Quatro passagens e sete títulos: o que Luxemburgo já ganhou no Palmeiras

Com passagens marcantes pelo Palmeiras, Luxa voltará a comandar o time em 2020

Luxemburgo
Luxa voltará  a comndar o Verdão (Celso Pupo/ Agência Lancepress!)

Escrito por

O sonho era ter Jorge Sampaoli, mas o treinador argentino foi descartado pela diretoria do Palmeiras. Altos salários e incompatibilidade nas propostas afastaram o treinador que foi uma das sensações do último Campeonato Brasileiro, ao lado do português Jorge Jesus. O escolhido para comandar o alviverde em 2020 foi Vanderlei Luxemburgo.

As notícias do Palmeiras mostram que o treinador de 67 anos chega ao clube com a missão de mudar o estilo de jogo. Se com Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes a ordem do dia era priorizar a defesa e vencer por placares magros, a tônica com o Luxa deve ser outra. Jogar bonito, e não só vencer, é o principal. Mas Luxemburgo chega ao Palmeiras credenciado pelo passado. Seus últimos anos não foram repletos de títulos. Ao contrário: o treinador, com passagens por Real Madrid e Seleção Brasileira, acumula passagens por clubes quase sempre lutando contra o rebaixamento. Foi assim no Sport e, mais recentemente, no Vasco, onde conseguiu fazer uma campanha de recuperação e colocar o clube na Sul-Americana do próximo ano.

O passado de Luxa é glorioso. No Palmeiras, foram sete títulos em cinco passagens. Foram 4 campeonatos paulistas (93,94, 96 e 2008), um torneio Rio-São Paulo, em 1993, e duas edições do Campeonato Brasileiro, em 1993 e 1994. A memória da torcida em relação a Vanderlei Luxemburgo é dúbia. Com esquecer a equipe bicampeã brasileira de 93 e 94, com Roberto Carlos, César Sampaio, Evair, Cafu e Edilson? O treinador foi responsável por tirar o clube de uma fila que já durava 16 anos sem conquistar a competição nacional.

Em 1996, a constelação de craques tinha Djalminha, Rivaldo, Luizão e Edilson. O título do Campeonato Paulista consagrou a equipe como o "o time do 100 gols", em um dos melhores elencos já vistos em terras brasileiras.

A partir dos anos 2000, a história entre o clube e o treinador começa a ganhar contornos dramáticos. Em 2002, Luxemburgo ficou marcado pela eliminação na Copa do Brasil para o Asa de Arapiraca. Ele deixou o clube no meio da temporada e, no final daquele ano, o time acabaria rebaixado para a Série B do Brasileirão. No final de 2007, Luxemburgo voltou ao Palmeiras para gerenciar um clube com dinheiro em caixa, proveniente do patrocínio com a Traffic. Com Denilson, Alex Mineiro, Valdívia e São Marcos, o treinador conquistou o Campeonato Paulista do ano seguinte, tirando o Alviverde de uma fila que já durava 12 anos. Esse, aliás, é o último Paulistão conquistado pelo Palmeiras.

Luxemburgo acabou demitido em junho de 2009, após eliminação na Libertadores para o Nacional, do Uruguai, uma desavença com o atacante Keirrison, um dos principais reforços do clube para aquele ano.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter