Futebol Nacional

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De novo, não! Vasco volta ao palco da queda em 2013 em situação de risco

Cruz-Maltino pode ser rebaixado nesta rodada, caso não vença e Avaí e Figueirense ganhem. Técnico Jorginho nem cogita essa hipótese e mantém confiança na reação

Vasco foi rebaixado na Arena Joinville, em 2013, ao perder para o Atlético-PR (Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)
Escrito por

“Não vai ter isso.” A garantia é do técnico Jorginho, sempre confiante nas declarações sobre a situação do Vasco no Campeonato Brasileiro. Mas a verdade é que o Cruz-Maltino entra em campo contra o Joinville, hoje, às 17h, na Arena Joinville, com a obrigação da vitória para se manter vivo na competição, ainda mais por enfrentar um adversário direto na parte de baixo da tabela. O site do LANCE! transmite em tempo real.

O local da partida é o mesmo do fatídico jogo entre Vasco e Atlético-PR, em 2013, quando o Cruz-Maltino foi goleado pela equipe paranaense, por 5 a 1, e acabou rebaixado para a Série B pela segunda vez na história. Hoje, retorna à Arena Joinville e novamente pode terminar rebaixado, desde que não ganhe e Avaí e Figueirense vençam os jogos deles, contra Fluminense e Chapecoense, respectivamente. O técnico Jorginho, no entanto, garante que não pensa nisso.

– Não penso nisso. Não vai ter rebaixamento, não vai ter isso. Vamos lá, depois vamos para cima do Santos e depois encerramos contra o Coritiba. Se eu lamentar ou chorar, estou perdido – disse, após o empate com o Corinthians.

Em São Januário, o pensamento é um só: o jogo de hoje vai definir o futuro do Vasco não apenas no Brasileirão, mas para o próximo ano. Se vencer, todos creem em uma vitória sobre o Santos, que talvez jogue com time reserva, em São Januário. Afinal, os paulistas estarão na decisão da Copa do Brasil. Se ganhar os dois, vai para a decisão contra o Coritiba, no Couto Pereira, na última rodada da competição.

O problema é que o Vasco não depende mais de si. Atualmente, o foco está no Coritiba e no Avaí. Os paranaenses enfrentam o Santos, hoje, no Couto Pereira de portões fechados. Depois visitam o Palmeiras e encerram contra o Cruz-Maltino. O Avaí encara o Fluminense, hoje, em Cariacica, e ainda joga contra a Ponte Preta, em casa, e Corinthians, fora. É ganhar e secar!

A MATEMÁTICA DO VASCO

Vitória - Se o Vasco vencer o Joinville hoje, além de rebaixar o time catarinense, o time mantém as chances de ficar na Série A pelo menos até a próxima rodada. Dependendo dos resultados de Coritiba (contra Santos) e Avaí
(contra Fluminense), pode ficar a um ponto de sair da zona.

Empate - Pode terminar rebaixado caso o Avaí vença o Fluminense 
(ficaria com seis pontos e três vitórias a mais) e o Figueirense ganhe da Chapecoense. Mesmo que os rivais não ganhem, a situação pode ficar quase
irreversível, tendo que tirar muitos pontos em dois jogos.

Derrota - Também será rebaixado em caso de vitória do Avaí e do Figueirense. Assim como no empate, pode ter a vida dificultada mesmo que a dupla catarinense não ganhe.

FICHA TÉCNICA
JOINVILLE X VASCO

Local: Arena Joinville, em Joinville (SC)
Data/Hora: 22/11/2015, às 17h
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e José Javel Silveira (RS)

JOINVILLE: Agenor, Mário Sérgio, Rafael Donato, Domingues e Diego; Anselmo, Danrlei (Kadu), Lucas Crispim e Ítalo; Fernando Viana e Kempes - Técnico: Paulo Cesar Gusmão.

VASCO: Martin Silva; Madson, Luan, Rafael Vaz e Julio Cesar; Diguinho, Serginho, Andrezinho e Nenê; Rafael Silva e Riascos - Técnico: Jorginho.