Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras x Flamengo: relembre o que mudou desde o encontro no primeiro turno

Equipes se enfrentaram no Maracanã e empataram em 0 a 0 na primeira metade do Brasileirão. Enquanto o Rubro-Negro teve mudanças, Verdão permanece o mesmo

Palmeiras e Flamengo voltam a se enfrentar pelo Brasileirão-2022 (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
Escrito por


Palmeiras e Flamengo
se enfrentam neste domingo, no Allianz Parque, quatro meses depois do encontro deles no primeiro turno do Brasileirão-2022. Naquela ocasião, em abril, as equipes empataram em 0 a 0, no Maracanã. Agora, pela 23ª rodada do campeonato, naquela que será praticamente uma final antecipada, será uma partida com muitas mudanças de um lado e poucas do outro.

GALERIA
> Quem é melhor: Palmeiras ou Flamengo? Veja votação do LANCE!

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Verdão manteve o time titular e teve mexidas apenas no elenco

Como um dos times mais bem treinados e constantes do futebol brasileiro, o Alviverde chega para essa decisão diante do Flamengo com muito poucas mudanças em relação ao embate do primeiro turno. Comandado por Abel Ferreira há quase dois anos e com um 11 inicial que joga junto há muito tempo, as alterações são apenas ajustes, seja no esquema tático, seja na configuração do elenco.

No jogo pela quarta rodada, o Palmeiras entrou em campo com Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Rony. Trata-se da mesma formação que deve ir para o gramado no Allianz Parque neste domingo. Algumas alterações que podem acontecer é a ida de Dudu para o lado esquerdo e Scarpa fazer uma troca de posição com Veiga.

É dessa forma que muitas vezes Abel tem ajustado o time para determinados jogos, embora acredite-se que Scarpa deve mesmo funcionar como um ala pela esquerda como fez na final da Libertadores-2021. Já as outras posições não devem apresentar mudanças, ainda que os planos do português sejam imprevisíveis.

As alterações mais significativas desde a partida do primeiro turno foram no elenco. De lá para cá o Verdão se reforçou com Miguel Merentiel, José Manuel López e Bruno Tabata, além de ter negociado Gabriel Veron com o Porto e perdido Jailson por conta de lesão no joelho. Sem contar a questão das competições, que agora o clube tem apenas duas para disputar: líder do Brasileiro e semi da Liberta.

Rubro-Negro mudou técnico, de resultados e de ambiente

Desde o empate sem gols com o Palmeiras no primeiro turno, o Flamengo sofreu uma série de mudanças. A principal delas, sem dúvida, foi no comando da equipe: Paulo Sousa foi demitido após sequência de resultados ruins e Dorival assumiu em meados de junho.

Com o novo treinador, o Rubro-Negro recuperou o bom futebol e tem 76% de aproveitamento, com 15 vitórias, um empate e quatro derrotas. A equipe se classificou às semifinais da Copa do Brasil e da Libertadores, além de saltar do 14º ao 2º lugar do Brasileirão.

Se o ambiente interno era turbulento na época de Paulo Sousa, a situação atual é completamente diferente. O elenco rubro-negro comprou as ideias de Dorival e vive clima de união entre titulares e reservas. Jogadores que pouco jogavam com o treinador português cresceram de produção e se tornaram peças importantes. É o caso de Santos, Rodinei e Léo Pereira, por exemplo.

Em termos de estilo de jogo, também são muitas as diferenças entre o Flamengo de Dorival e o de Paulo Sousa. O novo treinador deixou de lado a linha de três zagueiros utilizada pelo português e implementou o 4-4-2, com um losango no meio-campo. A principal mudança, no entanto, foi a entrada de Pedro, que nem chegou a entrar em campo contra o Palmeiras no Maracanã e hoje é um dos destaques da equipe.

O Flamengo atual também conta novidades no elenco. Do time que iniciou o duelo no primeiro turno, Willian Arão e Isla já deixaram o clube - assim como Andreas Pereira e Gustavo Henrique, que não foram utilizados por Paulo Sousa. Ativo na janela de transferências, o clube contratou Everton Cebolinha, Vidal, Pulgar e Varela. Os dois últimos ainda não estrearam e devem ser relacionados pela primeira vez justamente contra o Palmeiras.