Aposentado, Tubarão Clodoaldo quer agora inspirar pessoas
Nadador paralímpico se despediu do esporte após disputar a quinta edição dos Jogos (Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016)

Aposentado das piscinas há uma semana, o nadador Clodoaldo Silva, o "Tubarão", quer agora continuar apadrinhando projetos sociais e inspirando pessoas por meio de suas palestras motivacionais.
- Agora, quero tirar um tempo para mim, ir para Natal e ver meus familiares e acompanhar as primeiras braçadas de Anita (sua filha de quatro anos, que nada desde os dois) -, disse o nadador, em entrevista à Agência Brasil.
Clodoaldo, que já havia anunciado sua aposentadoria em outra oportunidade, depois dos Jogos de Londres-2012, garante que agora o "adeus" é definitivo.
- Em Londres, estava tudo programado para eu parar. Mas vários fatores me fizeram continuar. Primeiro, recebi algumas ameaças de morte da seleção. Depois, a chegada da minha filha, em 2011. Queria que ela estivesse na arquibancada para torcer por mim, que ela me visse não por meio de imagens ou ouvisse alguém contando. Também recebi várias mensagens pedindo para eu seguir adiante, da mesma forma que estou recebendo agora. Mas agora eu parei mesmo. Estou velho - disse o Tubarão, ainda na entrevista ao portal.
Nas cinco Paralimpíadas que disputou - Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016 –, o "Tubarão" somou 14 medalhas, sendo seis ouros, seis pratas e dois bronzes. Os seis ouros em 2004 fizeram de Clodoaldo, por muitos anos, o grande nome da paralimpíada.
- Não sou o primeiro atleta paralímpico. Nós participamos dos Jogos desde 1972, e tínhamos nomes como o da Ádria dos Santos, o Antônio Tenório e a própria Márcia Malsar. Mas 2004 foi um divisor de águas para o esporte paralímpico, porque saímos com 14 medalhas de ouro e eu colaborei com seis ouros e uma prata. A sociedade brasileira começou a ver as pessoas com deficiência como atletas de alto rendimento e houve aquele boom - contou.
- Sabia que um dia iria me aposentar, ter de me despedir. Não era eterno e eu, com o passar do tempo, não ganharia mais tantas medalhas assim. Mas sempre tive na minha cabeça que a maior missão não é estar no lugar mais alto, mas sim incentivar outras pessoas no esporte e na vida. O atleta campeão não é só aquele que se sai bem dentro da água, das pistas, das quadras. Ele é campeão quando se sai bem fora disso tudo também -, completou o Tubarão.

Mais Esportes
Veja os lances dos brasileiros na final do esqui cross-country nas Paralimpíadas
Há 5 meses
Jogos Paralímpicos
André Barbieri sofre queda em treino e está fora do snowboard nas Paralimpíadas de Inverno
Há 5 meses
Lance! Biz
CPB lança e-commerce em comemoração de aniversário
Há 6 meses
Mais Esportes
Lauter no Lance!: a sonhada conquista da vaga Olímpica, seus critérios e desafios
Há 6 meses
Mais Esportes
Férias de janeiro: celebre o legado dos Jogos de 2016 no Rio Museu Olímpico
Há 6 meses
Mais Esportes
Gabrielzinho e Carol Santiago são os grandes vencedores do Prêmio Brasil Paralímpico
Há 8 mesesMais LANCE!

Comitê Paralímpico une forças para melhorar a inclusão em São Paulo

Indústria usa os Jogos Paralímpicos como laboratório para aprimorar próteses

COB terá a primeira Casa Brasil para Jogos Olímpicos de Inverno

Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno anunciam novo patrocinador

Fotógrafo cego que marcou as Paralimpíadas terá exposição em São Paulo

Entenda o impacto da lesão de Gabriel Magalhães ao Arsenal

Atitude de Raphinha com De Paul após Atlético e Barça chama atenção na web

TCL anuncia parceria mundial inédita para patrocinar os Jogos Olímpicos

Expo Brasil Paralímpico: confira a programação da primeira edição

Novo solteiro? Yuri Alberto apaga fotos com namorada do Instagram

Comitê prepara a primeira edição do Expo Brasil Paralímpico

Série B, Paralimpíadas, US Open… Saiba onde assistir aos eventos esportivos de sexta-feira

Paralímpiada: astro do vôlei sentado tem 2,46m e é um dos homens mais altos do mundo
