menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Luiz Gomes: ‘O mal que a seleção faz para Flamengo, Palmeiras e o futebol do Brasil’

'Para muitos, 15 dias sem jogar, em meio ao atribulado calendário da CBF, pode passar a falsa impressão de que Abel Ferreira e Renato Gaúcho tiveram, enfim, o tempo livre'

Flamengo x Palmeiras
imagem cameraPalmeiras e Flamengo voltaram a campo neste domingo após 15 dias (Foto: Cesar Greco)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 11/09/2021
18:13
Atualizado em 12/09/2021
08:20

  • Matéria
  • Mais Notícias

Palmeiras e Flamengo fazem o principal jogo da abertura do segundo turno do Brasileirão, neste domingo, no Allianz Parque. Dois dos principais postulantes ao título da temporada, os times voltam a campo após um recesso de duas semanas por conta dos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.

continua após a publicidade

Para muitos, 15 dias sem jogar, em meio ao atribulado calendário da CBF, pode passar a falsa impressão de que Abel Ferreira e Renato Gaúcho tiveram, enfim, o tempo livre de que precisavam para preparar seus times, ensaiar jogadas, variações táticas, essas coisas de que o futebol cada vez mais precisa hoje em dia. Mas isso é mera ilusão.

>> Confira a classificação do Brasileiro e simule os resultados

>> Quem é melhor, Palmeiras ou Flamengo? Vote por posição!

Nesse período, o Rubro-Negro ficou sem sua espinha dorsal: Gabigol, Everton Ribeiro e Arrascaeta, além de Isla e Pires da Mota, todos disputando jogos das Eliminatórias. Sem falar em Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Filipe Luiz e Diego, contundidos ou em recuperação. Já o Palmeiras também teve meia defesa convocada para seleções, Weverton, no Brasil, Gustavo Gómez, no Paraguai, e Piquerez, no Uruguai. É impossível considerar que alguma coisa pode ser feita de muito útil pelos técnicos com desfalques desse tamanho.

A equação seleção-clube é difícil de resolver em todas as partes do mundo. Há situações extremas, como a de gigantes europeus como o Real, o Barça, o Bayern ou o PSG, que chegam a ter um time inteiro e mais alguns reservas convocados para seleções ao redor do mundo, uma verdadeira Torre de Babel que são. Mas o bom senso quase sempre prevalece e é impensável ver esses times entrando em campo nas chamadas datas Fifa com a bola rolando nas ligas da Espanha, da Alemanha ou da França.

Do lado de cá, contudo, o cenário é outro. O atropelo é o que vale. O normal é que sejam punidos, obrigados a jogar com desfalques, os clubes que mais investem, que montam elencos mais qualificados e competitivos. E que cedem mais jogadores para seleções. Respeitar as datas Fifa é uma exceção, não a regra. Só mesmo quando a grita é grande, como foi dessa vez – ainda mais depois que os ingleses se recusaram a liberar os jogadores da Premier League, obrigando Tite a fazer convocações tampão.

Ter parado o Brasileirão, portanto, da forma improvisada como isso aconteceu, com jogos adiados de última hora, adianta sim, mas muito pouco. Já que o preço é muito alto. A desorganização reinante na Conmebol e na CBF – agravada, é verdade pelos efeitos da Covid – vai fazer com que a sequência de jogos daqui para frente e até o final do ano seja ainda mais insana, levando os times ao limite. Com jogos praticamente a cada três dias, é querer demais que se mantenha o nível do nosso futebol, não é mesmo?

continua após a publicidade

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias