC Pelotas) bem como Adriano Chuva (ex-Sport e Palmeiras).

Em entrevista dada ao portal do diário caxiense O Pioneiro, Sotilli revelou que, inclusive, chegou a citar para seu companheiro Mabília que, antes de deixarem o Internacional rumo ao Juventude no início daquele ano, estava com um bom pressentimento:

- Lembro que conversei com o Mabília, que ia junto comigo, e ele me disse: 'Vamos para o Juventude para ter mais espaço'. Eu respondi: 'Vamos para lá para sermos campeões'. Desde a nossa saída do Inter parecia que alguma coisa boa iria acontecer.

Quis o destino que o Colorado fosse justamente o adversário do clube Jaconero na decisão do estadual após a impecável campanha de seis triunfos e quatro empates em dez compromissos. E, com um 3 a 1 no Alfredo Jaconi e um 0 a 0 na capital gaúcha, o time dirigido por Lori Sandri soltou o grito de campeão. Além de, obviamente, ser recebido com imensa festa no retorno a Caxias do Sul. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter