'As Sete Premissas de um Calendário Ótimo para o Futebol Brasileiro'
Luis Filipe Chateaubriand, autor de 'Um Calendário de Bom Senso do Futebol Brasileiro', expõe sugestões para tornar o futebol brasileiro um produto muito mais atraente

É sabido que o calendário do futebol brasileiro é anacrônico, irracional, insustentável. Melhorar é preciso, e a tarefa é inadiável.
Nesse sentido, pode-se afirmar que sete medidas são úteis para que o calendário de nosso futebol seja mais atraente do que acontece atualmente:
1) Adequação ao calendário europeu – fazer com que o calendário tenha pré temporada em Julho, período de competições de Agosto a Maio e férias em Junho, como acontece no futebol europeu, significa ganhos substantivos para os clubes nacionais.
2) Campeonato Brasileiro jogado apenas aos finais de semanas – principal competição que é de nosso calendário, este certame precisa ser jogado nas datas mais atrativas do calendário, ou seja, os finais de semanas.
3) Clubes grandes não devem jogar em Datas FIFA – jogos dos clubes principais em mesmas datas, ou datas próximas, de jogos de seleções estabelecem uma concorrência desnecessária e prejudicial, em termos de atratividade aos olhos do torcedor.
4) Clubes grandes devem jogar menos do que atualmente – o excesso de jogos, ao longo da temporada, é algo ruim para os grandes clubes. Atualmente, um clube grande pode jogar algo próximo a 90 partidas oficiais em uma temporada, situação absurda.
5) Clubes pequenos devem jogar mais do que atualmente – a pequena quantidade de jogos para clubes pequenos, ao longo de uma temporada (em muitas situações, menos que uma dezena), faz com que estes incorram em gastos muito maiores que as receitas e, em muitos casos, clubes que ficam meses a fio sem atividades, gerando desempregos na cadeia produtiva do futebol de mais de 20 mil profissionais.
6) Todos os clubes devem jogar ao longo de toda a temporada – sejam grandes, sejam pequenos, os clubes em geral devem ter agenda de jogos ao longo da temporada inteira. Ter-se clubes com inatividade ao longo de períodos prolongados denota falta de profissionalismo.
7) Competições periféricas devem ter seu número de datas reduzido – sejam Campeonatos Regionais (Copa do Nordeste, Copa Verde, etc), sejam Campeonatos Estaduais, estas competições, de importância menor, devem ter suas durações reduzidas, como forma de dar racionalidade ao calendário.
Cada uma dessas sete premissas será comentada, por este escriba, de forma mais detalhada, em artigos posteriores. Importante é ressaltar que: melhorar o calendário de nosso futebol é, ao contrário do que muitos argumentam, tarefa possível e viável.
Luis Filipe Chateaubriand é estudioso do calendário do futebol brasileiro. Foi consultor do Bom Senso Futebol Clube e membro do Futebol do Futuro, em relação ao tema. Participou do Grupo de Trabalho sobre o tema da Confederação Brasileira de Futebol, do qual se retirou por discordar dos rumos do debate. Escreveu vários livros e artigos a respeito, com destaque para a obra "Um Calendário de Bom Senso do Futebol Brasileiro". Apesar de se sentir frustrado a perceber que as mudanças necessárias não são implantadas, continua a combater o bom combate. Email: [email protected].

Flamengo
Flamengo publica nota oficial e faz duras críticas à arbitragem no Brasil
Há 12 minutos
Fluminense
Zubeldía define escalação do Fluminense contra o Vasco
Há 1 hora
Vasco
Pedro Emanuel define Vasco com modificações para enfrentar o Fluminense
Há 1 hora
Flamengo
Flamengo espera resposta de Almada e define prazo para negociação
Há 1 hora
Palmeiras
Palmeiras se pronuncia após denúncia contra Mauricio: 'Para que serve o árbitro?'
Há 1 hora
Futebol Nacional
Mauricio, do Palmeiras, é denunciado por 'conduta violenta' e pode ser punido
Há 3 horasMais LANCE!

Vitão vive melhor momento no Flamengo e números explicam sequência entre os titulares

Vasco x Fluminense: Hulk e Pedro Emanuel ficam frente a frente anos após parceria no Porto

Chapecoense x Cruzeiro: onde assistir, horário e escalações do jogo pela Copa do Brasil

Flamengo segue com ampla vantagem sobre o Corinthians no ranking de torcidas

Matheuzinho, do Corinthians, revela relação do elenco com Diniz

Quais os jogos da Copa do Brasil de hoje, sábado (01/08)

Corinthians perde titulares e terá elenco desfalcado contra o Internacional

Vasco x Fluminense: o que mudou desde a semifinal da Copa do Brasil de 2025?

Gabriel Rojas mostra credenciais em seu terceiro jogo pelo Cruzeiro

Caminhos distintos: Vasco teve três técnicos, enquanto Fluminense mantém Zubeldía

Remo 0 x 4 Santos pela Copa do Brasil 2010; dois de Neymar, dois de André

Vidente crava resultado de Vasco x Fluminense na Copa do Brasil

Fluminense x Vasco na Copa do Brasil: retrospecto e estatísticas



