menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pitaco do Guffo: Quem passa de fase na Copa do Brasil?

As probabilidades apontam os favoritos e as zebras na Copa do Brasil

Hulk em Flamengo x Atlético-MG (Foto: Pedrio Souza / Atlético)
imagem cameraFlamengo e Atlético-MG na maior rivalidade interestadual da atualidade
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 04/08/2025
18:01

  • Matéria
  • Mais Notícias
Ver Resumo da matéria por IA
Partidas de volta das oitavas de final da Copa do Brasil nesta semana.
Todos os 16 times têm chances de classificação.
Botafogo precisa de empate contra o Bragantino.
Flamengo tem 25% de chance de vencer o Atlético-MG.
Inter precisa de vitória simples para passar pelo Fluminense.
Resumo supervisionado pelo jornalista!

Nesta semana teremos as partidas de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, e a verdade é que a classificação está totalmente aberta. Todos os 16 times têm possibilidades matemáticas de passar de fase. Mas claro, a matemática e a probabilidade são apenas uma perna nesse esporte. Outros fatores pesam na hora do mata-mata. Afinal, quem passa de fase na Copa do Brasil?

continua após a publicidade

Com seis jogos na quarta-feira (06/08) e dois na quinta (07/08), a equipe com maior vantagem é o Botafogo, que vai até Bragança Paulista e precisa apenas de um empate para se classificar. Pode até perder de 1x0 na quarta, que passa de fase. Inclusive, a vitória do Bragantino tem probabilidade de 54% de acontecer. Ou seja, não parece tão lógica assim a classificação do Fogão.

A maior rivalidade interestadual do Brasil

Desde a década de 80, Atlético-MG e Flamengo criaram uma acirrada rivalidade que sempre passa das arquibancadas para o campo. Este ano, essa rivalidade poderá ter outro episódio histórico: o esquadrão de Filipe Luís terá que vencer o Galo na sua Arena, já que perdeu na ida em casa por 0x1. O Flamengo tem 25% de probabilidade de vitória, e o placar de 0x1, suficiente para levar aos pênaltis, tem 7,3% de probabilidade. Se depender dos números, será um jogo muito difícil pro Mengo.

continua após a publicidade
Atacante Enner Valencia, do Internacional (Foto: Divulgação SC Internacional)
Enner Valencia: herói do Fluminense? (Foto: Divulgação SC Internacional)

Outra rivalidade interestadual, mais recente mas tão afiada, é a de Fluminense e Internacional. A torcida tricolor brinca que graças aos gols perdidos por Enner Valencia na disputa entre os dois ano passado, o Flu conseguiu ir adiante na Libertadores e inclusive, chegar ao Mundial de Clubes. Sem falar que o técnico do Fluminense é o nêmesis colorado: Renato Gaúcho é estátua na casa do maior adversário do Inter. Para levar o jogo pros pênaltis, o Inter precisa de uma vitória simples. O placar de 0x1 tem 7,9% de probabilidade, e a vitória colorada, 27%. A princípio, os cariocas estão muito bem posicionados.

Podemos ter zebras nas quartas

Caso o Athlético-PR elimine o São Paulo, pelo histórico e tamanho dos clubes, não poderíamos chamar de zebra. Mas o Furacão passa por uma fase difícil na Série B, ocupando o meio de tabela e flertando com o rebaixamento. E o São Paulo encaixou desde a chegada de Crespo, e tem 25% de probabilidade de empate neste jogo. Tricolor é favorito.

continua após a publicidade

Os gigantes alagoanos CRB e CSA palpitam o momento histórico de ambos classificarem para as quartas-de-final da Copa do Brasil, o que seria inédito. Basta vencer 1x0 ao Cruzeiro, que o Galo passa de fase. Para isso, conta com 45% de probabilidade de vitória e o placar necessário, tem 12,3% de chance. Já o CSA precisará segurar a pressão vascaína no Rio, e lutar contra 68% de probabilidade de vitória cruz-maltina. Complicado. Vendo todos os confrontos, para saber quem passa de fase na Copa do Brasil, iremos precisar bem mais do que projeções estatísticas.

  • Matéria
  • Mais Notícias