As prováveis mudanças no time do Palmeiras para 2020

Temporada sem títulos e futebol ruim ligaram sinal de alerta da diretoria

Prass Palmeiras
Prass já deixou o Verdão (Agência Palmeiras/Divulgação)

Escrito por

Campeão brasileiro em 2018, o Palmeiras prometia ser intenso e repleto de alegrias neste ano. As principais estrelas, como Dudu e Felipe Melo, foram mantidas. Novos reforços chegaram, e a certeza de uma temporada com novos troféus encheu o torcedor alviverde de esperanças. Mas as notícias do Palmeiras ao longo de 2019 não foram animadoras. Pelo contrário: sem nenhum título conquistado, a atual temporada do clube terminou com mudanças importantes no corpo diretivo, na comissão técnica e no elenco.

Alexandre Mattos, responsável por organizar a reestruturação do clube em 2015, deixou o clube criticado por grande parte da torcida, apontado como culpado pela formação de um elenco que não conquistou nada neste ano. Além dele, dois técnicos consagrados sucumbiram aos fracassos da temporada: Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes. Mas a culpa também será repartida com os jogadores.

A barca com atletas que não serão aproveitados em 2020 já está sendo formada. O goleiro Fernando Prass, que não teve o contrato renovado, o agora ex-jogador Edu Dracena e o atacante Henrique Dourado foram os primeiros a deixar o clube. A lista, no entanto, segue. O atacante colombiano Miguel Borja, contratado a peso de ouro em 2017, não vingou com a camisa do Palmeiras pode ser o primeiro a ser negociado. Em baixa com a torcida, o atacante foi flagrado com uma "mudança" ao embarcar de férias para a Colômbia. O atleta nunca foi unanimidade.

Outro jogador que compõem o setor ofensivo e pode deixar o clube é o atacante Deyverson. Autor do gol que deu o título brasileiro em 2018, contra o Vasco, o atleta coleciona polêmicas fora e dentro e campo. Além disso, tem tido desempenho abaixo da média. Foram 31 jogos e apenas 7 gols neste ano.

Na defesa, o zagueiro Antônio Carlos interessa ao Sport e o lateral-esquerdo Victor Luis pode ir para o Internacional. O primeiro chegou a ser titular em alguns momentos da temporada, mas perdeu espaço para Vitor Hugo. Além deles, Raphael Veiga, que teve boa atuação no Atlético Paranaense de 2018, mas não vingou no Palmeiras de 2019, pode reforçar o Grêmio.

Até o momento, o Palmeiras anunciou apenas a chegada do treinador Vanderlei Luxemburgo. Isso explica, também, o fato de o clube ainda não ter feito contratações, já que as indicações devem partir do novo treinador. Ainda assim, dois atletas já conhecidos do torcedor palmeirense devem ter sequência a partir do ano que vem. O primeiro deles é Arthur. O jovem, que atuou
pelo Bahia neste ano, fez um bom Campeonato Brasileiro jogando pelo lado direito do time baiano, comandado por Roger Machado. O atleta, inclusive, foi o 5º maior jogador em assistências para gol no Brasileirão. Volta com moral. Outro bom nome para que a torcida fique de olho é o atacante Gabriel Verón.

Aos 17 anos, o atleta foi Campeão Mundial da categoria neste ano e também fez dois gols na vitória do Palmeiras diante do Goiás, na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele foi promovido ao time profissional pelo interino Andrey Lopes e, com a exibição, caiu nas graças da torcida. Verón, aliás, faz parte do plano da diretoria para a próxima temporada, que pretende utilizar mais jovens da base e segurar o dinheiro da patrocinadora. Resta saber se Luxemburgo está de acordo com a prática.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter